Redistribuição da água e capacidade de campo em latossolo amarelo distrocoeso, em Cruz das Almas, Bahia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, F. G. F. da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SOUZA, L. da S., OLIVEIRA, A. S. de, SOUZA, L. D., PEREIRA, F. A. de C., SILVA, F. T. dos S.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898841
Resumo: A água é um dos principais componentes do sistema solo, sendo essencial para a vida vegetal e animal, ocupando, juntamente com o ar, todo o espaço poroso existente. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a redistribuição da água e a capacidade de campo in situ e em laboratório em diferentes horizontes de um Latossolo Amarelo Distrocoeso em Cruz das Almas, BA. No campo, medidas de potencial matricial foram feitas com tensiômetros de mercúrio em um experimento de perfil instantâneo. Os tensiômetros foram instalados nas profundidades de 0,285 m, 0,525 m, 0,810 m, 1,12 m, e 1,30 m. A capacidade de campo foi também determinada em laboratório, utilizando tubos de plástico preenchidos com solo peneirado. Amostras de solo foram coletadas no meio de cada horizonte, até a profundidade de 1,40 m, em duas repetições, com estrutura indeformada e deformadas, para as determinações físicas do solo. A redução do potencial matricial foi mais lenta nos horizontes coesos AB e BA, e estes não atingiram a capacidade de campo mesmo decorridos 50 dias de medição. Nos horizontes Bw1, Bw2 e Bw3 o potencial de -6kPa foi atingido, respectivamente, após 41, 10 e 1 dias. Foram encontrados potenciais matriciais variando entre -6 kPa e -36 kPa para os horizontes BA, Bw1, Bw2 e Bw3 para determinação da capacidade de campo em colunas de solo, e de -94 kPa e -69 kPa para os horizontes Ap e AB, respectivamente.
id EMBR_abf1eb29aa5e40ad5e0bc395bc8fd554
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/898841
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Redistribuição da água e capacidade de campo em latossolo amarelo distrocoeso, em Cruz das Almas, Bahia.Tabuleiro CosteiroÁguaLatossolo AmareloSoloA água é um dos principais componentes do sistema solo, sendo essencial para a vida vegetal e animal, ocupando, juntamente com o ar, todo o espaço poroso existente. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a redistribuição da água e a capacidade de campo in situ e em laboratório em diferentes horizontes de um Latossolo Amarelo Distrocoeso em Cruz das Almas, BA. No campo, medidas de potencial matricial foram feitas com tensiômetros de mercúrio em um experimento de perfil instantâneo. Os tensiômetros foram instalados nas profundidades de 0,285 m, 0,525 m, 0,810 m, 1,12 m, e 1,30 m. A capacidade de campo foi também determinada em laboratório, utilizando tubos de plástico preenchidos com solo peneirado. Amostras de solo foram coletadas no meio de cada horizonte, até a profundidade de 1,40 m, em duas repetições, com estrutura indeformada e deformadas, para as determinações físicas do solo. A redução do potencial matricial foi mais lenta nos horizontes coesos AB e BA, e estes não atingiram a capacidade de campo mesmo decorridos 50 dias de medição. Nos horizontes Bw1, Bw2 e Bw3 o potencial de -6kPa foi atingido, respectivamente, após 41, 10 e 1 dias. Foram encontrados potenciais matriciais variando entre -6 kPa e -36 kPa para os horizontes BA, Bw1, Bw2 e Bw3 para determinação da capacidade de campo em colunas de solo, e de -94 kPa e -69 kPa para os horizontes Ap e AB, respectivamente.FELIPE GOMES FREDERICO DA SILVEIRA, UFRB; LUCIANO DA SILVA SOUZA, UFRB; ÁUREO SILVA DE OLIVEIRA, UFRB; LAERCIO DUARTE SOUZA, CNPMF; FRANCISCO ADRIANO DE CARVALHO PEREIRA, UFRB; FAGNER TAIANO DOS SANTOS SILVA, UFRB.SILVEIRA, F. G. F. daSOUZA, L. da S.OLIVEIRA, A. S. deSOUZA, L. D.PEREIRA, F. A. de C.SILVA, F. T. dos S.2011-08-25T11:11:11Z2011-08-25T11:11:11Z2011-08-25T11:11:11Z2011-08-2520112011-10-19T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS; UFU; ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:24:26Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/898841Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:24:26Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Redistribuição da água e capacidade de campo em latossolo amarelo distrocoeso, em Cruz das Almas, Bahia.
title Redistribuição da água e capacidade de campo em latossolo amarelo distrocoeso, em Cruz das Almas, Bahia.
spellingShingle Redistribuição da água e capacidade de campo em latossolo amarelo distrocoeso, em Cruz das Almas, Bahia.
SILVEIRA, F. G. F. da
Tabuleiro Costeiro
Água
Latossolo Amarelo
Solo
title_short Redistribuição da água e capacidade de campo em latossolo amarelo distrocoeso, em Cruz das Almas, Bahia.
title_full Redistribuição da água e capacidade de campo em latossolo amarelo distrocoeso, em Cruz das Almas, Bahia.
title_fullStr Redistribuição da água e capacidade de campo em latossolo amarelo distrocoeso, em Cruz das Almas, Bahia.
title_full_unstemmed Redistribuição da água e capacidade de campo em latossolo amarelo distrocoeso, em Cruz das Almas, Bahia.
title_sort Redistribuição da água e capacidade de campo em latossolo amarelo distrocoeso, em Cruz das Almas, Bahia.
author SILVEIRA, F. G. F. da
author_facet SILVEIRA, F. G. F. da
SOUZA, L. da S.
OLIVEIRA, A. S. de
SOUZA, L. D.
PEREIRA, F. A. de C.
SILVA, F. T. dos S.
author_role author
author2 SOUZA, L. da S.
OLIVEIRA, A. S. de
SOUZA, L. D.
PEREIRA, F. A. de C.
SILVA, F. T. dos S.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FELIPE GOMES FREDERICO DA SILVEIRA, UFRB; LUCIANO DA SILVA SOUZA, UFRB; ÁUREO SILVA DE OLIVEIRA, UFRB; LAERCIO DUARTE SOUZA, CNPMF; FRANCISCO ADRIANO DE CARVALHO PEREIRA, UFRB; FAGNER TAIANO DOS SANTOS SILVA, UFRB.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, F. G. F. da
SOUZA, L. da S.
OLIVEIRA, A. S. de
SOUZA, L. D.
PEREIRA, F. A. de C.
SILVA, F. T. dos S.
dc.subject.por.fl_str_mv Tabuleiro Costeiro
Água
Latossolo Amarelo
Solo
topic Tabuleiro Costeiro
Água
Latossolo Amarelo
Solo
description A água é um dos principais componentes do sistema solo, sendo essencial para a vida vegetal e animal, ocupando, juntamente com o ar, todo o espaço poroso existente. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a redistribuição da água e a capacidade de campo in situ e em laboratório em diferentes horizontes de um Latossolo Amarelo Distrocoeso em Cruz das Almas, BA. No campo, medidas de potencial matricial foram feitas com tensiômetros de mercúrio em um experimento de perfil instantâneo. Os tensiômetros foram instalados nas profundidades de 0,285 m, 0,525 m, 0,810 m, 1,12 m, e 1,30 m. A capacidade de campo foi também determinada em laboratório, utilizando tubos de plástico preenchidos com solo peneirado. Amostras de solo foram coletadas no meio de cada horizonte, até a profundidade de 1,40 m, em duas repetições, com estrutura indeformada e deformadas, para as determinações físicas do solo. A redução do potencial matricial foi mais lenta nos horizontes coesos AB e BA, e estes não atingiram a capacidade de campo mesmo decorridos 50 dias de medição. Nos horizontes Bw1, Bw2 e Bw3 o potencial de -6kPa foi atingido, respectivamente, após 41, 10 e 1 dias. Foram encontrados potenciais matriciais variando entre -6 kPa e -36 kPa para os horizontes BA, Bw1, Bw2 e Bw3 para determinação da capacidade de campo em colunas de solo, e de -94 kPa e -69 kPa para os horizontes Ap e AB, respectivamente.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-25T11:11:11Z
2011-08-25T11:11:11Z
2011-08-25T11:11:11Z
2011-08-25
2011
2011-10-19T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS; UFU; ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898841
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS; UFU; ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695198311874560