Efeito de fosfatos naturais em plantas de melão cultivadas em vasos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIA, C. M. B. de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: SILVA, D. J., PINTO, J. M., GOMES, T. C. de A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/158201
Resumo: Com o advento da agricultura orgânica no Vale do Submédio São Francisco, surge a demanda por técnicas que atendam aos princípios desse sistema de exploração agrícola. Dessa forma, realizou-se este trabalho com o objetivo de avaliar a eficiência de fosfatos naturais em três solos (argissolo Acinzentado distrófico - PACd, Argissolo Amarelo eutrofico - PAe e Vertissolo - V) da região, cultivados com melão (Cucumis melo) em vasos, na Embrapa Semi-Árido. Os tratmentos constituíram um fatorial (3 x 4) + 1, sendo três doses de P (40, 80 e 160 mg dm-³ de P2O5), quatro fontes de P (superfosfato triplo-ST, termofosfato-TM, fosfato natural de Gafsa-FG e fosfato natural Fosbahia-FB) e uma testemunha sem P, dispostos no delineamento experimental inteiramente casualizado, com três repetições. Cada solo constitui um ensaio. Após 38 dias de cultivo do melão, avaliaram-se a produção de matéria seca (MS) da parte aérea, o P absorvido pela planta e o P do solo extraído pelos métodos de Mehlich-1 e resina de troca aniônica (RTA). No V e PACd, os fosfatos apresentaram-se menos eficientes que no PAe. O TM foi a fonte de P que apresentou maior eficiência para produção de MS do melão nos três solos (56 a 100% em relação ao superfosfato triplo). No PAe, o FG também mostrou boa eficiência, sendo equivalente a 80% do superfosfato triplo). Os extratores Mehlich e RTA foram igualmente eficientes para avaliar a disponibilidade do P.
id EMBR_a4dc7c216e2efc3569239d73e29623ee
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/158201
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito de fosfatos naturais em plantas de melão cultivadas em vasos.Extrator químicoCucumis MeloFósforoMelãoSoloMelonsCom o advento da agricultura orgânica no Vale do Submédio São Francisco, surge a demanda por técnicas que atendam aos princípios desse sistema de exploração agrícola. Dessa forma, realizou-se este trabalho com o objetivo de avaliar a eficiência de fosfatos naturais em três solos (argissolo Acinzentado distrófico - PACd, Argissolo Amarelo eutrofico - PAe e Vertissolo - V) da região, cultivados com melão (Cucumis melo) em vasos, na Embrapa Semi-Árido. Os tratmentos constituíram um fatorial (3 x 4) + 1, sendo três doses de P (40, 80 e 160 mg dm-³ de P2O5), quatro fontes de P (superfosfato triplo-ST, termofosfato-TM, fosfato natural de Gafsa-FG e fosfato natural Fosbahia-FB) e uma testemunha sem P, dispostos no delineamento experimental inteiramente casualizado, com três repetições. Cada solo constitui um ensaio. Após 38 dias de cultivo do melão, avaliaram-se a produção de matéria seca (MS) da parte aérea, o P absorvido pela planta e o P do solo extraído pelos métodos de Mehlich-1 e resina de troca aniônica (RTA). No V e PACd, os fosfatos apresentaram-se menos eficientes que no PAe. O TM foi a fonte de P que apresentou maior eficiência para produção de MS do melão nos três solos (56 a 100% em relação ao superfosfato triplo). No PAe, o FG também mostrou boa eficiência, sendo equivalente a 80% do superfosfato triplo). Os extratores Mehlich e RTA foram igualmente eficientes para avaliar a disponibilidade do P.CLEMENTINO MARCOS BATISTA DE FARIA, CPATSADAVI JOSE SILVA, CPATSAJOSE MARIA PINTO, CPATSATAMARA CLAUDIA DE ARAUJO GOMES, CPATSA.FARIA, C. M. B. deSILVA, D. J.PINTO, J. M.GOMES, T. C. de A.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2007-01-2520062019-04-16T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Ciência do Solo, v. 30, n. 6, p. 1083-1091, 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/158201porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:31:13Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/158201Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:31:13Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de fosfatos naturais em plantas de melão cultivadas em vasos.
title Efeito de fosfatos naturais em plantas de melão cultivadas em vasos.
spellingShingle Efeito de fosfatos naturais em plantas de melão cultivadas em vasos.
FARIA, C. M. B. de
Extrator químico
Cucumis Melo
Fósforo
Melão
Solo
Melons
title_short Efeito de fosfatos naturais em plantas de melão cultivadas em vasos.
title_full Efeito de fosfatos naturais em plantas de melão cultivadas em vasos.
title_fullStr Efeito de fosfatos naturais em plantas de melão cultivadas em vasos.
title_full_unstemmed Efeito de fosfatos naturais em plantas de melão cultivadas em vasos.
title_sort Efeito de fosfatos naturais em plantas de melão cultivadas em vasos.
author FARIA, C. M. B. de
author_facet FARIA, C. M. B. de
SILVA, D. J.
PINTO, J. M.
GOMES, T. C. de A.
author_role author
author2 SILVA, D. J.
PINTO, J. M.
GOMES, T. C. de A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLEMENTINO MARCOS BATISTA DE FARIA, CPATSA
DAVI JOSE SILVA, CPATSA
JOSE MARIA PINTO, CPATSA
TAMARA CLAUDIA DE ARAUJO GOMES, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv FARIA, C. M. B. de
SILVA, D. J.
PINTO, J. M.
GOMES, T. C. de A.
dc.subject.por.fl_str_mv Extrator químico
Cucumis Melo
Fósforo
Melão
Solo
Melons
topic Extrator químico
Cucumis Melo
Fósforo
Melão
Solo
Melons
description Com o advento da agricultura orgânica no Vale do Submédio São Francisco, surge a demanda por técnicas que atendam aos princípios desse sistema de exploração agrícola. Dessa forma, realizou-se este trabalho com o objetivo de avaliar a eficiência de fosfatos naturais em três solos (argissolo Acinzentado distrófico - PACd, Argissolo Amarelo eutrofico - PAe e Vertissolo - V) da região, cultivados com melão (Cucumis melo) em vasos, na Embrapa Semi-Árido. Os tratmentos constituíram um fatorial (3 x 4) + 1, sendo três doses de P (40, 80 e 160 mg dm-³ de P2O5), quatro fontes de P (superfosfato triplo-ST, termofosfato-TM, fosfato natural de Gafsa-FG e fosfato natural Fosbahia-FB) e uma testemunha sem P, dispostos no delineamento experimental inteiramente casualizado, com três repetições. Cada solo constitui um ensaio. Após 38 dias de cultivo do melão, avaliaram-se a produção de matéria seca (MS) da parte aérea, o P absorvido pela planta e o P do solo extraído pelos métodos de Mehlich-1 e resina de troca aniônica (RTA). No V e PACd, os fosfatos apresentaram-se menos eficientes que no PAe. O TM foi a fonte de P que apresentou maior eficiência para produção de MS do melão nos três solos (56 a 100% em relação ao superfosfato triplo). No PAe, o FG também mostrou boa eficiência, sendo equivalente a 80% do superfosfato triplo). Os extratores Mehlich e RTA foram igualmente eficientes para avaliar a disponibilidade do P.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2007-01-25
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2019-04-16T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 30, n. 6, p. 1083-1091, 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/158201
identifier_str_mv Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 30, n. 6, p. 1083-1091, 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/158201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695159971741696