Os cotidianos das famílias agricultoras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO, R. de A.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: DEMENECH, F., ANTUNES, I. F., BEVILAQUA, G. A. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152664
Resumo: A agricultura emergiu como uma forma de adaptação ao meio que nossos ancestrais almejavam sobreviver. Para manter essa nova descoberta, percepções, sentidos, ações necessitavam ser transmitidas para as próximas gerações. Dessa forma, objetivou-se conceituar o que são os cotidianos rurais como um espaçotempo de criação, invenção, reinvenção e construção de conhecimento. Utilizou-se uma pesquisa qualitativa e participativa cuja técnica de pesquisa são as conversas. O ambiente de pesquisa caracteriza pelos municípios de Rio Grande e São José do Norte, com oito famílias agricultoras guardiãs de sementes como foco de análise. Percebe-se que os cotidianos rurais se configuram por meio de uma rede de saberes, fazeres, poderes que é capaz de interligar os atores sociais, perpetuar a agrobiodiversidade, e os saberes e práticas que lhe são intrínsecos. A semente crioula passa a ser a agulha que tece e une os diversos atores em uma única rede de compartilhamento de sementes, simbolismos, significações, cultura.
id EMBR_a6309543039187bf4b259c52b408ce8e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1152664
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Os cotidianos das famílias agricultoras.AgriculturaAgricultura FamiliarA agricultura emergiu como uma forma de adaptação ao meio que nossos ancestrais almejavam sobreviver. Para manter essa nova descoberta, percepções, sentidos, ações necessitavam ser transmitidas para as próximas gerações. Dessa forma, objetivou-se conceituar o que são os cotidianos rurais como um espaçotempo de criação, invenção, reinvenção e construção de conhecimento. Utilizou-se uma pesquisa qualitativa e participativa cuja técnica de pesquisa são as conversas. O ambiente de pesquisa caracteriza pelos municípios de Rio Grande e São José do Norte, com oito famílias agricultoras guardiãs de sementes como foco de análise. Percebe-se que os cotidianos rurais se configuram por meio de uma rede de saberes, fazeres, poderes que é capaz de interligar os atores sociais, perpetuar a agrobiodiversidade, e os saberes e práticas que lhe são intrínsecos. A semente crioula passa a ser a agulha que tece e une os diversos atores em uma única rede de compartilhamento de sementes, simbolismos, significações, cultura.Anais da Reunião Técnica sobre Agroecologia: Agroecologia, Resiliência e Bem Viver, 2021, Pelotas.RÉGIS DE ARAUJO PINHEIRO; FLAVIANA DEMENECH; IRAJA FERREIRA ANTUNES, CPACT; GILBERTO ANTONIO PERIPOLLI BEVILAQUA, CPACT.PINHEIRO, R. de A.DEMENECH, F.ANTUNES, I. F.BEVILAQUA, G. A. P.2023-03-23T18:51:20Z2023-03-23T18:51:20Z2023-03-232022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCadernos de Agroecologia, v. 17, n. 3, 2022.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-03-23T18:51:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1152664Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-03-23T18:51:20falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-03-23T18:51:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Os cotidianos das famílias agricultoras.
title Os cotidianos das famílias agricultoras.
spellingShingle Os cotidianos das famílias agricultoras.
PINHEIRO, R. de A.
Agricultura
Agricultura Familiar
title_short Os cotidianos das famílias agricultoras.
title_full Os cotidianos das famílias agricultoras.
title_fullStr Os cotidianos das famílias agricultoras.
title_full_unstemmed Os cotidianos das famílias agricultoras.
title_sort Os cotidianos das famílias agricultoras.
author PINHEIRO, R. de A.
author_facet PINHEIRO, R. de A.
DEMENECH, F.
ANTUNES, I. F.
BEVILAQUA, G. A. P.
author_role author
author2 DEMENECH, F.
ANTUNES, I. F.
BEVILAQUA, G. A. P.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RÉGIS DE ARAUJO PINHEIRO; FLAVIANA DEMENECH; IRAJA FERREIRA ANTUNES, CPACT; GILBERTO ANTONIO PERIPOLLI BEVILAQUA, CPACT.
dc.contributor.author.fl_str_mv PINHEIRO, R. de A.
DEMENECH, F.
ANTUNES, I. F.
BEVILAQUA, G. A. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura
Agricultura Familiar
topic Agricultura
Agricultura Familiar
description A agricultura emergiu como uma forma de adaptação ao meio que nossos ancestrais almejavam sobreviver. Para manter essa nova descoberta, percepções, sentidos, ações necessitavam ser transmitidas para as próximas gerações. Dessa forma, objetivou-se conceituar o que são os cotidianos rurais como um espaçotempo de criação, invenção, reinvenção e construção de conhecimento. Utilizou-se uma pesquisa qualitativa e participativa cuja técnica de pesquisa são as conversas. O ambiente de pesquisa caracteriza pelos municípios de Rio Grande e São José do Norte, com oito famílias agricultoras guardiãs de sementes como foco de análise. Percebe-se que os cotidianos rurais se configuram por meio de uma rede de saberes, fazeres, poderes que é capaz de interligar os atores sociais, perpetuar a agrobiodiversidade, e os saberes e práticas que lhe são intrínsecos. A semente crioula passa a ser a agulha que tece e une os diversos atores em uma única rede de compartilhamento de sementes, simbolismos, significações, cultura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-23T18:51:20Z
2023-03-23T18:51:20Z
2023-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Agroecologia, v. 17, n. 3, 2022.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152664
identifier_str_mv Cadernos de Agroecologia, v. 17, n. 3, 2022.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503542201909248