Transição agroecológica: sonho ou realidade? Uma reflexão do Polo Rio Capim do PROAMBIENTE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, H.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: KATO, O., OLIVEIRA, T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976116
Resumo: Identifica e analisa as mudanças de práticas agrícolas ou não agrícolas ocorridas nos lotes dos agentes comunitários e agricultores familiares do Polo Rio Capim do PROAMBIENTE. Os objetivos do estudo foram alcançados por meio de pesquisa de campo onde se utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa. Os indivíduos estudados (agentes e agricultores) foram analisados por tipos: A, B e C. As conclusões revelam que os agentes do tipo A sofreram elevada influência de processos de formação anterior ao PROAMBIENTE o que incidiu na mudança de práticas agrícolas. Os agentes do tipo B têm dificuldade na implantação de ações agroecológicas principalmente pelo seu envolvimento político/sindical. Já os agentes do tipo C de igual modo ao tipo B possuem elevado envolvimento político. De modo geral os processos de formação técnica/sensibilização que geraram mudanças nas unidades dos agricultores independentemente do tipo em que foram classificados, em sua maioria foram promovidos pelo PROAMBIENTE
id EMBR_a69848929f695dd3c65ace650f9240df
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/976116
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Transição agroecológica: sonho ou realidade? Uma reflexão do Polo Rio Capim do PROAMBIENTE.AgroecologiaAgentesAgricultoresProcessosPráticasIdentifica e analisa as mudanças de práticas agrícolas ou não agrícolas ocorridas nos lotes dos agentes comunitários e agricultores familiares do Polo Rio Capim do PROAMBIENTE. Os objetivos do estudo foram alcançados por meio de pesquisa de campo onde se utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa. Os indivíduos estudados (agentes e agricultores) foram analisados por tipos: A, B e C. As conclusões revelam que os agentes do tipo A sofreram elevada influência de processos de formação anterior ao PROAMBIENTE o que incidiu na mudança de práticas agrícolas. Os agentes do tipo B têm dificuldade na implantação de ações agroecológicas principalmente pelo seu envolvimento político/sindical. Já os agentes do tipo C de igual modo ao tipo B possuem elevado envolvimento político. De modo geral os processos de formação técnica/sensibilização que geraram mudanças nas unidades dos agricultores independentemente do tipo em que foram classificados, em sua maioria foram promovidos pelo PROAMBIENTEResumos do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia - Porto Alegre/RS - 25 a 28/11/2013.Huandria NASCIMENTO, UFPA; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; Terezinha OLIVEIRA, ufpa.NASCIMENTO, H.KATO, O.OLIVEIRA, T.2014-01-14T11:11:11Z2014-01-14T11:11:11Z2014-01-1420132015-04-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, nov. 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976116porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:49:58Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/976116Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:49:58falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:49:58Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Transição agroecológica: sonho ou realidade? Uma reflexão do Polo Rio Capim do PROAMBIENTE.
title Transição agroecológica: sonho ou realidade? Uma reflexão do Polo Rio Capim do PROAMBIENTE.
spellingShingle Transição agroecológica: sonho ou realidade? Uma reflexão do Polo Rio Capim do PROAMBIENTE.
NASCIMENTO, H.
Agroecologia
Agentes
Agricultores
Processos
Práticas
title_short Transição agroecológica: sonho ou realidade? Uma reflexão do Polo Rio Capim do PROAMBIENTE.
title_full Transição agroecológica: sonho ou realidade? Uma reflexão do Polo Rio Capim do PROAMBIENTE.
title_fullStr Transição agroecológica: sonho ou realidade? Uma reflexão do Polo Rio Capim do PROAMBIENTE.
title_full_unstemmed Transição agroecológica: sonho ou realidade? Uma reflexão do Polo Rio Capim do PROAMBIENTE.
title_sort Transição agroecológica: sonho ou realidade? Uma reflexão do Polo Rio Capim do PROAMBIENTE.
author NASCIMENTO, H.
author_facet NASCIMENTO, H.
KATO, O.
OLIVEIRA, T.
author_role author
author2 KATO, O.
OLIVEIRA, T.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Huandria NASCIMENTO, UFPA; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; Terezinha OLIVEIRA, ufpa.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, H.
KATO, O.
OLIVEIRA, T.
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia
Agentes
Agricultores
Processos
Práticas
topic Agroecologia
Agentes
Agricultores
Processos
Práticas
description Identifica e analisa as mudanças de práticas agrícolas ou não agrícolas ocorridas nos lotes dos agentes comunitários e agricultores familiares do Polo Rio Capim do PROAMBIENTE. Os objetivos do estudo foram alcançados por meio de pesquisa de campo onde se utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa. Os indivíduos estudados (agentes e agricultores) foram analisados por tipos: A, B e C. As conclusões revelam que os agentes do tipo A sofreram elevada influência de processos de formação anterior ao PROAMBIENTE o que incidiu na mudança de práticas agrícolas. Os agentes do tipo B têm dificuldade na implantação de ações agroecológicas principalmente pelo seu envolvimento político/sindical. Já os agentes do tipo C de igual modo ao tipo B possuem elevado envolvimento político. De modo geral os processos de formação técnica/sensibilização que geraram mudanças nas unidades dos agricultores independentemente do tipo em que foram classificados, em sua maioria foram promovidos pelo PROAMBIENTE
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-01-14T11:11:11Z
2014-01-14T11:11:11Z
2014-01-14
2015-04-07T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, nov. 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976116
identifier_str_mv Cadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, nov. 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503385482788864