Espacialização e correlação entre os nutrientes do solo de Machadinho D'Oeste, RO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GREGO, C. R.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: VALLADARES, G. S., BATISTELLA, M., MIRANDA, E. E. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/17612
Resumo: Tanto o planejamento quanto a sustentabilidade agrícola de projetos de assentamento rural, como o de Machadinho d' Oeste, podem ser beneficiados com informações espaciais da fertilidade do solo. O objeto do trabalho foi identificar a dependência espacial dos macro e micronutrientes do solo de Machadinho d"Oeste, RO, e a existência de correlação entre eles. Foram utilizados 76 pontos de amostragem e determinados os macros e micronutrientes a uma profundidade de 0-10 cm. Para analisar a variabilidade espacial, usou-se a geoestatística, por meio da análise de semivariogramas, interpolação dos dados por "krigagem" e construção de mapas de isolinhas. Para identificar a correlação entre duas variáveis foram construídos e ajustados os "cross" semivariogramas. Os resultados indicam baixo nível de fertilidade devido ao baixo teor de bases e a presença de alumínio e hidrogênio. Houve correlação espacial positiva significativa entre soma de bases com cálcio e magnésio, entre alumínio e hidrogênio e entre pH CaCl2 e pH em água. Já entre alumínio e PH CaCl2 ocorreu correlação negativa e não houve correlação significativa entre os micronutrientes, decorrentes as pequenas manchas com valores máximos discrepantes. A espacialização decorrente da correlação espacial existente evidenciou a baixa fertilidade na maior parte da área de Machadinho d"Oeste, RO.
id EMBR_a067d57c031f88f4d8d142671d773315
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/17612
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Espacialização e correlação entre os nutrientes do solo de Machadinho D'Oeste, RO.Geoestatísticavariabilidade espacialFertilidade do SoloTanto o planejamento quanto a sustentabilidade agrícola de projetos de assentamento rural, como o de Machadinho d' Oeste, podem ser beneficiados com informações espaciais da fertilidade do solo. O objeto do trabalho foi identificar a dependência espacial dos macro e micronutrientes do solo de Machadinho d"Oeste, RO, e a existência de correlação entre eles. Foram utilizados 76 pontos de amostragem e determinados os macros e micronutrientes a uma profundidade de 0-10 cm. Para analisar a variabilidade espacial, usou-se a geoestatística, por meio da análise de semivariogramas, interpolação dos dados por "krigagem" e construção de mapas de isolinhas. Para identificar a correlação entre duas variáveis foram construídos e ajustados os "cross" semivariogramas. Os resultados indicam baixo nível de fertilidade devido ao baixo teor de bases e a presença de alumínio e hidrogênio. Houve correlação espacial positiva significativa entre soma de bases com cálcio e magnésio, entre alumínio e hidrogênio e entre pH CaCl2 e pH em água. Já entre alumínio e PH CaCl2 ocorreu correlação negativa e não houve correlação significativa entre os micronutrientes, decorrentes as pequenas manchas com valores máximos discrepantes. A espacialização decorrente da correlação espacial existente evidenciou a baixa fertilidade na maior parte da área de Machadinho d"Oeste, RO.Célia Regina Grego (Embrapa Monitoramento por Satélite) Gustavo Souza Valladares ( Embrapa Monitoramento por Satélite); Mateus Batistella (Embrapa Monitoramento por Satélite); Evaristo Eduardo de Miranda (Embrapa Monitoramento por Satélite).GREGO, C. R.VALLADARES, G. S.BATISTELLA, M.MIRANDA, E. E. de2014-08-22T06:52:45Z2014-08-22T06:52:45Z2007-11-1220072014-08-22T06:52:45ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion4 p.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Porto Alegre: SBCS, 2007. 1 CD-ROM.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/17612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:20:26Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/17612Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:20:26Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Espacialização e correlação entre os nutrientes do solo de Machadinho D'Oeste, RO.
title Espacialização e correlação entre os nutrientes do solo de Machadinho D'Oeste, RO.
spellingShingle Espacialização e correlação entre os nutrientes do solo de Machadinho D'Oeste, RO.
GREGO, C. R.
Geoestatística
variabilidade espacial
Fertilidade do Solo
title_short Espacialização e correlação entre os nutrientes do solo de Machadinho D'Oeste, RO.
title_full Espacialização e correlação entre os nutrientes do solo de Machadinho D'Oeste, RO.
title_fullStr Espacialização e correlação entre os nutrientes do solo de Machadinho D'Oeste, RO.
title_full_unstemmed Espacialização e correlação entre os nutrientes do solo de Machadinho D'Oeste, RO.
title_sort Espacialização e correlação entre os nutrientes do solo de Machadinho D'Oeste, RO.
author GREGO, C. R.
author_facet GREGO, C. R.
VALLADARES, G. S.
BATISTELLA, M.
MIRANDA, E. E. de
author_role author
author2 VALLADARES, G. S.
BATISTELLA, M.
MIRANDA, E. E. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Célia Regina Grego (Embrapa Monitoramento por Satélite) Gustavo Souza Valladares ( Embrapa Monitoramento por Satélite); Mateus Batistella (Embrapa Monitoramento por Satélite); Evaristo Eduardo de Miranda (Embrapa Monitoramento por Satélite).
dc.contributor.author.fl_str_mv GREGO, C. R.
VALLADARES, G. S.
BATISTELLA, M.
MIRANDA, E. E. de
dc.subject.por.fl_str_mv Geoestatística
variabilidade espacial
Fertilidade do Solo
topic Geoestatística
variabilidade espacial
Fertilidade do Solo
description Tanto o planejamento quanto a sustentabilidade agrícola de projetos de assentamento rural, como o de Machadinho d' Oeste, podem ser beneficiados com informações espaciais da fertilidade do solo. O objeto do trabalho foi identificar a dependência espacial dos macro e micronutrientes do solo de Machadinho d"Oeste, RO, e a existência de correlação entre eles. Foram utilizados 76 pontos de amostragem e determinados os macros e micronutrientes a uma profundidade de 0-10 cm. Para analisar a variabilidade espacial, usou-se a geoestatística, por meio da análise de semivariogramas, interpolação dos dados por "krigagem" e construção de mapas de isolinhas. Para identificar a correlação entre duas variáveis foram construídos e ajustados os "cross" semivariogramas. Os resultados indicam baixo nível de fertilidade devido ao baixo teor de bases e a presença de alumínio e hidrogênio. Houve correlação espacial positiva significativa entre soma de bases com cálcio e magnésio, entre alumínio e hidrogênio e entre pH CaCl2 e pH em água. Já entre alumínio e PH CaCl2 ocorreu correlação negativa e não houve correlação significativa entre os micronutrientes, decorrentes as pequenas manchas com valores máximos discrepantes. A espacialização decorrente da correlação espacial existente evidenciou a baixa fertilidade na maior parte da área de Machadinho d"Oeste, RO.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-12
2007
2014-08-22T06:52:45Z
2014-08-22T06:52:45Z
2014-08-22T06:52:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Porto Alegre: SBCS, 2007. 1 CD-ROM.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/17612
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Porto Alegre: SBCS, 2007. 1 CD-ROM.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/17612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695340616220672