Microclimate, development and productivity of robusta coffee shaded by rubber trees and at full sun.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, A. V.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: PARTELLI, F. L., OLIOSI, G., PEZZOPANE, J. R. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1047398
Resumo: Existem poucos estudos sobre arborização de café conilon com seringueira. Objetivou-se avaliar o microclima, desenvolvimento e produtividade do cafeeiro conilon cultivado a pleno sol e sob sombreamento proporcionado pela seringueira. O experimento foi composto por uma lavoura de café conilon (Coffea canephora), cultivada a pleno sol e outra lavoura de café consorciada com seringueira (Hevea brasiliensis). A seringueira e o cafeeiro foram plantados no sentido Leste/Oeste, em Jaguaré, Espírito Santo, Brasil. Avaliou-se a luminosidade, temperatura e umidade relativa do ar, concentração foliar de nutrientes, medição dos internódios dos ramos plagiotrópicos e ortotrópicos, área foliar, índice relativo de clorofila, e a produtividade do cafeeiro. O sombreamento influenciou diretamente no microclima, reduzindo a temperatura do ar no verão e no inverno e aumentando a umidade relativa. A luminosidade no verão teve uma redução media de 905 lumens ft-2 ao longo de todo dia, equivalente a 72,49%, e no inverno de 1665 lumens ft-2, equivalente a 88,04%. O sombreamento proporcionou maior estiolamento dos ramos plagiotrópicos e ortotrópicos, bem como maior expansão foliar. A concentração foliar de Fe e Mn foram maiores no cafeeiro arborizado. A clorofila b e total estimada foram maior no cafeeiro cultivado a pleno sol. O denso sombreamento oferecido pela seringueira nas condições estudadas proporcionou perdas na produtividade do cafeeiro, contudo, ocorre a formação da seringueira.
id EMBR_a104b624c55e1aa40f9308fdd3380319
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1047398
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Microclimate, development and productivity of robusta coffee shaded by rubber trees and at full sun.ConsórcioMonocultivoProduçãoArborizaçãoCoffea CanephoraHevea BrasiliensisExistem poucos estudos sobre arborização de café conilon com seringueira. Objetivou-se avaliar o microclima, desenvolvimento e produtividade do cafeeiro conilon cultivado a pleno sol e sob sombreamento proporcionado pela seringueira. O experimento foi composto por uma lavoura de café conilon (Coffea canephora), cultivada a pleno sol e outra lavoura de café consorciada com seringueira (Hevea brasiliensis). A seringueira e o cafeeiro foram plantados no sentido Leste/Oeste, em Jaguaré, Espírito Santo, Brasil. Avaliou-se a luminosidade, temperatura e umidade relativa do ar, concentração foliar de nutrientes, medição dos internódios dos ramos plagiotrópicos e ortotrópicos, área foliar, índice relativo de clorofila, e a produtividade do cafeeiro. O sombreamento influenciou diretamente no microclima, reduzindo a temperatura do ar no verão e no inverno e aumentando a umidade relativa. A luminosidade no verão teve uma redução media de 905 lumens ft-2 ao longo de todo dia, equivalente a 72,49%, e no inverno de 1665 lumens ft-2, equivalente a 88,04%. O sombreamento proporcionou maior estiolamento dos ramos plagiotrópicos e ortotrópicos, bem como maior expansão foliar. A concentração foliar de Fe e Mn foram maiores no cafeeiro arborizado. A clorofila b e total estimada foram maior no cafeeiro cultivado a pleno sol. O denso sombreamento oferecido pela seringueira nas condições estudadas proporcionou perdas na produtividade do cafeeiro, contudo, ocorre a formação da seringueira.ANDRÉ VASCONCELLOS ARAÚJO, UFES; FÁBIO LUIZ PARTELLI, UFES; GLEISON OLIOSI, UFES; JOSE RICARDO MACEDO PEZZOPANE, CPPSE.ARAÚJO, A. V.PARTELLI, F. L.OLIOSI, G.PEZZOPANE, J. R. M.2016-06-17T11:11:11Z2016-06-17T11:11:11Z2016-06-1720162016-07-11T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article700-709Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v.47, n.4, p.700-709, out-dez, 2016.1806-6690http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1047398enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:36:17Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1047398Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:36:17Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Microclimate, development and productivity of robusta coffee shaded by rubber trees and at full sun.
title Microclimate, development and productivity of robusta coffee shaded by rubber trees and at full sun.
spellingShingle Microclimate, development and productivity of robusta coffee shaded by rubber trees and at full sun.
ARAÚJO, A. V.
Consórcio
Monocultivo
Produção
Arborização
Coffea Canephora
Hevea Brasiliensis
title_short Microclimate, development and productivity of robusta coffee shaded by rubber trees and at full sun.
title_full Microclimate, development and productivity of robusta coffee shaded by rubber trees and at full sun.
title_fullStr Microclimate, development and productivity of robusta coffee shaded by rubber trees and at full sun.
title_full_unstemmed Microclimate, development and productivity of robusta coffee shaded by rubber trees and at full sun.
title_sort Microclimate, development and productivity of robusta coffee shaded by rubber trees and at full sun.
author ARAÚJO, A. V.
author_facet ARAÚJO, A. V.
PARTELLI, F. L.
OLIOSI, G.
PEZZOPANE, J. R. M.
author_role author
author2 PARTELLI, F. L.
OLIOSI, G.
PEZZOPANE, J. R. M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDRÉ VASCONCELLOS ARAÚJO, UFES; FÁBIO LUIZ PARTELLI, UFES; GLEISON OLIOSI, UFES; JOSE RICARDO MACEDO PEZZOPANE, CPPSE.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, A. V.
PARTELLI, F. L.
OLIOSI, G.
PEZZOPANE, J. R. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Consórcio
Monocultivo
Produção
Arborização
Coffea Canephora
Hevea Brasiliensis
topic Consórcio
Monocultivo
Produção
Arborização
Coffea Canephora
Hevea Brasiliensis
description Existem poucos estudos sobre arborização de café conilon com seringueira. Objetivou-se avaliar o microclima, desenvolvimento e produtividade do cafeeiro conilon cultivado a pleno sol e sob sombreamento proporcionado pela seringueira. O experimento foi composto por uma lavoura de café conilon (Coffea canephora), cultivada a pleno sol e outra lavoura de café consorciada com seringueira (Hevea brasiliensis). A seringueira e o cafeeiro foram plantados no sentido Leste/Oeste, em Jaguaré, Espírito Santo, Brasil. Avaliou-se a luminosidade, temperatura e umidade relativa do ar, concentração foliar de nutrientes, medição dos internódios dos ramos plagiotrópicos e ortotrópicos, área foliar, índice relativo de clorofila, e a produtividade do cafeeiro. O sombreamento influenciou diretamente no microclima, reduzindo a temperatura do ar no verão e no inverno e aumentando a umidade relativa. A luminosidade no verão teve uma redução media de 905 lumens ft-2 ao longo de todo dia, equivalente a 72,49%, e no inverno de 1665 lumens ft-2, equivalente a 88,04%. O sombreamento proporcionou maior estiolamento dos ramos plagiotrópicos e ortotrópicos, bem como maior expansão foliar. A concentração foliar de Fe e Mn foram maiores no cafeeiro arborizado. A clorofila b e total estimada foram maior no cafeeiro cultivado a pleno sol. O denso sombreamento oferecido pela seringueira nas condições estudadas proporcionou perdas na produtividade do cafeeiro, contudo, ocorre a formação da seringueira.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17T11:11:11Z
2016-06-17T11:11:11Z
2016-06-17
2016
2016-07-11T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v.47, n.4, p.700-709, out-dez, 2016.
1806-6690
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1047398
identifier_str_mv Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v.47, n.4, p.700-709, out-dez, 2016.
1806-6690
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1047398
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 700-709
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695434659856384