Influência da altura de corte da folhagem e do tipo de cura na qualidade pós-colheita de cebola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAGÃO, C. A.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: ASSIS, J. S. de, SANTOS, A. E. O. dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/995386
Resumo: O trabalho teve como objetivo avaliar a influência da altura de corte e do tipo de cura na qualidade e na duração do tempo de cura de bulbos de cebola IPA11. Os tratamentos consistiram de três alturas de corte e dois tipos de cura. Para as alturas de corte da folhagem, estipulou-se três alturas: bulbos com folhagem inteira (sem corte), bulbos com folhagem cortada pela metade e corte total da folhagem. Com relação ao tipo de cura, realizou-se a cura natural (ao sol) conforme praticada nas regiões secas e a cura com ventilação forçada. Os bulbos recémcolhidos e submetidos à determinação da altura de corte, no processo de cura natural, foram dispostos sobre uma bancada de madeira a pleno sol e aqueles curados com ventilação forçada foram dispostos sobre uma bancada e submetidos a um ventilador doméstico com velocidade média de 3,8 m/s por quatro horas diárias. Foram realizadas avaliações de perda de massa do bulbo durante o processo de cura e avaliações físicas e físicoquímicas dos bulbos, após o período de armazenamento por 45 dias. Determinou-se a perda de massa ao final do período do armazenamento, além da firmeza dos bulbos, os teores de sólidos solúveis totais, acidez titulável e pH da polpa. Diante dos resultados obtidos, pôde-se concluir que o processo de cura por ventilação forçada proporcionou uma maior perda de massa dos bulbos após a cura, e que, a altura de corte 3 proporciona características indesejáveis a qualidade pós-colheita dos bulbos. Palavras-chave: Hortaliça. Perda de Massa. Qualidade Pós- Colheita.
id EMBR_a3a9df6f27d31101ab3cf5917fa56ccd
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/995386
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência da altura de corte da folhagem e do tipo de cura na qualidade pós-colheita de cebola.OnionPostharvestCebolaHortaliçaPós-colheitaBulboQualidadeO trabalho teve como objetivo avaliar a influência da altura de corte e do tipo de cura na qualidade e na duração do tempo de cura de bulbos de cebola IPA11. Os tratamentos consistiram de três alturas de corte e dois tipos de cura. Para as alturas de corte da folhagem, estipulou-se três alturas: bulbos com folhagem inteira (sem corte), bulbos com folhagem cortada pela metade e corte total da folhagem. Com relação ao tipo de cura, realizou-se a cura natural (ao sol) conforme praticada nas regiões secas e a cura com ventilação forçada. Os bulbos recémcolhidos e submetidos à determinação da altura de corte, no processo de cura natural, foram dispostos sobre uma bancada de madeira a pleno sol e aqueles curados com ventilação forçada foram dispostos sobre uma bancada e submetidos a um ventilador doméstico com velocidade média de 3,8 m/s por quatro horas diárias. Foram realizadas avaliações de perda de massa do bulbo durante o processo de cura e avaliações físicas e físicoquímicas dos bulbos, após o período de armazenamento por 45 dias. Determinou-se a perda de massa ao final do período do armazenamento, além da firmeza dos bulbos, os teores de sólidos solúveis totais, acidez titulável e pH da polpa. Diante dos resultados obtidos, pôde-se concluir que o processo de cura por ventilação forçada proporcionou uma maior perda de massa dos bulbos após a cura, e que, a altura de corte 3 proporciona características indesejáveis a qualidade pós-colheita dos bulbos. Palavras-chave: Hortaliça. Perda de Massa. Qualidade Pós- Colheita.CARLOS ALBERTO ARAGÃO, Universidade do Estado da Bahia; JOSTON SIMAO DE ASSIS, CPATSA; ANA ELISA OLIVEIRA DOS SANTOS, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IF SERTÃO.ARAGÃO, C. A.ASSIS, J. S. deSANTOS, A. E. O. dos2014-09-18T11:11:11Z2014-09-18T11:11:11Z2014-09-1820142014-09-18T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista SODEBRAS, v. 9, n. 105, p. 115-122, set., 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/995386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:33:33Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/995386Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:33:33falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:33:33Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da altura de corte da folhagem e do tipo de cura na qualidade pós-colheita de cebola.
title Influência da altura de corte da folhagem e do tipo de cura na qualidade pós-colheita de cebola.
spellingShingle Influência da altura de corte da folhagem e do tipo de cura na qualidade pós-colheita de cebola.
ARAGÃO, C. A.
Onion
Postharvest
Cebola
Hortaliça
Pós-colheita
Bulbo
Qualidade
title_short Influência da altura de corte da folhagem e do tipo de cura na qualidade pós-colheita de cebola.
title_full Influência da altura de corte da folhagem e do tipo de cura na qualidade pós-colheita de cebola.
title_fullStr Influência da altura de corte da folhagem e do tipo de cura na qualidade pós-colheita de cebola.
title_full_unstemmed Influência da altura de corte da folhagem e do tipo de cura na qualidade pós-colheita de cebola.
title_sort Influência da altura de corte da folhagem e do tipo de cura na qualidade pós-colheita de cebola.
author ARAGÃO, C. A.
author_facet ARAGÃO, C. A.
ASSIS, J. S. de
SANTOS, A. E. O. dos
author_role author
author2 ASSIS, J. S. de
SANTOS, A. E. O. dos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARLOS ALBERTO ARAGÃO, Universidade do Estado da Bahia; JOSTON SIMAO DE ASSIS, CPATSA; ANA ELISA OLIVEIRA DOS SANTOS, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IF SERTÃO.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAGÃO, C. A.
ASSIS, J. S. de
SANTOS, A. E. O. dos
dc.subject.por.fl_str_mv Onion
Postharvest
Cebola
Hortaliça
Pós-colheita
Bulbo
Qualidade
topic Onion
Postharvest
Cebola
Hortaliça
Pós-colheita
Bulbo
Qualidade
description O trabalho teve como objetivo avaliar a influência da altura de corte e do tipo de cura na qualidade e na duração do tempo de cura de bulbos de cebola IPA11. Os tratamentos consistiram de três alturas de corte e dois tipos de cura. Para as alturas de corte da folhagem, estipulou-se três alturas: bulbos com folhagem inteira (sem corte), bulbos com folhagem cortada pela metade e corte total da folhagem. Com relação ao tipo de cura, realizou-se a cura natural (ao sol) conforme praticada nas regiões secas e a cura com ventilação forçada. Os bulbos recémcolhidos e submetidos à determinação da altura de corte, no processo de cura natural, foram dispostos sobre uma bancada de madeira a pleno sol e aqueles curados com ventilação forçada foram dispostos sobre uma bancada e submetidos a um ventilador doméstico com velocidade média de 3,8 m/s por quatro horas diárias. Foram realizadas avaliações de perda de massa do bulbo durante o processo de cura e avaliações físicas e físicoquímicas dos bulbos, após o período de armazenamento por 45 dias. Determinou-se a perda de massa ao final do período do armazenamento, além da firmeza dos bulbos, os teores de sólidos solúveis totais, acidez titulável e pH da polpa. Diante dos resultados obtidos, pôde-se concluir que o processo de cura por ventilação forçada proporcionou uma maior perda de massa dos bulbos após a cura, e que, a altura de corte 3 proporciona características indesejáveis a qualidade pós-colheita dos bulbos. Palavras-chave: Hortaliça. Perda de Massa. Qualidade Pós- Colheita.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-18T11:11:11Z
2014-09-18T11:11:11Z
2014-09-18
2014
2014-09-18T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista SODEBRAS, v. 9, n. 105, p. 115-122, set., 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/995386
identifier_str_mv Revista SODEBRAS, v. 9, n. 105, p. 115-122, set., 2014.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/995386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503394170241024