Reservas extrativistas na Amazônia: modelo conservação ambiental e desenvolvimento social?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, J. da S.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MATHIS, A., FARIAS FILHO, M. C., HOMMA, A. K. O., SILVA, D. C. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076923
Resumo: Fizemos uma demarcação da fronteira de conhecimento sobre reservas extrativistas como modelo de política de conservação ambiental e desenvolvimento social. O objetivo foi de levantar a produção científica sobre temas relacionados a biodiversidade, ao extrativismo, a produção, ao turismo e a relação do Estado com os moradores das reservas. A revisão se desenvolve a partir de quatro questões sobre os desafios das RESEX para a Amazônia. Como procedimento de identificação, seleção e inclusão dos trabalhos publicados sobre o tema foi adotado o Modelo PRISMA. Para isso foram utilizadas duas bases de textos nacionais e 11 bases internacionais, com combinação de palavras-chave extractive, reserve e Brazil, durante os meses de maio e junho de 2016. Aqui, concluímos que conservação e desenvolvimento não estabeleceram aliança porque o modelo de gerenciamento do Estado é ineficiente, e as populações locais exploram a floresta para atendimento de necessidades básicas, na expectativa de garantir alimentação e o mínimo de serviços sociais.
id EMBR_a29fc16c4ba450ec474539773b7ec5bb
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1076923
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Reservas extrativistas na Amazônia: modelo conservação ambiental e desenvolvimento social?ExtrativismoSistemas produtivosReservas ExtrativistasFizemos uma demarcação da fronteira de conhecimento sobre reservas extrativistas como modelo de política de conservação ambiental e desenvolvimento social. O objetivo foi de levantar a produção científica sobre temas relacionados a biodiversidade, ao extrativismo, a produção, ao turismo e a relação do Estado com os moradores das reservas. A revisão se desenvolve a partir de quatro questões sobre os desafios das RESEX para a Amazônia. Como procedimento de identificação, seleção e inclusão dos trabalhos publicados sobre o tema foi adotado o Modelo PRISMA. Para isso foram utilizadas duas bases de textos nacionais e 11 bases internacionais, com combinação de palavras-chave extractive, reserve e Brazil, durante os meses de maio e junho de 2016. Aqui, concluímos que conservação e desenvolvimento não estabeleceram aliança porque o modelo de gerenciamento do Estado é ineficiente, e as populações locais exploram a floresta para atendimento de necessidades básicas, na expectativa de garantir alimentação e o mínimo de serviços sociais.Josimar da Silva Freitas, UFPA; Armin Mathis, UFPA; Milton Cordeiro Farias Filho, Universidade da Amazônia; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU; David Costa Correia Silva, UFPA.FREITAS, J. da S.MATHIS, A.FARIAS FILHO, M. C.HOMMA, A. K. O.SILVA, D. C. C.2017-10-10T10:28:43Z2017-10-10T10:28:43Z2017-10-0920172017-10-10T10:28:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGEOgraphia, v. 19, n. 40, p. 150-160, maio/ago. 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-10-10T10:28:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1076923Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-10-10T10:28:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Reservas extrativistas na Amazônia: modelo conservação ambiental e desenvolvimento social?
title Reservas extrativistas na Amazônia: modelo conservação ambiental e desenvolvimento social?
spellingShingle Reservas extrativistas na Amazônia: modelo conservação ambiental e desenvolvimento social?
FREITAS, J. da S.
Extrativismo
Sistemas produtivos
Reservas Extrativistas
title_short Reservas extrativistas na Amazônia: modelo conservação ambiental e desenvolvimento social?
title_full Reservas extrativistas na Amazônia: modelo conservação ambiental e desenvolvimento social?
title_fullStr Reservas extrativistas na Amazônia: modelo conservação ambiental e desenvolvimento social?
title_full_unstemmed Reservas extrativistas na Amazônia: modelo conservação ambiental e desenvolvimento social?
title_sort Reservas extrativistas na Amazônia: modelo conservação ambiental e desenvolvimento social?
author FREITAS, J. da S.
author_facet FREITAS, J. da S.
MATHIS, A.
FARIAS FILHO, M. C.
HOMMA, A. K. O.
SILVA, D. C. C.
author_role author
author2 MATHIS, A.
FARIAS FILHO, M. C.
HOMMA, A. K. O.
SILVA, D. C. C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Josimar da Silva Freitas, UFPA; Armin Mathis, UFPA; Milton Cordeiro Farias Filho, Universidade da Amazônia; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU; David Costa Correia Silva, UFPA.
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, J. da S.
MATHIS, A.
FARIAS FILHO, M. C.
HOMMA, A. K. O.
SILVA, D. C. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Extrativismo
Sistemas produtivos
Reservas Extrativistas
topic Extrativismo
Sistemas produtivos
Reservas Extrativistas
description Fizemos uma demarcação da fronteira de conhecimento sobre reservas extrativistas como modelo de política de conservação ambiental e desenvolvimento social. O objetivo foi de levantar a produção científica sobre temas relacionados a biodiversidade, ao extrativismo, a produção, ao turismo e a relação do Estado com os moradores das reservas. A revisão se desenvolve a partir de quatro questões sobre os desafios das RESEX para a Amazônia. Como procedimento de identificação, seleção e inclusão dos trabalhos publicados sobre o tema foi adotado o Modelo PRISMA. Para isso foram utilizadas duas bases de textos nacionais e 11 bases internacionais, com combinação de palavras-chave extractive, reserve e Brazil, durante os meses de maio e junho de 2016. Aqui, concluímos que conservação e desenvolvimento não estabeleceram aliança porque o modelo de gerenciamento do Estado é ineficiente, e as populações locais exploram a floresta para atendimento de necessidades básicas, na expectativa de garantir alimentação e o mínimo de serviços sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-10T10:28:43Z
2017-10-10T10:28:43Z
2017-10-09
2017
2017-10-10T10:28:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GEOgraphia, v. 19, n. 40, p. 150-160, maio/ago. 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076923
identifier_str_mv GEOgraphia, v. 19, n. 40, p. 150-160, maio/ago. 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695482734968832