Filmes de amido de amêndoa de manga: influência de nanocristais de amido e celulose.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, A. P. M. da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105095
Resumo: Objetivou-se com este trabalho melhorar as propriedades mecânicas e de barreira de filmes de amido por meio da incorporação de nanocristais de amido e/ou de celulose, utilizando semente de manga da variedade Tommy Atkins como fonte desses componentes (amido e nanocristais) Após a obtenção e caracterização de amido, nanocristais de amido (NCA) e celulose (NCC), foram elaborados filmes de amido com nanocristais de amido e/ou celulose de acordo com um delineamento composto central, cujas variáveis foram o grau de substituição de NCA por NCC e o percentual total de nanoestruturas. Permeabilidade a vapor de água (PVA) e ensaios mecânicos foram definidos como as respostas ao delineamento. Foi obtido amido com bom rendimento (38,8%) e razoável pureza (89,78%), com grânulos com predominância de formas esféricas e elipsoidais e tamanho médio de 10,24 ?m. Seus respectivos nanocristais (NCA), de formato aproximadamente esférico, apresentaram dimensão média de 67,1 nm. Os NCC obtidos resultaram em uma suspensão com elevado potencial Zeta (> 50 mV). A otimização do planejamento indicou como melhor tratamento a incorporação de 5% de NCA e 5% de NCC, que resultaram em aumentos de cerca de 90% e 70% (respectivamente) na resistência à tração e módulo elástico dos filmes, além de uma redução de cerca de 30% na permeabilidade ao vapor de água. Em comparação com o filme sem nanoestruturas, esse tratamento não apresentou grandes diferenças no padrão cristalográfico e nem na estabilidade térmica.
id EMBR_9f8e3d0507155aaa14466bd644ca097b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1105095
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Filmes de amido de amêndoa de manga: influência de nanocristais de amido e celulose.Resíduos agroindustriaisFilmes biodegradáveisNanoestruturas de reforçoPolysaccharidesObjetivou-se com este trabalho melhorar as propriedades mecânicas e de barreira de filmes de amido por meio da incorporação de nanocristais de amido e/ou de celulose, utilizando semente de manga da variedade Tommy Atkins como fonte desses componentes (amido e nanocristais) Após a obtenção e caracterização de amido, nanocristais de amido (NCA) e celulose (NCC), foram elaborados filmes de amido com nanocristais de amido e/ou celulose de acordo com um delineamento composto central, cujas variáveis foram o grau de substituição de NCA por NCC e o percentual total de nanoestruturas. Permeabilidade a vapor de água (PVA) e ensaios mecânicos foram definidos como as respostas ao delineamento. Foi obtido amido com bom rendimento (38,8%) e razoável pureza (89,78%), com grânulos com predominância de formas esféricas e elipsoidais e tamanho médio de 10,24 ?m. Seus respectivos nanocristais (NCA), de formato aproximadamente esférico, apresentaram dimensão média de 67,1 nm. Os NCC obtidos resultaram em uma suspensão com elevado potencial Zeta (> 50 mV). A otimização do planejamento indicou como melhor tratamento a incorporação de 5% de NCA e 5% de NCC, que resultaram em aumentos de cerca de 90% e 70% (respectivamente) na resistência à tração e módulo elástico dos filmes, além de uma redução de cerca de 30% na permeabilidade ao vapor de água. Em comparação com o filme sem nanoestruturas, esse tratamento não apresentou grandes diferenças no padrão cristalográfico e nem na estabilidade térmica.Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Orientadora: Henriette Monteiro Cordeiro de Azeredo. Coorientador: Men de Sá Moreira de Souza Filho.Ana Priscila Monteiro da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC.SILVA, A. P. M. da2019-02-01T23:37:55Z2019-02-01T23:37:55Z2019-01-3020172019-02-01T23:37:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis83 p.2017http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-02-01T23:38:03Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1105095Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-02-01T23:38:03falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-02-01T23:38:03Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Filmes de amido de amêndoa de manga: influência de nanocristais de amido e celulose.
title Filmes de amido de amêndoa de manga: influência de nanocristais de amido e celulose.
spellingShingle Filmes de amido de amêndoa de manga: influência de nanocristais de amido e celulose.
SILVA, A. P. M. da
Resíduos agroindustriais
Filmes biodegradáveis
Nanoestruturas de reforço
Polysaccharides
title_short Filmes de amido de amêndoa de manga: influência de nanocristais de amido e celulose.
title_full Filmes de amido de amêndoa de manga: influência de nanocristais de amido e celulose.
title_fullStr Filmes de amido de amêndoa de manga: influência de nanocristais de amido e celulose.
title_full_unstemmed Filmes de amido de amêndoa de manga: influência de nanocristais de amido e celulose.
title_sort Filmes de amido de amêndoa de manga: influência de nanocristais de amido e celulose.
author SILVA, A. P. M. da
author_facet SILVA, A. P. M. da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ana Priscila Monteiro da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, A. P. M. da
dc.subject.por.fl_str_mv Resíduos agroindustriais
Filmes biodegradáveis
Nanoestruturas de reforço
Polysaccharides
topic Resíduos agroindustriais
Filmes biodegradáveis
Nanoestruturas de reforço
Polysaccharides
description Objetivou-se com este trabalho melhorar as propriedades mecânicas e de barreira de filmes de amido por meio da incorporação de nanocristais de amido e/ou de celulose, utilizando semente de manga da variedade Tommy Atkins como fonte desses componentes (amido e nanocristais) Após a obtenção e caracterização de amido, nanocristais de amido (NCA) e celulose (NCC), foram elaborados filmes de amido com nanocristais de amido e/ou celulose de acordo com um delineamento composto central, cujas variáveis foram o grau de substituição de NCA por NCC e o percentual total de nanoestruturas. Permeabilidade a vapor de água (PVA) e ensaios mecânicos foram definidos como as respostas ao delineamento. Foi obtido amido com bom rendimento (38,8%) e razoável pureza (89,78%), com grânulos com predominância de formas esféricas e elipsoidais e tamanho médio de 10,24 ?m. Seus respectivos nanocristais (NCA), de formato aproximadamente esférico, apresentaram dimensão média de 67,1 nm. Os NCC obtidos resultaram em uma suspensão com elevado potencial Zeta (> 50 mV). A otimização do planejamento indicou como melhor tratamento a incorporação de 5% de NCA e 5% de NCC, que resultaram em aumentos de cerca de 90% e 70% (respectivamente) na resistência à tração e módulo elástico dos filmes, além de uma redução de cerca de 30% na permeabilidade ao vapor de água. Em comparação com o filme sem nanoestruturas, esse tratamento não apresentou grandes diferenças no padrão cristalográfico e nem na estabilidade térmica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-02-01T23:37:55Z
2019-02-01T23:37:55Z
2019-01-30
2019-02-01T23:37:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2017
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105095
identifier_str_mv 2017
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503470504476672