Tamanho ótimo de parcela para experimentos em viveiro de seingueira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSSETTI, A. G.
Data de Publicação: 1988
Outros Autores: GOMES, P. F., VIEGAS, R. M. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106219
Resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de estimar o tamanho ótimo da parcela para experimentos de seringueira (Hevea spp.), em fase de viveiro. Ele se baseou em dados de um experimento de competição de doze espaçamentos, dos quais se utilizaram os seis que deram melhores resultados. O tamanho ótimo da parcela foi estimado através da metodologia do coeficiente de correlação intraclasse, o qual no caso das variáveis estudadas (altura da planta e diâmetro do caule), levou os autores a recomendar, no caso de bordadura completa, parcelas de 3 linhas úteis com 9 a 15 plantas a serem medidas, ou 4 linhas úteis com, 16 a 20 plantas medidas. Esses números multiplicados por 4 ou 5 dão os números totais de plantas úteis por parcela, dentre os quais são indicadas as plantas competitivas que serão medidas. Considerou-se, no estudo, o uso de bordadura completa e de bordadura dupla e se ofereceram várias opções, a critério do experimentador, em. função da precisão desejada, do material e da área disponível.
id EMBR_aa522d4222f2932117d913155d234cad
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1106219
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Tamanho ótimo de parcela para experimentos em viveiro de seingueira.coeficiente de correlação intraclassebordadurasvariânciaEste estudo foi realizado com o objetivo de estimar o tamanho ótimo da parcela para experimentos de seringueira (Hevea spp.), em fase de viveiro. Ele se baseou em dados de um experimento de competição de doze espaçamentos, dos quais se utilizaram os seis que deram melhores resultados. O tamanho ótimo da parcela foi estimado através da metodologia do coeficiente de correlação intraclasse, o qual no caso das variáveis estudadas (altura da planta e diâmetro do caule), levou os autores a recomendar, no caso de bordadura completa, parcelas de 3 linhas úteis com 9 a 15 plantas a serem medidas, ou 4 linhas úteis com, 16 a 20 plantas medidas. Esses números multiplicados por 4 ou 5 dão os números totais de plantas úteis por parcela, dentre os quais são indicadas as plantas competitivas que serão medidas. Considerou-se, no estudo, o uso de bordadura completa e de bordadura dupla e se ofereceram várias opções, a critério do experimentador, em. função da precisão desejada, do material e da área disponível.ADROALDO GUIMARAES ROSSETTI, CNPCAFREDERICO PIMENTEL-GOMES, consultor IICA/EMBRAPAROSEMARY MORAES FERREIRA VIEGAS, CPATU.ROSSETTI, A. G.GOMES, P. F.VIEGAS, R. M. F.2019-02-20T00:34:19Z2019-02-20T00:34:19Z2019-02-1919882019-02-20T00:34:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 23, n. 6, p. 621-625, jun. 1988.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106219porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-02-20T00:34:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1106219Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-02-20T00:34:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Tamanho ótimo de parcela para experimentos em viveiro de seingueira.
title Tamanho ótimo de parcela para experimentos em viveiro de seingueira.
spellingShingle Tamanho ótimo de parcela para experimentos em viveiro de seingueira.
ROSSETTI, A. G.
coeficiente de correlação intraclasse
bordaduras
variância
title_short Tamanho ótimo de parcela para experimentos em viveiro de seingueira.
title_full Tamanho ótimo de parcela para experimentos em viveiro de seingueira.
title_fullStr Tamanho ótimo de parcela para experimentos em viveiro de seingueira.
title_full_unstemmed Tamanho ótimo de parcela para experimentos em viveiro de seingueira.
title_sort Tamanho ótimo de parcela para experimentos em viveiro de seingueira.
author ROSSETTI, A. G.
author_facet ROSSETTI, A. G.
GOMES, P. F.
VIEGAS, R. M. F.
author_role author
author2 GOMES, P. F.
VIEGAS, R. M. F.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ADROALDO GUIMARAES ROSSETTI, CNPCA
FREDERICO PIMENTEL-GOMES, consultor IICA/EMBRAPA
ROSEMARY MORAES FERREIRA VIEGAS, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSSETTI, A. G.
GOMES, P. F.
VIEGAS, R. M. F.
dc.subject.por.fl_str_mv coeficiente de correlação intraclasse
bordaduras
variância
topic coeficiente de correlação intraclasse
bordaduras
variância
description Este estudo foi realizado com o objetivo de estimar o tamanho ótimo da parcela para experimentos de seringueira (Hevea spp.), em fase de viveiro. Ele se baseou em dados de um experimento de competição de doze espaçamentos, dos quais se utilizaram os seis que deram melhores resultados. O tamanho ótimo da parcela foi estimado através da metodologia do coeficiente de correlação intraclasse, o qual no caso das variáveis estudadas (altura da planta e diâmetro do caule), levou os autores a recomendar, no caso de bordadura completa, parcelas de 3 linhas úteis com 9 a 15 plantas a serem medidas, ou 4 linhas úteis com, 16 a 20 plantas medidas. Esses números multiplicados por 4 ou 5 dão os números totais de plantas úteis por parcela, dentre os quais são indicadas as plantas competitivas que serão medidas. Considerou-se, no estudo, o uso de bordadura completa e de bordadura dupla e se ofereceram várias opções, a critério do experimentador, em. função da precisão desejada, do material e da área disponível.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988
2019-02-20T00:34:19Z
2019-02-20T00:34:19Z
2019-02-19
2019-02-20T00:34:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 23, n. 6, p. 621-625, jun. 1988.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106219
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 23, n. 6, p. 621-625, jun. 1988.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695548266774528