Atividade enzimática do solo sob sistema de produção orgânica e convencional na cultura da cana-de-açúcar em Goiás.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EVANGELISTA, C. R.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: PARTELLI, F. L., FERREIRA, E. P. de B., CORRECHEL, V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/932367
Resumo: Objetivou-se avaliar a atividade das enzimas ligadas ao ciclo do carbono, a mineralização do fosforo e atividade enzimática total do solo cultivado com cana-de-açúcar orgânica certificada com e sem revolvimento do solo, orgânica em certificação, convencional com e sem queima da palhada e uma área remanescente de Cerrado no município de Goiatuba, GO, Brasil. Foi realizada coleta de solo em marco (período chuvoso) e setembro (período de estiagem) de 2009, na profundidade de 0-10 cm, para analises de matéria orgânica, pH, P, granulometria e atividade enzimática total, B-glicosidase e fosfatase acida. Os dados foram submetidos as analises descritiva e multivariada. O sistema de produção orgânico certificado de cana-de-açúcar sem revolvimento do solo apresentou maiores níveis de atividade da B-glicosidase, indicando maior ciclagem da matéria orgânica em relação aos outros sistemas. Os maiores valores de fosfatase acida foram observados nas coletas amostradas no período chuvoso na área remanescente de Cerrado, seguido pelo sistema de produção orgânico certificado sem revolvimento do solo. Menor atividade enzimática total foi observada no sistema que utiliza a queima da palhada antes da colheita. O solo remanescente de Cerrado seguido pelo sistema orgânico certificado de cana-de-açúcar sem revolvimento apresentaram os melhores indicadores de qualidade de solo.
id EMBR_a8c7fc9d91dd8eb6280fecfbd4c5d995
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/932367
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Atividade enzimática do solo sob sistema de produção orgânica e convencional na cultura da cana-de-açúcar em Goiás.GoiásFósforo orgânicoManejo orgânicoMineralização do carbonoCana de açúcarSistema de produçãoSoloProdução orgânicaFosfatase ácidaObjetivou-se avaliar a atividade das enzimas ligadas ao ciclo do carbono, a mineralização do fosforo e atividade enzimática total do solo cultivado com cana-de-açúcar orgânica certificada com e sem revolvimento do solo, orgânica em certificação, convencional com e sem queima da palhada e uma área remanescente de Cerrado no município de Goiatuba, GO, Brasil. Foi realizada coleta de solo em marco (período chuvoso) e setembro (período de estiagem) de 2009, na profundidade de 0-10 cm, para analises de matéria orgânica, pH, P, granulometria e atividade enzimática total, B-glicosidase e fosfatase acida. Os dados foram submetidos as analises descritiva e multivariada. O sistema de produção orgânico certificado de cana-de-açúcar sem revolvimento do solo apresentou maiores níveis de atividade da B-glicosidase, indicando maior ciclagem da matéria orgânica em relação aos outros sistemas. Os maiores valores de fosfatase acida foram observados nas coletas amostradas no período chuvoso na área remanescente de Cerrado, seguido pelo sistema de produção orgânico certificado sem revolvimento do solo. Menor atividade enzimática total foi observada no sistema que utiliza a queima da palhada antes da colheita. O solo remanescente de Cerrado seguido pelo sistema orgânico certificado de cana-de-açúcar sem revolvimento apresentaram os melhores indicadores de qualidade de solo.CRISTIANO RAMOS EVANGELISTA, consultor SEBRAE-GO; FÁBIO LUIZ PARTELLI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; ENDERSON PETRONIO DE BRITO FERREIRA, CNPAF; VLÁDIA CORRECHEL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.EVANGELISTA, C. R.PARTELLI, F. L.FERREIRA, E. P. de B.CORRECHEL, V.2012-08-28T11:11:11Z2012-08-28T11:11:11Z2012-08-2820122012-08-28T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSemina. Ciências Agrárias, v. 33, n. 4, p. 1251-1262, jul./ago. 2012.1679-0359http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/932367porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:55:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/932367Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:55:50falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:55:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade enzimática do solo sob sistema de produção orgânica e convencional na cultura da cana-de-açúcar em Goiás.
title Atividade enzimática do solo sob sistema de produção orgânica e convencional na cultura da cana-de-açúcar em Goiás.
spellingShingle Atividade enzimática do solo sob sistema de produção orgânica e convencional na cultura da cana-de-açúcar em Goiás.
EVANGELISTA, C. R.
Goiás
Fósforo orgânico
Manejo orgânico
Mineralização do carbono
Cana de açúcar
Sistema de produção
Solo
Produção orgânica
Fosfatase ácida
title_short Atividade enzimática do solo sob sistema de produção orgânica e convencional na cultura da cana-de-açúcar em Goiás.
title_full Atividade enzimática do solo sob sistema de produção orgânica e convencional na cultura da cana-de-açúcar em Goiás.
title_fullStr Atividade enzimática do solo sob sistema de produção orgânica e convencional na cultura da cana-de-açúcar em Goiás.
title_full_unstemmed Atividade enzimática do solo sob sistema de produção orgânica e convencional na cultura da cana-de-açúcar em Goiás.
title_sort Atividade enzimática do solo sob sistema de produção orgânica e convencional na cultura da cana-de-açúcar em Goiás.
author EVANGELISTA, C. R.
author_facet EVANGELISTA, C. R.
PARTELLI, F. L.
FERREIRA, E. P. de B.
CORRECHEL, V.
author_role author
author2 PARTELLI, F. L.
FERREIRA, E. P. de B.
CORRECHEL, V.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CRISTIANO RAMOS EVANGELISTA, consultor SEBRAE-GO; FÁBIO LUIZ PARTELLI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; ENDERSON PETRONIO DE BRITO FERREIRA, CNPAF; VLÁDIA CORRECHEL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
dc.contributor.author.fl_str_mv EVANGELISTA, C. R.
PARTELLI, F. L.
FERREIRA, E. P. de B.
CORRECHEL, V.
dc.subject.por.fl_str_mv Goiás
Fósforo orgânico
Manejo orgânico
Mineralização do carbono
Cana de açúcar
Sistema de produção
Solo
Produção orgânica
Fosfatase ácida
topic Goiás
Fósforo orgânico
Manejo orgânico
Mineralização do carbono
Cana de açúcar
Sistema de produção
Solo
Produção orgânica
Fosfatase ácida
description Objetivou-se avaliar a atividade das enzimas ligadas ao ciclo do carbono, a mineralização do fosforo e atividade enzimática total do solo cultivado com cana-de-açúcar orgânica certificada com e sem revolvimento do solo, orgânica em certificação, convencional com e sem queima da palhada e uma área remanescente de Cerrado no município de Goiatuba, GO, Brasil. Foi realizada coleta de solo em marco (período chuvoso) e setembro (período de estiagem) de 2009, na profundidade de 0-10 cm, para analises de matéria orgânica, pH, P, granulometria e atividade enzimática total, B-glicosidase e fosfatase acida. Os dados foram submetidos as analises descritiva e multivariada. O sistema de produção orgânico certificado de cana-de-açúcar sem revolvimento do solo apresentou maiores níveis de atividade da B-glicosidase, indicando maior ciclagem da matéria orgânica em relação aos outros sistemas. Os maiores valores de fosfatase acida foram observados nas coletas amostradas no período chuvoso na área remanescente de Cerrado, seguido pelo sistema de produção orgânico certificado sem revolvimento do solo. Menor atividade enzimática total foi observada no sistema que utiliza a queima da palhada antes da colheita. O solo remanescente de Cerrado seguido pelo sistema orgânico certificado de cana-de-açúcar sem revolvimento apresentaram os melhores indicadores de qualidade de solo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-28T11:11:11Z
2012-08-28T11:11:11Z
2012-08-28
2012
2012-08-28T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Semina. Ciências Agrárias, v. 33, n. 4, p. 1251-1262, jul./ago. 2012.
1679-0359
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/932367
identifier_str_mv Semina. Ciências Agrárias, v. 33, n. 4, p. 1251-1262, jul./ago. 2012.
1679-0359
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/932367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503367874052096