Coautoria, cooperação e produtividade científicas em redes de pesquisadores em organismos geneticamente modificados na agropecuária brasileira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, V. M.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971160
Resumo: Este estudo assume como pressuposto que a construção do conhecimento científico é um reflexo das práticas de pesquisa e da estrutura de relações existentes entre os pesquisadores. Assim, buscou-se com este estudo identificar características de redes de coautoria de publicações científicas sobre organismos geneticamente modificados e sua relação com a cooperação e produtividade científicas no campo da pesquisa agropecuária brasileira. Para tanto, foi realizado um estudo longitudinal no qual foram considerados os artigos publicados em periódicos científicos no período de 2003 a 2012. A análise dos dados foi feita considerando duas perspectivas. A primeira contempla um diagnóstico da produção científica, que realiza as medidas de cooperação e produtividade e demonstra a evolução do campo, considerando a quantidade de artigos publicados, os pesquisadores e as organizações mais atuantes no campo, comparando o seu resultado com o padrão internacional de produtividade científica (Lei de Lotka). A segunda perspectiva contempla a análise dos relacionamentos entre os autores, por meio da análise de Redes Sociais, em especial, sobre as propriedades estruturais e posicionais da rede. Neste estudo a colaboração científica é compreendida como o trabalho conjunto entre dois ou mais pesquisadores evidenciado por meio da publicação de artigos realizados em coautoria. Os resultados do estudo apontam para o crescimento da produção científica, assim como da colaboração entre os pesquisadores ao longo do tempo.
id EMBR_ac159efb606f266f40c7b9b05bdb72c6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/971160
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Coautoria, cooperação e produtividade científicas em redes de pesquisadores em organismos geneticamente modificados na agropecuária brasileira.Rede socialSoftware LotkaConhecimento científicoLei de LotkaOrganismo transgênicoEste estudo assume como pressuposto que a construção do conhecimento científico é um reflexo das práticas de pesquisa e da estrutura de relações existentes entre os pesquisadores. Assim, buscou-se com este estudo identificar características de redes de coautoria de publicações científicas sobre organismos geneticamente modificados e sua relação com a cooperação e produtividade científicas no campo da pesquisa agropecuária brasileira. Para tanto, foi realizado um estudo longitudinal no qual foram considerados os artigos publicados em periódicos científicos no período de 2003 a 2012. A análise dos dados foi feita considerando duas perspectivas. A primeira contempla um diagnóstico da produção científica, que realiza as medidas de cooperação e produtividade e demonstra a evolução do campo, considerando a quantidade de artigos publicados, os pesquisadores e as organizações mais atuantes no campo, comparando o seu resultado com o padrão internacional de produtividade científica (Lei de Lotka). A segunda perspectiva contempla a análise dos relacionamentos entre os autores, por meio da análise de Redes Sociais, em especial, sobre as propriedades estruturais e posicionais da rede. Neste estudo a colaboração científica é compreendida como o trabalho conjunto entre dois ou mais pesquisadores evidenciado por meio da publicação de artigos realizados em coautoria. Os resultados do estudo apontam para o crescimento da produção científica, assim como da colaboração entre os pesquisadores ao longo do tempo.Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FACE, Universidade de Brasília, Brasília, DF.VIVIANE MOURA MARTINS, SGE.MARTINS, V. M.2018-08-23T00:41:15Z2018-08-23T00:41:15Z2013-11-1320132018-08-23T00:41:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis169 f.2013http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-08-23T00:41:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/971160Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-08-23T00:41:25falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-08-23T00:41:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Coautoria, cooperação e produtividade científicas em redes de pesquisadores em organismos geneticamente modificados na agropecuária brasileira.
title Coautoria, cooperação e produtividade científicas em redes de pesquisadores em organismos geneticamente modificados na agropecuária brasileira.
spellingShingle Coautoria, cooperação e produtividade científicas em redes de pesquisadores em organismos geneticamente modificados na agropecuária brasileira.
MARTINS, V. M.
Rede social
Software Lotka
Conhecimento científico
Lei de Lotka
Organismo transgênico
title_short Coautoria, cooperação e produtividade científicas em redes de pesquisadores em organismos geneticamente modificados na agropecuária brasileira.
title_full Coautoria, cooperação e produtividade científicas em redes de pesquisadores em organismos geneticamente modificados na agropecuária brasileira.
title_fullStr Coautoria, cooperação e produtividade científicas em redes de pesquisadores em organismos geneticamente modificados na agropecuária brasileira.
title_full_unstemmed Coautoria, cooperação e produtividade científicas em redes de pesquisadores em organismos geneticamente modificados na agropecuária brasileira.
title_sort Coautoria, cooperação e produtividade científicas em redes de pesquisadores em organismos geneticamente modificados na agropecuária brasileira.
author MARTINS, V. M.
author_facet MARTINS, V. M.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VIVIANE MOURA MARTINS, SGE.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, V. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Rede social
Software Lotka
Conhecimento científico
Lei de Lotka
Organismo transgênico
topic Rede social
Software Lotka
Conhecimento científico
Lei de Lotka
Organismo transgênico
description Este estudo assume como pressuposto que a construção do conhecimento científico é um reflexo das práticas de pesquisa e da estrutura de relações existentes entre os pesquisadores. Assim, buscou-se com este estudo identificar características de redes de coautoria de publicações científicas sobre organismos geneticamente modificados e sua relação com a cooperação e produtividade científicas no campo da pesquisa agropecuária brasileira. Para tanto, foi realizado um estudo longitudinal no qual foram considerados os artigos publicados em periódicos científicos no período de 2003 a 2012. A análise dos dados foi feita considerando duas perspectivas. A primeira contempla um diagnóstico da produção científica, que realiza as medidas de cooperação e produtividade e demonstra a evolução do campo, considerando a quantidade de artigos publicados, os pesquisadores e as organizações mais atuantes no campo, comparando o seu resultado com o padrão internacional de produtividade científica (Lei de Lotka). A segunda perspectiva contempla a análise dos relacionamentos entre os autores, por meio da análise de Redes Sociais, em especial, sobre as propriedades estruturais e posicionais da rede. Neste estudo a colaboração científica é compreendida como o trabalho conjunto entre dois ou mais pesquisadores evidenciado por meio da publicação de artigos realizados em coautoria. Os resultados do estudo apontam para o crescimento da produção científica, assim como da colaboração entre os pesquisadores ao longo do tempo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-13
2013
2018-08-23T00:41:15Z
2018-08-23T00:41:15Z
2018-08-23T00:41:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2013
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971160
identifier_str_mv 2013
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503460760059904