Produção de mudas de espécies florestais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STURION, J. A.
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: ANTUNES, J. B. M.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/300742
Resumo: No Brasil, a produção de mudas de espécies florestais de rápido crescimento, como as dos gêneros Eucalyptus e Pinus, experimentou avanços significativos, principalmente durante as duas últimas décadas. A maioria das empresas que produzem grandes quantidades de mudas utiliza tubetes ou recipientes similares. Contudo, a utilização de recipientes como o saco de polietileno não deve ser descartada na produção de mudas por pequenos produtores. Igualmente, a técnica' da repicagem ainda é utilizada, quando é necessário maximizar a produção de mudas, a partir de pequenas quantidades de sementes. Com base nessas considerações, este trabalho aborda métodos de produção de mudas de eucalipto e pínus em sacos de polietileno e tubetes. Discute-se também técnicas de manejo que influenciam o padrão de qualidade de mudas de essências florestais.
id EMBR_aae41bf3fe1a315d75a1a5c2cbb921b0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/300742
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Produção de mudas de espécies florestais.Espécie florestalNo Brasil, a produção de mudas de espécies florestais de rápido crescimento, como as dos gêneros Eucalyptus e Pinus, experimentou avanços significativos, principalmente durante as duas últimas décadas. A maioria das empresas que produzem grandes quantidades de mudas utiliza tubetes ou recipientes similares. Contudo, a utilização de recipientes como o saco de polietileno não deve ser descartada na produção de mudas por pequenos produtores. Igualmente, a técnica' da repicagem ainda é utilizada, quando é necessário maximizar a produção de mudas, a partir de pequenas quantidades de sementes. Com base nessas considerações, este trabalho aborda métodos de produção de mudas de eucalipto e pínus em sacos de polietileno e tubetes. Discute-se também técnicas de manejo que influenciam o padrão de qualidade de mudas de essências florestais.Pesquisadores da Embrapa Florestas.STURION, J. A.ANTUNES, J. B. M.2021-06-16T12:05:03Z2021-06-16T12:05:03Z2000-07-302000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: GALVAO, A.P.M., org. Reflorestamento de propriedades rurais para fins produtivos e ambientais: um guia para acoes municipais e regionais. Brasilia: Embrapa Comunicacao para Transferencia de Tecnologia / Colombo: Embrapa Florestas, 2000. p. 125-150.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/300742porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-06-16T12:05:11Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/300742Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-06-16T12:05:11falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-06-16T12:05:11Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de mudas de espécies florestais.
title Produção de mudas de espécies florestais.
spellingShingle Produção de mudas de espécies florestais.
STURION, J. A.
Espécie florestal
title_short Produção de mudas de espécies florestais.
title_full Produção de mudas de espécies florestais.
title_fullStr Produção de mudas de espécies florestais.
title_full_unstemmed Produção de mudas de espécies florestais.
title_sort Produção de mudas de espécies florestais.
author STURION, J. A.
author_facet STURION, J. A.
ANTUNES, J. B. M.
author_role author
author2 ANTUNES, J. B. M.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pesquisadores da Embrapa Florestas.
dc.contributor.author.fl_str_mv STURION, J. A.
ANTUNES, J. B. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Espécie florestal
topic Espécie florestal
description No Brasil, a produção de mudas de espécies florestais de rápido crescimento, como as dos gêneros Eucalyptus e Pinus, experimentou avanços significativos, principalmente durante as duas últimas décadas. A maioria das empresas que produzem grandes quantidades de mudas utiliza tubetes ou recipientes similares. Contudo, a utilização de recipientes como o saco de polietileno não deve ser descartada na produção de mudas por pequenos produtores. Igualmente, a técnica' da repicagem ainda é utilizada, quando é necessário maximizar a produção de mudas, a partir de pequenas quantidades de sementes. Com base nessas considerações, este trabalho aborda métodos de produção de mudas de eucalipto e pínus em sacos de polietileno e tubetes. Discute-se também técnicas de manejo que influenciam o padrão de qualidade de mudas de essências florestais.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-07-30
2000
2021-06-16T12:05:03Z
2021-06-16T12:05:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: GALVAO, A.P.M., org. Reflorestamento de propriedades rurais para fins produtivos e ambientais: um guia para acoes municipais e regionais. Brasilia: Embrapa Comunicacao para Transferencia de Tecnologia / Colombo: Embrapa Florestas, 2000. p. 125-150.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/300742
identifier_str_mv In: GALVAO, A.P.M., org. Reflorestamento de propriedades rurais para fins produtivos e ambientais: um guia para acoes municipais e regionais. Brasilia: Embrapa Comunicacao para Transferencia de Tecnologia / Colombo: Embrapa Florestas, 2000. p. 125-150.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/300742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503506448613376