Resistência de conídios do fungo Neozygites sp à luz ultravioleta.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DONZELI, V. P.
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: MESSIAS, C. L., MORAES, G. J. de, DELALIBERA Jr, I., MAIA, A. de H. N.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12808
Resumo: O fungo Neozygites sp é um patógeno de ocorrência natural do ácaro verde da mandioca, Mononychellus tanajoa. No presente trabalho foi estudada a ação da irradiação de luz ultra violeta, dado ao duplo interesse: genético fundamental em ser utilizado como possível marcador e indutor de mutação, e aplicado, pela sobrevivência de conídios em campo. A sobrevivência de conídios primários foi avaliada pela posterior formação de capilliconidios ou conídios secundários, dado que a inviabilidade de conídios primários se reflete principalmente pela falta de formação dos secundários. Os conídios primários foram obtidos em Placa de Petri em agar agua, e submetidos as doses de 0, 10, 20, 30 e 40 segundos de irradiação no comprimento de onda curta de 254 nm. Houve um decréscimo da sobrevivência de conídios primários proporcional ao aumento das doses de irradiação, com variação das respostas para as mesmas doses. A sobrevivência dos conídios obtidos em diferentes tempos, nas mesmas condições mostraram diferentes DL 50, demonstrando existir uma variabilidade natural para o caráter em estudo.
id EMBR_abcdfb9b86d4fbbc7f26329c7825bc97
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/12808
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Resistência de conídios do fungo Neozygites sp à luz ultravioleta.ConídiosFungo Neozygites spLuz ultravioletaO fungo Neozygites sp é um patógeno de ocorrência natural do ácaro verde da mandioca, Mononychellus tanajoa. No presente trabalho foi estudada a ação da irradiação de luz ultra violeta, dado ao duplo interesse: genético fundamental em ser utilizado como possível marcador e indutor de mutação, e aplicado, pela sobrevivência de conídios em campo. A sobrevivência de conídios primários foi avaliada pela posterior formação de capilliconidios ou conídios secundários, dado que a inviabilidade de conídios primários se reflete principalmente pela falta de formação dos secundários. Os conídios primários foram obtidos em Placa de Petri em agar agua, e submetidos as doses de 0, 10, 20, 30 e 40 segundos de irradiação no comprimento de onda curta de 254 nm. Houve um decréscimo da sobrevivência de conídios primários proporcional ao aumento das doses de irradiação, com variação das respostas para as mesmas doses. A sobrevivência dos conídios obtidos em diferentes tempos, nas mesmas condições mostraram diferentes DL 50, demonstrando existir uma variabilidade natural para o caráter em estudo.UNICAMP; UNICAMP; GILBERTO JOSE de MORAES, CNPMA; CNPMF; ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA.DONZELI, V. P.MESSIAS, C. L.MORAES, G. J. deDELALIBERA Jr, I.MAIA, A. de H. N.2017-03-17T23:44:28Z2017-03-17T23:44:28Z1998-04-0619972017-03-17T23:44:28ZResumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp.147In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 16.; ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS, 7., 1997, Salvador. Resumos. Salvador: SEB / EMBRAPA-CNPMF, 1997.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:18:16Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/12808Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:18:16Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Resistência de conídios do fungo Neozygites sp à luz ultravioleta.
title Resistência de conídios do fungo Neozygites sp à luz ultravioleta.
spellingShingle Resistência de conídios do fungo Neozygites sp à luz ultravioleta.
DONZELI, V. P.
Conídios
Fungo Neozygites sp
Luz ultravioleta
title_short Resistência de conídios do fungo Neozygites sp à luz ultravioleta.
title_full Resistência de conídios do fungo Neozygites sp à luz ultravioleta.
title_fullStr Resistência de conídios do fungo Neozygites sp à luz ultravioleta.
title_full_unstemmed Resistência de conídios do fungo Neozygites sp à luz ultravioleta.
title_sort Resistência de conídios do fungo Neozygites sp à luz ultravioleta.
author DONZELI, V. P.
author_facet DONZELI, V. P.
MESSIAS, C. L.
MORAES, G. J. de
DELALIBERA Jr, I.
MAIA, A. de H. N.
author_role author
author2 MESSIAS, C. L.
MORAES, G. J. de
DELALIBERA Jr, I.
MAIA, A. de H. N.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNICAMP; UNICAMP; GILBERTO JOSE de MORAES, CNPMA; CNPMF; ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv DONZELI, V. P.
MESSIAS, C. L.
MORAES, G. J. de
DELALIBERA Jr, I.
MAIA, A. de H. N.
dc.subject.por.fl_str_mv Conídios
Fungo Neozygites sp
Luz ultravioleta
topic Conídios
Fungo Neozygites sp
Luz ultravioleta
description O fungo Neozygites sp é um patógeno de ocorrência natural do ácaro verde da mandioca, Mononychellus tanajoa. No presente trabalho foi estudada a ação da irradiação de luz ultra violeta, dado ao duplo interesse: genético fundamental em ser utilizado como possível marcador e indutor de mutação, e aplicado, pela sobrevivência de conídios em campo. A sobrevivência de conídios primários foi avaliada pela posterior formação de capilliconidios ou conídios secundários, dado que a inviabilidade de conídios primários se reflete principalmente pela falta de formação dos secundários. Os conídios primários foram obtidos em Placa de Petri em agar agua, e submetidos as doses de 0, 10, 20, 30 e 40 segundos de irradiação no comprimento de onda curta de 254 nm. Houve um decréscimo da sobrevivência de conídios primários proporcional ao aumento das doses de irradiação, com variação das respostas para as mesmas doses. A sobrevivência dos conídios obtidos em diferentes tempos, nas mesmas condições mostraram diferentes DL 50, demonstrando existir uma variabilidade natural para o caráter em estudo.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1998-04-06
2017-03-17T23:44:28Z
2017-03-17T23:44:28Z
2017-03-17T23:44:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 16.; ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS, 7., 1997, Salvador. Resumos. Salvador: SEB / EMBRAPA-CNPMF, 1997.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12808
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 16.; ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS, 7., 1997, Salvador. Resumos. Salvador: SEB / EMBRAPA-CNPMF, 1997.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p.147
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695465838215168