Sistema de gestão territorial da faixa de fronteira para a defesa agropecuária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FURTADO, A. L. dos S.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: COUTINHO, A. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/31389
Resumo: Os problemas sanitários agropecuários desconhecem fronteiras, principalmente quando há continuidade terrestre, como é o caso de faixa fronteiriça entre e o Paraguai, a Bolívia e o Peru. A Embrapa Monitoramento por Satélite e a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desenvolveram um sistema de gestão territorial da faixa de fronteira para a defesa agropecuária com o objetivo principal de contribuir para a erradicação da febre aftosa. O sistema agrupa, organiza e disponibiliza informações espaciais detalhadas de toda faixa de fronteira internacional, compreendida entre os estados brasileiros do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Peru, a Bolívia e o Paraguai. Para seu desenvolvimento, foi utilizada um base iconográfica composta por imagens dos satélites Landsat, CBERS, Eros e Spot. É fato que, ora a aplicação de todas as ferramentas fornecidas pelo sistema, é necessário que os agentes envolvidos percebam sua potencialidade. O sistema sozinho não é capaz de fornecer soluções para a erradicação da febre aftosa, assim como para o controle de outras zoonoses.
id EMBR_a3c8b156615b0fb5fd80a5ceebf9d3be
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/31389
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Sistema de gestão territorial da faixa de fronteira para a defesa agropecuária.AftosaPecuáriaSensoriamento RemotoOs problemas sanitários agropecuários desconhecem fronteiras, principalmente quando há continuidade terrestre, como é o caso de faixa fronteiriça entre e o Paraguai, a Bolívia e o Peru. A Embrapa Monitoramento por Satélite e a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desenvolveram um sistema de gestão territorial da faixa de fronteira para a defesa agropecuária com o objetivo principal de contribuir para a erradicação da febre aftosa. O sistema agrupa, organiza e disponibiliza informações espaciais detalhadas de toda faixa de fronteira internacional, compreendida entre os estados brasileiros do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Peru, a Bolívia e o Paraguai. Para seu desenvolvimento, foi utilizada um base iconográfica composta por imagens dos satélites Landsat, CBERS, Eros e Spot. É fato que, ora a aplicação de todas as ferramentas fornecidas pelo sistema, é necessário que os agentes envolvidos percebam sua potencialidade. O sistema sozinho não é capaz de fornecer soluções para a erradicação da febre aftosa, assim como para o controle de outras zoonoses.ANDRE LUIZ DOS SANTOS FURTADO, CNPM; ALEXANDRE CAMARGO COUTINHO, CNPM.FURTADO, A. L. dos S.COUTINHO, A. C.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2009-02-1720082014-08-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Política Agrícola, Brasília, DF, v. 17, n. 4, p. 83-94, out./nov./dez. 2008.1413-4969http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/31389porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:34:35Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/31389Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:34:35Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de gestão territorial da faixa de fronteira para a defesa agropecuária.
title Sistema de gestão territorial da faixa de fronteira para a defesa agropecuária.
spellingShingle Sistema de gestão territorial da faixa de fronteira para a defesa agropecuária.
FURTADO, A. L. dos S.
Aftosa
Pecuária
Sensoriamento Remoto
title_short Sistema de gestão territorial da faixa de fronteira para a defesa agropecuária.
title_full Sistema de gestão territorial da faixa de fronteira para a defesa agropecuária.
title_fullStr Sistema de gestão territorial da faixa de fronteira para a defesa agropecuária.
title_full_unstemmed Sistema de gestão territorial da faixa de fronteira para a defesa agropecuária.
title_sort Sistema de gestão territorial da faixa de fronteira para a defesa agropecuária.
author FURTADO, A. L. dos S.
author_facet FURTADO, A. L. dos S.
COUTINHO, A. C.
author_role author
author2 COUTINHO, A. C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDRE LUIZ DOS SANTOS FURTADO, CNPM; ALEXANDRE CAMARGO COUTINHO, CNPM.
dc.contributor.author.fl_str_mv FURTADO, A. L. dos S.
COUTINHO, A. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Aftosa
Pecuária
Sensoriamento Remoto
topic Aftosa
Pecuária
Sensoriamento Remoto
description Os problemas sanitários agropecuários desconhecem fronteiras, principalmente quando há continuidade terrestre, como é o caso de faixa fronteiriça entre e o Paraguai, a Bolívia e o Peru. A Embrapa Monitoramento por Satélite e a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desenvolveram um sistema de gestão territorial da faixa de fronteira para a defesa agropecuária com o objetivo principal de contribuir para a erradicação da febre aftosa. O sistema agrupa, organiza e disponibiliza informações espaciais detalhadas de toda faixa de fronteira internacional, compreendida entre os estados brasileiros do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Peru, a Bolívia e o Paraguai. Para seu desenvolvimento, foi utilizada um base iconográfica composta por imagens dos satélites Landsat, CBERS, Eros e Spot. É fato que, ora a aplicação de todas as ferramentas fornecidas pelo sistema, é necessário que os agentes envolvidos percebam sua potencialidade. O sistema sozinho não é capaz de fornecer soluções para a erradicação da febre aftosa, assim como para o controle de outras zoonoses.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2009-02-17
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2014-08-25T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Política Agrícola, Brasília, DF, v. 17, n. 4, p. 83-94, out./nov./dez. 2008.
1413-4969
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/31389
identifier_str_mv Revista Política Agrícola, Brasília, DF, v. 17, n. 4, p. 83-94, out./nov./dez. 2008.
1413-4969
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/31389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695142913507328