Viability of the use of african mahogany with cupuassu tree in agroforestry system (AFS).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, R. M.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: CHAVES, S. F. da S., BASTOS, A. J. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124132
http://dx.doi.org/10.1590/1806-908820200000007
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento do cupuaçuzeiro consorciado com mogno africano, a fi m de defi nir a viabilidade do uso destas espécies em SAF e avaliar o desempenho do mogno africano em si, visando sua aplicação em programas de refl orestamento. Ambas as espécies foram avaliadas em um ensaio no município de Tomé Açu ? PA, entre 2005 e 2016. Além destas duas espécies, bananeira e pimenteira do reino também faziam parte do SAF, inicialmente. Foram avaliados quatro níveis de infl uência do mogno sobre o cupuaçuzeiro, defi nidos pela proximidade entre as plantas. Foram mensurados o desenvolvimento vegetativo de ambas as espécies, bem como a produção de frutos em oito safras e a taxa de mortalidade do cupuaçuzeiro. Os resultados mostraram que a competição exercida pelo mogno africano não afetou o desenvolvimento vegetativo do cupuaçuzeiro. Na fase produtiva, até a quarta safra, a competição não era prejudicial, pois não reduzia a produção de frutos. Entretanto, a partir da quinta safra, os cupuaçuzeiros mais próximos das plantas de mogno africano apresentaram redução signifi cativa na produção de frutos e, a partir da sexta safra, todas as plantas foram afetadas, independentemente da proximidade. Por outro lado, foi observado desenvolvimento vegetativo consistente do mogno africano, o que permite seu uso em projetos silviculturais nessa região. Concluiu-se que o mogno africano exerceu infl uência negativa sobre as cupuaçuzeiro. Mais estudos são necessários para avaliar se o desenvolvimento do mogno africano compensa economicamente o declínio na produção de cupuaçu
id EMBR_9f4828d46cfc068e33799ec2f5a340cc
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1124132
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Viability of the use of african mahogany with cupuassu tree in agroforestry system (AFS).Mogno africanoSistema agroflorestalCupuaçuTheobroma GrandiflorumMognoKhaya ivorensisO objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento do cupuaçuzeiro consorciado com mogno africano, a fi m de defi nir a viabilidade do uso destas espécies em SAF e avaliar o desempenho do mogno africano em si, visando sua aplicação em programas de refl orestamento. Ambas as espécies foram avaliadas em um ensaio no município de Tomé Açu ? PA, entre 2005 e 2016. Além destas duas espécies, bananeira e pimenteira do reino também faziam parte do SAF, inicialmente. Foram avaliados quatro níveis de infl uência do mogno sobre o cupuaçuzeiro, defi nidos pela proximidade entre as plantas. Foram mensurados o desenvolvimento vegetativo de ambas as espécies, bem como a produção de frutos em oito safras e a taxa de mortalidade do cupuaçuzeiro. Os resultados mostraram que a competição exercida pelo mogno africano não afetou o desenvolvimento vegetativo do cupuaçuzeiro. Na fase produtiva, até a quarta safra, a competição não era prejudicial, pois não reduzia a produção de frutos. Entretanto, a partir da quinta safra, os cupuaçuzeiros mais próximos das plantas de mogno africano apresentaram redução signifi cativa na produção de frutos e, a partir da sexta safra, todas as plantas foram afetadas, independentemente da proximidade. Por outro lado, foi observado desenvolvimento vegetativo consistente do mogno africano, o que permite seu uso em projetos silviculturais nessa região. Concluiu-se que o mogno africano exerceu infl uência negativa sobre as cupuaçuzeiro. Mais estudos são necessários para avaliar se o desenvolvimento do mogno africano compensa economicamente o declínio na produção de cupuaçuRAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; Saulo Fabrício da Silva Chaves, UFV; Abel Jamir Ribeiro Bastos, UFV.ALVES, R. M.CHAVES, S. F. da S.BASTOS, A. J. R.2020-08-01T11:12:58Z2020-08-01T11:12:58Z2020-07-312020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Árvore, v. 44, e4407, 2020.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124132http://dx.doi.org/10.1590/1806-908820200000007porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-08-01T11:13:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1124132Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-08-01T11:13:05falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-08-01T11:13:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Viability of the use of african mahogany with cupuassu tree in agroforestry system (AFS).
title Viability of the use of african mahogany with cupuassu tree in agroforestry system (AFS).
spellingShingle Viability of the use of african mahogany with cupuassu tree in agroforestry system (AFS).
ALVES, R. M.
Mogno africano
Sistema agroflorestal
Cupuaçu
Theobroma Grandiflorum
Mogno
Khaya ivorensis
title_short Viability of the use of african mahogany with cupuassu tree in agroforestry system (AFS).
title_full Viability of the use of african mahogany with cupuassu tree in agroforestry system (AFS).
title_fullStr Viability of the use of african mahogany with cupuassu tree in agroforestry system (AFS).
title_full_unstemmed Viability of the use of african mahogany with cupuassu tree in agroforestry system (AFS).
title_sort Viability of the use of african mahogany with cupuassu tree in agroforestry system (AFS).
author ALVES, R. M.
author_facet ALVES, R. M.
CHAVES, S. F. da S.
BASTOS, A. J. R.
author_role author
author2 CHAVES, S. F. da S.
BASTOS, A. J. R.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; Saulo Fabrício da Silva Chaves, UFV; Abel Jamir Ribeiro Bastos, UFV.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, R. M.
CHAVES, S. F. da S.
BASTOS, A. J. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Mogno africano
Sistema agroflorestal
Cupuaçu
Theobroma Grandiflorum
Mogno
Khaya ivorensis
topic Mogno africano
Sistema agroflorestal
Cupuaçu
Theobroma Grandiflorum
Mogno
Khaya ivorensis
description O objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento do cupuaçuzeiro consorciado com mogno africano, a fi m de defi nir a viabilidade do uso destas espécies em SAF e avaliar o desempenho do mogno africano em si, visando sua aplicação em programas de refl orestamento. Ambas as espécies foram avaliadas em um ensaio no município de Tomé Açu ? PA, entre 2005 e 2016. Além destas duas espécies, bananeira e pimenteira do reino também faziam parte do SAF, inicialmente. Foram avaliados quatro níveis de infl uência do mogno sobre o cupuaçuzeiro, defi nidos pela proximidade entre as plantas. Foram mensurados o desenvolvimento vegetativo de ambas as espécies, bem como a produção de frutos em oito safras e a taxa de mortalidade do cupuaçuzeiro. Os resultados mostraram que a competição exercida pelo mogno africano não afetou o desenvolvimento vegetativo do cupuaçuzeiro. Na fase produtiva, até a quarta safra, a competição não era prejudicial, pois não reduzia a produção de frutos. Entretanto, a partir da quinta safra, os cupuaçuzeiros mais próximos das plantas de mogno africano apresentaram redução signifi cativa na produção de frutos e, a partir da sexta safra, todas as plantas foram afetadas, independentemente da proximidade. Por outro lado, foi observado desenvolvimento vegetativo consistente do mogno africano, o que permite seu uso em projetos silviculturais nessa região. Concluiu-se que o mogno africano exerceu infl uência negativa sobre as cupuaçuzeiro. Mais estudos são necessários para avaliar se o desenvolvimento do mogno africano compensa economicamente o declínio na produção de cupuaçu
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-01T11:12:58Z
2020-08-01T11:12:58Z
2020-07-31
2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Árvore, v. 44, e4407, 2020.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124132
http://dx.doi.org/10.1590/1806-908820200000007
identifier_str_mv Revista Árvore, v. 44, e4407, 2020.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124132
http://dx.doi.org/10.1590/1806-908820200000007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503494262063104