Risco de preço na comercialização da soja: uso de derivativos pelos produtores rurais de Maracaju-MS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WON MUHLEN, A. S. R.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: CEZAR, I. M., COSTA, F. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1087973
Resumo: O presente trabalho analisou o comportamento do produtor de soja de Maracaju - MS quanto ao risco de preço e ao uso de derivativos agropecuários, buscando identificar os mecanismos de proteção de preço utilizados e as razões de seu uso ou rejeição. Para tanto, um questionário foi aplicado a uma amostra de produtores de soja, sendo também entrevistados representantes de tradings, armazéns gerais, cooperativas, corretoras e agentes financeiros. Constatou-se que a utilização de ferramentas de proteção de preço é ainda pouco expressiva, já que apenas 11% dos produtores usam o Mercado Futuro (hedge) e o Mercado de Opções, e 38% os utilizaram alguma vez. O principal mecanismo usado é o Mercado a Termo. Produtores que já usaram o Mercado Futuro (hedge) e o de opções atuam em médias e grandes propriedades, têm nível de escolaridade alto e estão mais capitalizados. A baixa utilização dos derivativos (Futuros e Opções) se dá, principalmente, pela falta de conhecimento e pela ausência de profissionais de confiança capazes de orientar os produtores.
id EMBR_a3bc33d3aaa0e04edad8345312c8efe4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1087973
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Risco de preço na comercialização da soja: uso de derivativos pelos produtores rurais de Maracaju-MS.Perfi l diante do riscoMercado futuroMercado de opçõesO presente trabalho analisou o comportamento do produtor de soja de Maracaju - MS quanto ao risco de preço e ao uso de derivativos agropecuários, buscando identificar os mecanismos de proteção de preço utilizados e as razões de seu uso ou rejeição. Para tanto, um questionário foi aplicado a uma amostra de produtores de soja, sendo também entrevistados representantes de tradings, armazéns gerais, cooperativas, corretoras e agentes financeiros. Constatou-se que a utilização de ferramentas de proteção de preço é ainda pouco expressiva, já que apenas 11% dos produtores usam o Mercado Futuro (hedge) e o Mercado de Opções, e 38% os utilizaram alguma vez. O principal mecanismo usado é o Mercado a Termo. Produtores que já usaram o Mercado Futuro (hedge) e o de opções atuam em médias e grandes propriedades, têm nível de escolaridade alto e estão mais capitalizados. A baixa utilização dos derivativos (Futuros e Opções) se dá, principalmente, pela falta de conhecimento e pela ausência de profissionais de confiança capazes de orientar os produtores.Alex Sandro Richter Won Mühlen; Ivo Martins Cezar; FERNANDO PAIM COSTA, CNPGC.WON MUHLEN, A. S. R.CEZAR, I. M.COSTA, F. P.2018-02-22T00:39:19Z2018-02-22T00:39:19Z2018-02-2120132018-02-22T00:39:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência Rural, Santa Maria, v. 43, n. 5, p. 937-943, maio 2013http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1087973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-02-22T00:39:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1087973Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-02-22T00:39:25falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-02-22T00:39:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Risco de preço na comercialização da soja: uso de derivativos pelos produtores rurais de Maracaju-MS.
title Risco de preço na comercialização da soja: uso de derivativos pelos produtores rurais de Maracaju-MS.
spellingShingle Risco de preço na comercialização da soja: uso de derivativos pelos produtores rurais de Maracaju-MS.
WON MUHLEN, A. S. R.
Perfi l diante do risco
Mercado futuro
Mercado de opções
title_short Risco de preço na comercialização da soja: uso de derivativos pelos produtores rurais de Maracaju-MS.
title_full Risco de preço na comercialização da soja: uso de derivativos pelos produtores rurais de Maracaju-MS.
title_fullStr Risco de preço na comercialização da soja: uso de derivativos pelos produtores rurais de Maracaju-MS.
title_full_unstemmed Risco de preço na comercialização da soja: uso de derivativos pelos produtores rurais de Maracaju-MS.
title_sort Risco de preço na comercialização da soja: uso de derivativos pelos produtores rurais de Maracaju-MS.
author WON MUHLEN, A. S. R.
author_facet WON MUHLEN, A. S. R.
CEZAR, I. M.
COSTA, F. P.
author_role author
author2 CEZAR, I. M.
COSTA, F. P.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alex Sandro Richter Won Mühlen; Ivo Martins Cezar; FERNANDO PAIM COSTA, CNPGC.
dc.contributor.author.fl_str_mv WON MUHLEN, A. S. R.
CEZAR, I. M.
COSTA, F. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Perfi l diante do risco
Mercado futuro
Mercado de opções
topic Perfi l diante do risco
Mercado futuro
Mercado de opções
description O presente trabalho analisou o comportamento do produtor de soja de Maracaju - MS quanto ao risco de preço e ao uso de derivativos agropecuários, buscando identificar os mecanismos de proteção de preço utilizados e as razões de seu uso ou rejeição. Para tanto, um questionário foi aplicado a uma amostra de produtores de soja, sendo também entrevistados representantes de tradings, armazéns gerais, cooperativas, corretoras e agentes financeiros. Constatou-se que a utilização de ferramentas de proteção de preço é ainda pouco expressiva, já que apenas 11% dos produtores usam o Mercado Futuro (hedge) e o Mercado de Opções, e 38% os utilizaram alguma vez. O principal mecanismo usado é o Mercado a Termo. Produtores que já usaram o Mercado Futuro (hedge) e o de opções atuam em médias e grandes propriedades, têm nível de escolaridade alto e estão mais capitalizados. A baixa utilização dos derivativos (Futuros e Opções) se dá, principalmente, pela falta de conhecimento e pela ausência de profissionais de confiança capazes de orientar os produtores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-02-22T00:39:19Z
2018-02-22T00:39:19Z
2018-02-21
2018-02-22T00:39:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência Rural, Santa Maria, v. 43, n. 5, p. 937-943, maio 2013
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1087973
identifier_str_mv Ciência Rural, Santa Maria, v. 43, n. 5, p. 937-943, maio 2013
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1087973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503450254376960