Dinâmica da vegetação secundária em sistemas agroflorestais na Amazônia Central.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, S. G. A. de
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: FERNANDES, E. C. M., VIANA, V. M.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/667397
Resumo: O presente trabalho discute a dinamica de plantas invasoras que ocorrem no estrato inferior de quatro sistemas agroflorestais (pastagens degradadas) na Amazonia central. Foram avaliados os parametros de densidade, frequencia, fitomassa, indice de valor de importancia, indice de diversidade e distribuicao espacial das especies. Ao classificar as especies de acordo com as suas densidades relativas, observou-se que Fimbristylis annua, com 23,56%, Paspalum multicaule, 22,74% e Paspalum sp, 11,64%, sao dominantes na area, ocupando 57,94% da densidade total, e somente 19,31% da fitomassa relativa total. Com base na frequencia relativa, F.annua, Solanum juripeba, Borreria verticillata e Brachiaria humidicola sao as especies mais comuns; juntas apresentaram 51,17% dafrequencia relativa e aculumaram 58,53% da fitomassa relativa total. De acordo com o indice de valor de importancia, destacaram-se as especies: F. annua, S. juripeba, B. humidicola, P. multicaule, P. conjugatum, Paspalum sp e B. verticillata. Das dez especies mais importante, seis apresentaram distribuicao agrupada, tres, distribuicao aleatoria, e uma com distribuicao uniforme, de acordo com o indice de McGinnies. A densidade em nivel de grupo, verificou-se que as monocotiledoneas foram superiores as dicoteledoneas, apresentando 110,26 ind/m2 e 13,69 ind./m2, respectivamente.; as dicotiledoneas apresentaram maior riqueza em especies. O estudo da dinamica da comunidade de plantas secundarias esclareceu relativamente como esta vegetacao esta ocorrendo...
id EMBR_a201835a4c2b1011c6a16f0fb42c1c14
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/667397
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Dinâmica da vegetação secundária em sistemas agroflorestais na Amazônia Central.AgroflorestaBrasilAmazonasTropical rain forestPastureSoil deteriorationDeterioração do SoloDinâmica PopulacionalErva DaninhaFloresta Tropical ÚmidaPastagemVegetaçãoagroforestryenvironmental degradationpopulation dynamicsvegetationweedsO presente trabalho discute a dinamica de plantas invasoras que ocorrem no estrato inferior de quatro sistemas agroflorestais (pastagens degradadas) na Amazonia central. Foram avaliados os parametros de densidade, frequencia, fitomassa, indice de valor de importancia, indice de diversidade e distribuicao espacial das especies. Ao classificar as especies de acordo com as suas densidades relativas, observou-se que Fimbristylis annua, com 23,56%, Paspalum multicaule, 22,74% e Paspalum sp, 11,64%, sao dominantes na area, ocupando 57,94% da densidade total, e somente 19,31% da fitomassa relativa total. Com base na frequencia relativa, F.annua, Solanum juripeba, Borreria verticillata e Brachiaria humidicola sao as especies mais comuns; juntas apresentaram 51,17% dafrequencia relativa e aculumaram 58,53% da fitomassa relativa total. De acordo com o indice de valor de importancia, destacaram-se as especies: F. annua, S. juripeba, B. humidicola, P. multicaule, P. conjugatum, Paspalum sp e B. verticillata. Das dez especies mais importante, seis apresentaram distribuicao agrupada, tres, distribuicao aleatoria, e uma com distribuicao uniforme, de acordo com o indice de McGinnies. A densidade em nivel de grupo, verificou-se que as monocotiledoneas foram superiores as dicoteledoneas, apresentando 110,26 ind/m2 e 13,69 ind./m2, respectivamente.; as dicotiledoneas apresentaram maior riqueza em especies. O estudo da dinamica da comunidade de plantas secundarias esclareceu relativamente como esta vegetacao esta ocorrendo...SILAS GARCIA AQUINO DE SOUSA, CPAA; ERICK C. M. FERNANDES, NCSU/EMBRAPA-CPAA; VIRGÍLIO M. VIANA, ESALQ/USP.SOUSA, S. G. A. deFERNANDES, E. C. M.VIANA, V. M.2018-08-01T01:15:48Z2018-08-01T01:15:48Z1997-01-2019952018-08-01T01:15:48ZResumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 25-6.In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE ECOLOGIA, 3., 1995, Merida. Libro de resumenes... Merida: Universidad de los Andes, 1995.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/667397porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-08-01T01:15:55Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/667397Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-08-01T01:15:55Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmica da vegetação secundária em sistemas agroflorestais na Amazônia Central.
title Dinâmica da vegetação secundária em sistemas agroflorestais na Amazônia Central.
spellingShingle Dinâmica da vegetação secundária em sistemas agroflorestais na Amazônia Central.
SOUSA, S. G. A. de
Agrofloresta
Brasil
Amazonas
Tropical rain forest
Pasture
Soil deterioration
Deterioração do Solo
Dinâmica Populacional
Erva Daninha
Floresta Tropical Úmida
Pastagem
Vegetação
agroforestry
environmental degradation
population dynamics
vegetation
weeds
title_short Dinâmica da vegetação secundária em sistemas agroflorestais na Amazônia Central.
title_full Dinâmica da vegetação secundária em sistemas agroflorestais na Amazônia Central.
title_fullStr Dinâmica da vegetação secundária em sistemas agroflorestais na Amazônia Central.
title_full_unstemmed Dinâmica da vegetação secundária em sistemas agroflorestais na Amazônia Central.
title_sort Dinâmica da vegetação secundária em sistemas agroflorestais na Amazônia Central.
author SOUSA, S. G. A. de
author_facet SOUSA, S. G. A. de
FERNANDES, E. C. M.
VIANA, V. M.
author_role author
author2 FERNANDES, E. C. M.
VIANA, V. M.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILAS GARCIA AQUINO DE SOUSA, CPAA; ERICK C. M. FERNANDES, NCSU/EMBRAPA-CPAA; VIRGÍLIO M. VIANA, ESALQ/USP.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, S. G. A. de
FERNANDES, E. C. M.
VIANA, V. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Agrofloresta
Brasil
Amazonas
Tropical rain forest
Pasture
Soil deterioration
Deterioração do Solo
Dinâmica Populacional
Erva Daninha
Floresta Tropical Úmida
Pastagem
Vegetação
agroforestry
environmental degradation
population dynamics
vegetation
weeds
topic Agrofloresta
Brasil
Amazonas
Tropical rain forest
Pasture
Soil deterioration
Deterioração do Solo
Dinâmica Populacional
Erva Daninha
Floresta Tropical Úmida
Pastagem
Vegetação
agroforestry
environmental degradation
population dynamics
vegetation
weeds
description O presente trabalho discute a dinamica de plantas invasoras que ocorrem no estrato inferior de quatro sistemas agroflorestais (pastagens degradadas) na Amazonia central. Foram avaliados os parametros de densidade, frequencia, fitomassa, indice de valor de importancia, indice de diversidade e distribuicao espacial das especies. Ao classificar as especies de acordo com as suas densidades relativas, observou-se que Fimbristylis annua, com 23,56%, Paspalum multicaule, 22,74% e Paspalum sp, 11,64%, sao dominantes na area, ocupando 57,94% da densidade total, e somente 19,31% da fitomassa relativa total. Com base na frequencia relativa, F.annua, Solanum juripeba, Borreria verticillata e Brachiaria humidicola sao as especies mais comuns; juntas apresentaram 51,17% dafrequencia relativa e aculumaram 58,53% da fitomassa relativa total. De acordo com o indice de valor de importancia, destacaram-se as especies: F. annua, S. juripeba, B. humidicola, P. multicaule, P. conjugatum, Paspalum sp e B. verticillata. Das dez especies mais importante, seis apresentaram distribuicao agrupada, tres, distribuicao aleatoria, e uma com distribuicao uniforme, de acordo com o indice de McGinnies. A densidade em nivel de grupo, verificou-se que as monocotiledoneas foram superiores as dicoteledoneas, apresentando 110,26 ind/m2 e 13,69 ind./m2, respectivamente.; as dicotiledoneas apresentaram maior riqueza em especies. O estudo da dinamica da comunidade de plantas secundarias esclareceu relativamente como esta vegetacao esta ocorrendo...
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1997-01-20
2018-08-01T01:15:48Z
2018-08-01T01:15:48Z
2018-08-01T01:15:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE ECOLOGIA, 3., 1995, Merida. Libro de resumenes... Merida: Universidad de los Andes, 1995.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/667397
identifier_str_mv In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE ECOLOGIA, 3., 1995, Merida. Libro de resumenes... Merida: Universidad de los Andes, 1995.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/667397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 25-6.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695520370458624