Espécies de Meloidogyne associadas a aceroleira no Submédio do Vale do Rio São Francisco, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, J. L. D. dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: MOURA, N. R., SOUZA, F. de F., CASTRO, J. M. da C. e, CAPUCHO, A. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1147291
Resumo: O Brasil é o maior produtor, consumidor e exportador mundial de acerola, Malpighia emarginata. Devido ao seu alto teor em vitamina C, a acerola possui grande potencial de industrialização e despertou o interesse de produtores e do mercado consumidor. No entanto, em áreas com pomares de acerola tem vindo a verificar-se uma redução da produção e qualidade dos frutos, devido à ocorrência de nematoides-das-galhas radiculares (NGR), Meloidogyne spp. O presente estudo teve como objetivo identificar as espécies de NGR associadas à aceroleira no Submédio do Vale do Rio São Francisco, Brasil. Para isso, foram recolhidas 75 amostras, de solo e raízes, em áreas dos perímetros irrigados das cidades de Petrolina-Pernambuco, Juazeiro-Bahia e Sobradinho-Bahia, Brasil. Tendo por base a análise dos fenótipos de esterase, foram identificadas 75 populações de NGR sendo três, misturas de espécies: 72 amostras apresentaram o fenótipo típico de M. enterolobii (En4), duas o fenótipo de M. incognita (I1), duas de M. arenaria (A2), uma amostra de M. javanica (J3) e uma com um fenótipo atípico (P1). As principais cultivares de acerola plantadas na região foram consideradas hospedeiras de NGR, com destaque para M. enterolobii.
id EMBR_aa6bc07c06935db9707108939ea541f6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1147291
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Espécies de Meloidogyne associadas a aceroleira no Submédio do Vale do Rio São Francisco, Brasil.Nematoides-das-galhasMeloidogyne enterolobiiEsteraseAcerolaDoençaVitamina CMalpighia emarginataO Brasil é o maior produtor, consumidor e exportador mundial de acerola, Malpighia emarginata. Devido ao seu alto teor em vitamina C, a acerola possui grande potencial de industrialização e despertou o interesse de produtores e do mercado consumidor. No entanto, em áreas com pomares de acerola tem vindo a verificar-se uma redução da produção e qualidade dos frutos, devido à ocorrência de nematoides-das-galhas radiculares (NGR), Meloidogyne spp. O presente estudo teve como objetivo identificar as espécies de NGR associadas à aceroleira no Submédio do Vale do Rio São Francisco, Brasil. Para isso, foram recolhidas 75 amostras, de solo e raízes, em áreas dos perímetros irrigados das cidades de Petrolina-Pernambuco, Juazeiro-Bahia e Sobradinho-Bahia, Brasil. Tendo por base a análise dos fenótipos de esterase, foram identificadas 75 populações de NGR sendo três, misturas de espécies: 72 amostras apresentaram o fenótipo típico de M. enterolobii (En4), duas o fenótipo de M. incognita (I1), duas de M. arenaria (A2), uma amostra de M. javanica (J3) e uma com um fenótipo atípico (P1). As principais cultivares de acerola plantadas na região foram consideradas hospedeiras de NGR, com destaque para M. enterolobii.JOHN LENNON F. DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCONADIANE R. MOURA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PERNAMBUCOFLAVIO DE FRANCA SOUZA, CPATSAJOSE MAURO DA CUNHA E CASTRO, CPATSAALEXANDRE S. CAPUCHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.SANTOS, J. L. D. dosMOURA, N. R.SOUZA, F. de F.CASTRO, J. M. da C. eCAPUCHO, A. S.2022-10-11T17:08:50Z2022-10-11T17:08:50Z2022-10-112020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Ciências Agrárias, v. 43, 3, p. 333-342, 2020.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1147291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-10-11T17:08:58Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1147291Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-10-11T17:08:58Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Espécies de Meloidogyne associadas a aceroleira no Submédio do Vale do Rio São Francisco, Brasil.
title Espécies de Meloidogyne associadas a aceroleira no Submédio do Vale do Rio São Francisco, Brasil.
spellingShingle Espécies de Meloidogyne associadas a aceroleira no Submédio do Vale do Rio São Francisco, Brasil.
SANTOS, J. L. D. dos
Nematoides-das-galhas
Meloidogyne enterolobii
Esterase
Acerola
Doença
Vitamina C
Malpighia emarginata
title_short Espécies de Meloidogyne associadas a aceroleira no Submédio do Vale do Rio São Francisco, Brasil.
title_full Espécies de Meloidogyne associadas a aceroleira no Submédio do Vale do Rio São Francisco, Brasil.
title_fullStr Espécies de Meloidogyne associadas a aceroleira no Submédio do Vale do Rio São Francisco, Brasil.
title_full_unstemmed Espécies de Meloidogyne associadas a aceroleira no Submédio do Vale do Rio São Francisco, Brasil.
title_sort Espécies de Meloidogyne associadas a aceroleira no Submédio do Vale do Rio São Francisco, Brasil.
author SANTOS, J. L. D. dos
author_facet SANTOS, J. L. D. dos
MOURA, N. R.
SOUZA, F. de F.
CASTRO, J. M. da C. e
CAPUCHO, A. S.
author_role author
author2 MOURA, N. R.
SOUZA, F. de F.
CASTRO, J. M. da C. e
CAPUCHO, A. S.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOHN LENNON F. DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
NADIANE R. MOURA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PERNAMBUCO
FLAVIO DE FRANCA SOUZA, CPATSA
JOSE MAURO DA CUNHA E CASTRO, CPATSA
ALEXANDRE S. CAPUCHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, J. L. D. dos
MOURA, N. R.
SOUZA, F. de F.
CASTRO, J. M. da C. e
CAPUCHO, A. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Nematoides-das-galhas
Meloidogyne enterolobii
Esterase
Acerola
Doença
Vitamina C
Malpighia emarginata
topic Nematoides-das-galhas
Meloidogyne enterolobii
Esterase
Acerola
Doença
Vitamina C
Malpighia emarginata
description O Brasil é o maior produtor, consumidor e exportador mundial de acerola, Malpighia emarginata. Devido ao seu alto teor em vitamina C, a acerola possui grande potencial de industrialização e despertou o interesse de produtores e do mercado consumidor. No entanto, em áreas com pomares de acerola tem vindo a verificar-se uma redução da produção e qualidade dos frutos, devido à ocorrência de nematoides-das-galhas radiculares (NGR), Meloidogyne spp. O presente estudo teve como objetivo identificar as espécies de NGR associadas à aceroleira no Submédio do Vale do Rio São Francisco, Brasil. Para isso, foram recolhidas 75 amostras, de solo e raízes, em áreas dos perímetros irrigados das cidades de Petrolina-Pernambuco, Juazeiro-Bahia e Sobradinho-Bahia, Brasil. Tendo por base a análise dos fenótipos de esterase, foram identificadas 75 populações de NGR sendo três, misturas de espécies: 72 amostras apresentaram o fenótipo típico de M. enterolobii (En4), duas o fenótipo de M. incognita (I1), duas de M. arenaria (A2), uma amostra de M. javanica (J3) e uma com um fenótipo atípico (P1). As principais cultivares de acerola plantadas na região foram consideradas hospedeiras de NGR, com destaque para M. enterolobii.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-10-11T17:08:50Z
2022-10-11T17:08:50Z
2022-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Ciências Agrárias, v. 43, 3, p. 333-342, 2020.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1147291
identifier_str_mv Revista de Ciências Agrárias, v. 43, 3, p. 333-342, 2020.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1147291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721586025725952