Efeito da desrama sobre a espessura e a densidade da madeira de anéis de crescimento de Pinus taeda L.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, J. C. D.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: AHRENS, S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311596
Resumo: Estudou-se o efeito da desrama sobre a espessura e a densidade dos anéis de crescimento de árvores jovens de Pinus taeda L, na posição correspondente ao DAP, a 1,30 m de altura. Nos anéis de crescimento formados no primeiro ano após a aplicação dos tratamentos, observou-se um aumento nas respectivas densidades apenas para o tratamento mais severo, correspondente à remoção dos ramos até a altura de 3,0 m, aos quatro anos de idade. Este efeito não foi observado nos anos subsequentes. Com relação à espessura dos anéis, constatou-se uma redução inicial no primeiro ano após a desrama, também apenas para o tratamento mais severo. Ambos os tratamentos em que se praticou a desrama determinaram um acréscimo significativo na espessura dos anéis, nos terceiro e quarto anos subseqüentes, sugerindo um balanço trófico negativo dos ramos inferiores da copa naquele período. Assim, se aplicada adequadamente, a desrama pode contribuir para o crescimento do fuste, além de melhorar a qualidade da madeira.
id EMBR_a6b3458fd01ac315c8bcdfc39d675047
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/311596
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito da desrama sobre a espessura e a densidade da madeira de anéis de crescimento de Pinus taeda L.Pinus tedaPrunningMadeiraPodawoodEstudou-se o efeito da desrama sobre a espessura e a densidade dos anéis de crescimento de árvores jovens de Pinus taeda L, na posição correspondente ao DAP, a 1,30 m de altura. Nos anéis de crescimento formados no primeiro ano após a aplicação dos tratamentos, observou-se um aumento nas respectivas densidades apenas para o tratamento mais severo, correspondente à remoção dos ramos até a altura de 3,0 m, aos quatro anos de idade. Este efeito não foi observado nos anos subsequentes. Com relação à espessura dos anéis, constatou-se uma redução inicial no primeiro ano após a desrama, também apenas para o tratamento mais severo. Ambos os tratamentos em que se praticou a desrama determinaram um acréscimo significativo na espessura dos anéis, nos terceiro e quarto anos subseqüentes, sugerindo um balanço trófico negativo dos ramos inferiores da copa naquele período. Assim, se aplicada adequadamente, a desrama pode contribuir para o crescimento do fuste, além de melhorar a qualidade da madeira.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2005-10-1820032015-02-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 46, p. 47-56, jan./jun. 2003.1517-6371http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311596porPEREIRA, J. C. D.AHRENS, S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2015-02-11T08:59:11Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/311596Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542015-02-11T08:59:11Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da desrama sobre a espessura e a densidade da madeira de anéis de crescimento de Pinus taeda L.
title Efeito da desrama sobre a espessura e a densidade da madeira de anéis de crescimento de Pinus taeda L.
spellingShingle Efeito da desrama sobre a espessura e a densidade da madeira de anéis de crescimento de Pinus taeda L.
PEREIRA, J. C. D.
Pinus teda
Prunning
Madeira
Poda
wood
title_short Efeito da desrama sobre a espessura e a densidade da madeira de anéis de crescimento de Pinus taeda L.
title_full Efeito da desrama sobre a espessura e a densidade da madeira de anéis de crescimento de Pinus taeda L.
title_fullStr Efeito da desrama sobre a espessura e a densidade da madeira de anéis de crescimento de Pinus taeda L.
title_full_unstemmed Efeito da desrama sobre a espessura e a densidade da madeira de anéis de crescimento de Pinus taeda L.
title_sort Efeito da desrama sobre a espessura e a densidade da madeira de anéis de crescimento de Pinus taeda L.
author PEREIRA, J. C. D.
author_facet PEREIRA, J. C. D.
AHRENS, S.
author_role author
author2 AHRENS, S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, J. C. D.
AHRENS, S.
dc.subject.por.fl_str_mv Pinus teda
Prunning
Madeira
Poda
wood
topic Pinus teda
Prunning
Madeira
Poda
wood
description Estudou-se o efeito da desrama sobre a espessura e a densidade dos anéis de crescimento de árvores jovens de Pinus taeda L, na posição correspondente ao DAP, a 1,30 m de altura. Nos anéis de crescimento formados no primeiro ano após a aplicação dos tratamentos, observou-se um aumento nas respectivas densidades apenas para o tratamento mais severo, correspondente à remoção dos ramos até a altura de 3,0 m, aos quatro anos de idade. Este efeito não foi observado nos anos subsequentes. Com relação à espessura dos anéis, constatou-se uma redução inicial no primeiro ano após a desrama, também apenas para o tratamento mais severo. Ambos os tratamentos em que se praticou a desrama determinaram um acréscimo significativo na espessura dos anéis, nos terceiro e quarto anos subseqüentes, sugerindo um balanço trófico negativo dos ramos inferiores da copa naquele período. Assim, se aplicada adequadamente, a desrama pode contribuir para o crescimento do fuste, além de melhorar a qualidade da madeira.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2005-10-18
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-10T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 46, p. 47-56, jan./jun. 2003.
1517-6371
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311596
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 46, p. 47-56, jan./jun. 2003.
1517-6371
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695140793286656