Os mecanismos de coordenação da cadeia produtiva das sementes de gramíneas forrageiras em Goiás: um estudo de caso à luz da economia dos custos de transação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, M. A.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: WANDER, A. E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028158
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar a existência de custos de transações para uma empresa goiana produtora/comercializadora de sementes de gramíneas forrageiras em Goiás, Brasil. Buscou-se identificar os tipos de contratos, suas principais cláusulas e quem arca com os custos das transações dos contratos das sementes produzidas e comercializadas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de caráter qualitativo, com amostra intencional. Principais resultados: Todos os custos das transações dos contratos são pagos pela associação UNIPASTO, ou seja, não há custos para o produtor individualmente. A associação possui um corpo jurídico especializado no assunto. Outro resultado diz respeito à forma de coordenação da indústria. Neste particular, observa-se mecanismos de coordenação consolidados a partir de práticas institucionalizadas, com os produtores/fornecedores como com os clientes que fazem parte da cadeia produtiva.
id EMBR_9e7a25d68a0e1dd8429f8e7dc887d510
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1028158
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Os mecanismos de coordenação da cadeia produtiva das sementes de gramíneas forrageiras em Goiás: um estudo de caso à luz da economia dos custos de transação.SementeGramínea forrageiraCustoProduçãoA presente pesquisa teve como objetivo identificar a existência de custos de transações para uma empresa goiana produtora/comercializadora de sementes de gramíneas forrageiras em Goiás, Brasil. Buscou-se identificar os tipos de contratos, suas principais cláusulas e quem arca com os custos das transações dos contratos das sementes produzidas e comercializadas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de caráter qualitativo, com amostra intencional. Principais resultados: Todos os custos das transações dos contratos são pagos pela associação UNIPASTO, ou seja, não há custos para o produtor individualmente. A associação possui um corpo jurídico especializado no assunto. Outro resultado diz respeito à forma de coordenação da indústria. Neste particular, observa-se mecanismos de coordenação consolidados a partir de práticas institucionalizadas, com os produtores/fornecedores como com os clientes que fazem parte da cadeia produtiva.MARINA APARECIDA SILVEIRA, mestranda UFG; ALCIDO ELENOR WANDER, CNPAF.SILVEIRA, M. A.WANDER, A. E.2015-11-09T11:11:11Z2015-11-09T11:11:11Z2015-11-0920152015-11-09T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLatin American Journal of Business Management, Taubaté, v. 6, n. 1, p. 127-148, jan./jun. 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028158porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:11:03Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1028158Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:11:03falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:11:03Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Os mecanismos de coordenação da cadeia produtiva das sementes de gramíneas forrageiras em Goiás: um estudo de caso à luz da economia dos custos de transação.
title Os mecanismos de coordenação da cadeia produtiva das sementes de gramíneas forrageiras em Goiás: um estudo de caso à luz da economia dos custos de transação.
spellingShingle Os mecanismos de coordenação da cadeia produtiva das sementes de gramíneas forrageiras em Goiás: um estudo de caso à luz da economia dos custos de transação.
SILVEIRA, M. A.
Semente
Gramínea forrageira
Custo
Produção
title_short Os mecanismos de coordenação da cadeia produtiva das sementes de gramíneas forrageiras em Goiás: um estudo de caso à luz da economia dos custos de transação.
title_full Os mecanismos de coordenação da cadeia produtiva das sementes de gramíneas forrageiras em Goiás: um estudo de caso à luz da economia dos custos de transação.
title_fullStr Os mecanismos de coordenação da cadeia produtiva das sementes de gramíneas forrageiras em Goiás: um estudo de caso à luz da economia dos custos de transação.
title_full_unstemmed Os mecanismos de coordenação da cadeia produtiva das sementes de gramíneas forrageiras em Goiás: um estudo de caso à luz da economia dos custos de transação.
title_sort Os mecanismos de coordenação da cadeia produtiva das sementes de gramíneas forrageiras em Goiás: um estudo de caso à luz da economia dos custos de transação.
author SILVEIRA, M. A.
author_facet SILVEIRA, M. A.
WANDER, A. E.
author_role author
author2 WANDER, A. E.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARINA APARECIDA SILVEIRA, mestranda UFG; ALCIDO ELENOR WANDER, CNPAF.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, M. A.
WANDER, A. E.
dc.subject.por.fl_str_mv Semente
Gramínea forrageira
Custo
Produção
topic Semente
Gramínea forrageira
Custo
Produção
description A presente pesquisa teve como objetivo identificar a existência de custos de transações para uma empresa goiana produtora/comercializadora de sementes de gramíneas forrageiras em Goiás, Brasil. Buscou-se identificar os tipos de contratos, suas principais cláusulas e quem arca com os custos das transações dos contratos das sementes produzidas e comercializadas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de caráter qualitativo, com amostra intencional. Principais resultados: Todos os custos das transações dos contratos são pagos pela associação UNIPASTO, ou seja, não há custos para o produtor individualmente. A associação possui um corpo jurídico especializado no assunto. Outro resultado diz respeito à forma de coordenação da indústria. Neste particular, observa-se mecanismos de coordenação consolidados a partir de práticas institucionalizadas, com os produtores/fornecedores como com os clientes que fazem parte da cadeia produtiva.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-09T11:11:11Z
2015-11-09T11:11:11Z
2015-11-09
2015
2015-11-09T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management, Taubaté, v. 6, n. 1, p. 127-148, jan./jun. 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028158
identifier_str_mv Latin American Journal of Business Management, Taubaté, v. 6, n. 1, p. 127-148, jan./jun. 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503413920169984