Rizogênese in vitro de híbrido de pimenteira-do-reino sob a ação dos reguladores de crescimento AIB e ANA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PONTE, N. H. T. da
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: SANTOS, L. R. R. dos, SILVA, I. L. do S. S. da, LEMOS, O. F. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161235
Resumo: A fusariose é uma doença que tem comprometido grandes áreas plantadas de P. nigrum, ocasionando grandes perdas na produção. Dessa forma, as técnicas de cultura de tecidos surgem como uma alternativa para auxiliar na solução de problemas relacionados ao cultivo por meio da produção e clonagem de mudas sadias e dos programas de melhoramento genético visando ao aumento da produtividade da pimenta–do–reino. O experimento foi executado no laboratório de Recursos Genéticos e de Biotecnologia Vegetal da Embrapa Amazônia Oriental, Belém-PA. O material vegetal utilizado foram segmentos caulinares com gemas apicais e axilares do híbrido intraespecífico de pimenta-do-reino (Piper nigrum L.), proveniente do cruzamento entre as cultivares Apra x Guajarina. Os explantes foram inoculadas em frascos de 300 mL, contendo 40 mL de meio de enraizamento ½ MS suplementado com diferentes combinações dos reguladores de crescimento ANA e AIB (0,0; 0,1; 0,2; 0,5 mg.L-1). Considerando a média por frasco em cada tratamento, os dados foram analisados através de análise de variâncias e teste de Tukey a 5% de probabilidade para comparação das médias, utilizando o programa ASSISTAT 7.7 beta. Para a obtenção de brotos enraizados, as concentrações 0,2 e 0,5 mg L-1 de ANA foram as mais eficientes para estimular o aumento de comprimento de brotos e número de raízes, respectivamente.
id EMBR_a4615316ef3c95acd4a32d3950087bd2
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1161235
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Rizogênese in vitro de híbrido de pimenteira-do-reino sob a ação dos reguladores de crescimento AIB e ANA.Indução de raízesPimenta do ReinoPiper NigrumÁcido IndolbutíricoÁcido NaftalenoacéticoA fusariose é uma doença que tem comprometido grandes áreas plantadas de P. nigrum, ocasionando grandes perdas na produção. Dessa forma, as técnicas de cultura de tecidos surgem como uma alternativa para auxiliar na solução de problemas relacionados ao cultivo por meio da produção e clonagem de mudas sadias e dos programas de melhoramento genético visando ao aumento da produtividade da pimenta–do–reino. O experimento foi executado no laboratório de Recursos Genéticos e de Biotecnologia Vegetal da Embrapa Amazônia Oriental, Belém-PA. O material vegetal utilizado foram segmentos caulinares com gemas apicais e axilares do híbrido intraespecífico de pimenta-do-reino (Piper nigrum L.), proveniente do cruzamento entre as cultivares Apra x Guajarina. Os explantes foram inoculadas em frascos de 300 mL, contendo 40 mL de meio de enraizamento ½ MS suplementado com diferentes combinações dos reguladores de crescimento ANA e AIB (0,0; 0,1; 0,2; 0,5 mg.L-1). Considerando a média por frasco em cada tratamento, os dados foram analisados através de análise de variâncias e teste de Tukey a 5% de probabilidade para comparação das médias, utilizando o programa ASSISTAT 7.7 beta. Para a obtenção de brotos enraizados, as concentrações 0,2 e 0,5 mg L-1 de ANA foram as mais eficientes para estimular o aumento de comprimento de brotos e número de raízes, respectivamente.NARA HELENA TAVARES DA PONTE, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ; LANA ROBERTA REIS DOS SANTOS, INSTITUTO DE TERRAS DO PARÁ; IRIS LETTIERE DO SOCORRO SANTOS DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU.PONTE, N. H. T. daSANTOS, L. R. R. dosSILVA, I. L. do S. S. daLEMOS, O. F. de2024-01-23T20:32:29Z2024-01-23T20:32:29Z2024-01-232024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Observatorio de La Economia Latinoamericana, v. 22, n. 1, p. 1714-1726, 2024.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161235porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-01-23T20:32:29Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1161235Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542024-01-23T20:32:29falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-01-23T20:32:29Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Rizogênese in vitro de híbrido de pimenteira-do-reino sob a ação dos reguladores de crescimento AIB e ANA.
title Rizogênese in vitro de híbrido de pimenteira-do-reino sob a ação dos reguladores de crescimento AIB e ANA.
spellingShingle Rizogênese in vitro de híbrido de pimenteira-do-reino sob a ação dos reguladores de crescimento AIB e ANA.
PONTE, N. H. T. da
Indução de raízes
Pimenta do Reino
Piper Nigrum
Ácido Indolbutírico
Ácido Naftalenoacético
title_short Rizogênese in vitro de híbrido de pimenteira-do-reino sob a ação dos reguladores de crescimento AIB e ANA.
title_full Rizogênese in vitro de híbrido de pimenteira-do-reino sob a ação dos reguladores de crescimento AIB e ANA.
title_fullStr Rizogênese in vitro de híbrido de pimenteira-do-reino sob a ação dos reguladores de crescimento AIB e ANA.
title_full_unstemmed Rizogênese in vitro de híbrido de pimenteira-do-reino sob a ação dos reguladores de crescimento AIB e ANA.
title_sort Rizogênese in vitro de híbrido de pimenteira-do-reino sob a ação dos reguladores de crescimento AIB e ANA.
author PONTE, N. H. T. da
author_facet PONTE, N. H. T. da
SANTOS, L. R. R. dos
SILVA, I. L. do S. S. da
LEMOS, O. F. de
author_role author
author2 SANTOS, L. R. R. dos
SILVA, I. L. do S. S. da
LEMOS, O. F. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv NARA HELENA TAVARES DA PONTE, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ; LANA ROBERTA REIS DOS SANTOS, INSTITUTO DE TERRAS DO PARÁ; IRIS LETTIERE DO SOCORRO SANTOS DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv PONTE, N. H. T. da
SANTOS, L. R. R. dos
SILVA, I. L. do S. S. da
LEMOS, O. F. de
dc.subject.por.fl_str_mv Indução de raízes
Pimenta do Reino
Piper Nigrum
Ácido Indolbutírico
Ácido Naftalenoacético
topic Indução de raízes
Pimenta do Reino
Piper Nigrum
Ácido Indolbutírico
Ácido Naftalenoacético
description A fusariose é uma doença que tem comprometido grandes áreas plantadas de P. nigrum, ocasionando grandes perdas na produção. Dessa forma, as técnicas de cultura de tecidos surgem como uma alternativa para auxiliar na solução de problemas relacionados ao cultivo por meio da produção e clonagem de mudas sadias e dos programas de melhoramento genético visando ao aumento da produtividade da pimenta–do–reino. O experimento foi executado no laboratório de Recursos Genéticos e de Biotecnologia Vegetal da Embrapa Amazônia Oriental, Belém-PA. O material vegetal utilizado foram segmentos caulinares com gemas apicais e axilares do híbrido intraespecífico de pimenta-do-reino (Piper nigrum L.), proveniente do cruzamento entre as cultivares Apra x Guajarina. Os explantes foram inoculadas em frascos de 300 mL, contendo 40 mL de meio de enraizamento ½ MS suplementado com diferentes combinações dos reguladores de crescimento ANA e AIB (0,0; 0,1; 0,2; 0,5 mg.L-1). Considerando a média por frasco em cada tratamento, os dados foram analisados através de análise de variâncias e teste de Tukey a 5% de probabilidade para comparação das médias, utilizando o programa ASSISTAT 7.7 beta. Para a obtenção de brotos enraizados, as concentrações 0,2 e 0,5 mg L-1 de ANA foram as mais eficientes para estimular o aumento de comprimento de brotos e número de raízes, respectivamente.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-23T20:32:29Z
2024-01-23T20:32:29Z
2024-01-23
2024
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Observatorio de La Economia Latinoamericana, v. 22, n. 1, p. 1714-1726, 2024.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161235
identifier_str_mv Revista Observatorio de La Economia Latinoamericana, v. 22, n. 1, p. 1714-1726, 2024.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503556164747264