Propriedades físicas e químicas de um Argissolo Vermelho na reforma de canavial para produção de oleaginosas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, P. L. de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: DONAGEMMA, G. K., LUMBRERAS, J. F., SILVA, F. C. da, VIEIRA JUNIOR, P. A., FINOTO, E. L.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/939037
Resumo: Resumo: O manejo convencional de solos de textura arenosa em superfície sob cana-de-açúcar vem causando, ao longo dos anos, altos níveis de degradação. Nestas Áreas é possível observar perdas de solo e de água por erosão, mesmo em relevo suave-ondulado. Na busca de sistemas de manejo mais conservacionistas, estudos sobre o comportamento físico e químico destes solos estão em realização na região Centro-Sul do Brasil. O objetivo deste trabalho é apresentar uma avaliação da influência do uso agrícola em áreas de reforma de cana-de-açúcar frente a uma área testemunha (mata). O estudo foi desenvolvido na área do Polo Regional do Centro- Norte da APTA e da Usina Colombo em Pindorama, SP. Realizou-se a caracterização do solo por meio da descrição e coleta de perfis de solo, propriedades químicas (pH, complexo sortivo, saturação por bases, fósforo assimilável, e ataque sulfúrico e físicas (granulometria, densidade do solo e porosidade total). Foi verificado que, em virtude do cultivo com a cana-de-açúcar, ocorre uma piora na qualidade física e química deste solo quando comparado com uma área de referência (com vegetação de floresta nativa), resultados a serem confirmados com outras determinações em andamento, sugerem que as práticas de manejo adotadas não estão adequadas e, portanto, torna-se necessário buscar alternativas às práticas atuais visando manter a sustentabilidade agrícola destas terras, reconhecidamente de elevada vulnerabilidade à degradação.
id EMBR_aadb5f6c481995dbb702593aa56d4e43
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/939037
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Propriedades físicas e químicas de um Argissolo Vermelho na reforma de canavial para produção de oleaginosas.Sistema de plantio diretoComportamento do soloCaracterização pedológicaManejo do SoloResumo: O manejo convencional de solos de textura arenosa em superfície sob cana-de-açúcar vem causando, ao longo dos anos, altos níveis de degradação. Nestas Áreas é possível observar perdas de solo e de água por erosão, mesmo em relevo suave-ondulado. Na busca de sistemas de manejo mais conservacionistas, estudos sobre o comportamento físico e químico destes solos estão em realização na região Centro-Sul do Brasil. O objetivo deste trabalho é apresentar uma avaliação da influência do uso agrícola em áreas de reforma de cana-de-açúcar frente a uma área testemunha (mata). O estudo foi desenvolvido na área do Polo Regional do Centro- Norte da APTA e da Usina Colombo em Pindorama, SP. Realizou-se a caracterização do solo por meio da descrição e coleta de perfis de solo, propriedades químicas (pH, complexo sortivo, saturação por bases, fósforo assimilável, e ataque sulfúrico e físicas (granulometria, densidade do solo e porosidade total). Foi verificado que, em virtude do cultivo com a cana-de-açúcar, ocorre uma piora na qualidade física e química deste solo quando comparado com uma área de referência (com vegetação de floresta nativa), resultados a serem confirmados com outras determinações em andamento, sugerem que as práticas de manejo adotadas não estão adequadas e, portanto, torna-se necessário buscar alternativas às práticas atuais visando manter a sustentabilidade agrícola destas terras, reconhecidamente de elevada vulnerabilidade à degradação.PEDRO LUIZ DE FREITAS, CNPS; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; JOSE FRANCISCO LUMBRERAS, CNPS; FABIO CESAR DA SILVA, CNPTIA; PEDRO ABEL VIEIRA JUNIOR, SNTEEN Campinas; Everton Luis Finoto, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA.FREITAS, P. L. deDONAGEMMA, G. K.LUMBRERAS, J. F.SILVA, F. C. daVIEIRA JUNIOR, P. A.FINOTO, E. L.2014-05-03T00:23:19Z2014-05-03T00:23:19Z2012-11-0620112014-05-03T00:23:19ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU: ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/939037porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:04:40Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/939037Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:04:40Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Propriedades físicas e químicas de um Argissolo Vermelho na reforma de canavial para produção de oleaginosas.
title Propriedades físicas e químicas de um Argissolo Vermelho na reforma de canavial para produção de oleaginosas.
spellingShingle Propriedades físicas e químicas de um Argissolo Vermelho na reforma de canavial para produção de oleaginosas.
FREITAS, P. L. de
Sistema de plantio direto
Comportamento do solo
Caracterização pedológica
Manejo do Solo
title_short Propriedades físicas e químicas de um Argissolo Vermelho na reforma de canavial para produção de oleaginosas.
title_full Propriedades físicas e químicas de um Argissolo Vermelho na reforma de canavial para produção de oleaginosas.
title_fullStr Propriedades físicas e químicas de um Argissolo Vermelho na reforma de canavial para produção de oleaginosas.
title_full_unstemmed Propriedades físicas e químicas de um Argissolo Vermelho na reforma de canavial para produção de oleaginosas.
title_sort Propriedades físicas e químicas de um Argissolo Vermelho na reforma de canavial para produção de oleaginosas.
author FREITAS, P. L. de
author_facet FREITAS, P. L. de
DONAGEMMA, G. K.
LUMBRERAS, J. F.
SILVA, F. C. da
VIEIRA JUNIOR, P. A.
FINOTO, E. L.
author_role author
author2 DONAGEMMA, G. K.
LUMBRERAS, J. F.
SILVA, F. C. da
VIEIRA JUNIOR, P. A.
FINOTO, E. L.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEDRO LUIZ DE FREITAS, CNPS; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; JOSE FRANCISCO LUMBRERAS, CNPS; FABIO CESAR DA SILVA, CNPTIA; PEDRO ABEL VIEIRA JUNIOR, SNTEEN Campinas; Everton Luis Finoto, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA.
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, P. L. de
DONAGEMMA, G. K.
LUMBRERAS, J. F.
SILVA, F. C. da
VIEIRA JUNIOR, P. A.
FINOTO, E. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de plantio direto
Comportamento do solo
Caracterização pedológica
Manejo do Solo
topic Sistema de plantio direto
Comportamento do solo
Caracterização pedológica
Manejo do Solo
description Resumo: O manejo convencional de solos de textura arenosa em superfície sob cana-de-açúcar vem causando, ao longo dos anos, altos níveis de degradação. Nestas Áreas é possível observar perdas de solo e de água por erosão, mesmo em relevo suave-ondulado. Na busca de sistemas de manejo mais conservacionistas, estudos sobre o comportamento físico e químico destes solos estão em realização na região Centro-Sul do Brasil. O objetivo deste trabalho é apresentar uma avaliação da influência do uso agrícola em áreas de reforma de cana-de-açúcar frente a uma área testemunha (mata). O estudo foi desenvolvido na área do Polo Regional do Centro- Norte da APTA e da Usina Colombo em Pindorama, SP. Realizou-se a caracterização do solo por meio da descrição e coleta de perfis de solo, propriedades químicas (pH, complexo sortivo, saturação por bases, fósforo assimilável, e ataque sulfúrico e físicas (granulometria, densidade do solo e porosidade total). Foi verificado que, em virtude do cultivo com a cana-de-açúcar, ocorre uma piora na qualidade física e química deste solo quando comparado com uma área de referência (com vegetação de floresta nativa), resultados a serem confirmados com outras determinações em andamento, sugerem que as práticas de manejo adotadas não estão adequadas e, portanto, torna-se necessário buscar alternativas às práticas atuais visando manter a sustentabilidade agrícola destas terras, reconhecidamente de elevada vulnerabilidade à degradação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-11-06
2014-05-03T00:23:19Z
2014-05-03T00:23:19Z
2014-05-03T00:23:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU: ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/939037
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU: ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/939037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695330343321600