Ocorrência de resistência a fungicidas em linhagens de Botrytis cinerea.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GHINI, R.
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12543
Resumo: Isolados de Botrytis cinerea foram avaliados quanto a sensibilidade a benomyl, ipridione e propiconazol, através do método do fungicida incorporado ao meio de cultura de BDA. Os isolados de B. cinerea foram coletados em cultivos comerciais de cebola, berinjela, morango, crisântemo, batata, e roseira, em diversas localidades do estado de São Paulo. Em cultivos em estufa, foram obtidos isolados de roseira, ciclame, violeta, begonia, pimentão e cultivo hidropônico de tomate cereja. Os resultados demonstraram que esta ocorrendo uma reducao na sensibilidade aos fungicidas testados, especialmente ao benomyl e ipridione, em condições de estufa, quando analisados os valores de ED50 (dose de fungicida suficiente para inibir 50% do crescimento micelial) e MIC (concentracao mínima inibitória. De modo geral, esta ocorrendo uma redução na adaptabilidade das linhagens avaliadas através da taxa diária de crescimento micelial.
id EMBR_acbd2ce5131f97fa02fde45cad804115
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/12543
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Ocorrência de resistência a fungicidas em linhagens de Botrytis cinerea.FungicidasFrutasHortaliçasPlantas ornamentaisHidroponiaControle de doençasFungosAdaptabilidadeBotrytis CinereaControle QuímicoResistênciaIsolados de Botrytis cinerea foram avaliados quanto a sensibilidade a benomyl, ipridione e propiconazol, através do método do fungicida incorporado ao meio de cultura de BDA. Os isolados de B. cinerea foram coletados em cultivos comerciais de cebola, berinjela, morango, crisântemo, batata, e roseira, em diversas localidades do estado de São Paulo. Em cultivos em estufa, foram obtidos isolados de roseira, ciclame, violeta, begonia, pimentão e cultivo hidropônico de tomate cereja. Os resultados demonstraram que esta ocorrendo uma reducao na sensibilidade aos fungicidas testados, especialmente ao benomyl e ipridione, em condições de estufa, quando analisados os valores de ED50 (dose de fungicida suficiente para inibir 50% do crescimento micelial) e MIC (concentracao mínima inibitória. De modo geral, esta ocorrendo uma redução na adaptabilidade das linhagens avaliadas através da taxa diária de crescimento micelial.RAQUEL GHINI, CNPMA.GHINI, R.2016-11-17T12:01:37Z2016-11-17T12:01:37Z1996-09-1019962016-11-17T12:01:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSumma Phytopathologica, v.22, n.1, p.62, 1996.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:46:39Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/12543Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:46:39falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:46:39Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Ocorrência de resistência a fungicidas em linhagens de Botrytis cinerea.
title Ocorrência de resistência a fungicidas em linhagens de Botrytis cinerea.
spellingShingle Ocorrência de resistência a fungicidas em linhagens de Botrytis cinerea.
GHINI, R.
Fungicidas
Frutas
Hortaliças
Plantas ornamentais
Hidroponia
Controle de doenças
Fungos
Adaptabilidade
Botrytis Cinerea
Controle Químico
Resistência
title_short Ocorrência de resistência a fungicidas em linhagens de Botrytis cinerea.
title_full Ocorrência de resistência a fungicidas em linhagens de Botrytis cinerea.
title_fullStr Ocorrência de resistência a fungicidas em linhagens de Botrytis cinerea.
title_full_unstemmed Ocorrência de resistência a fungicidas em linhagens de Botrytis cinerea.
title_sort Ocorrência de resistência a fungicidas em linhagens de Botrytis cinerea.
author GHINI, R.
author_facet GHINI, R.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAQUEL GHINI, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv GHINI, R.
dc.subject.por.fl_str_mv Fungicidas
Frutas
Hortaliças
Plantas ornamentais
Hidroponia
Controle de doenças
Fungos
Adaptabilidade
Botrytis Cinerea
Controle Químico
Resistência
topic Fungicidas
Frutas
Hortaliças
Plantas ornamentais
Hidroponia
Controle de doenças
Fungos
Adaptabilidade
Botrytis Cinerea
Controle Químico
Resistência
description Isolados de Botrytis cinerea foram avaliados quanto a sensibilidade a benomyl, ipridione e propiconazol, através do método do fungicida incorporado ao meio de cultura de BDA. Os isolados de B. cinerea foram coletados em cultivos comerciais de cebola, berinjela, morango, crisântemo, batata, e roseira, em diversas localidades do estado de São Paulo. Em cultivos em estufa, foram obtidos isolados de roseira, ciclame, violeta, begonia, pimentão e cultivo hidropônico de tomate cereja. Os resultados demonstraram que esta ocorrendo uma reducao na sensibilidade aos fungicidas testados, especialmente ao benomyl e ipridione, em condições de estufa, quando analisados os valores de ED50 (dose de fungicida suficiente para inibir 50% do crescimento micelial) e MIC (concentracao mínima inibitória. De modo geral, esta ocorrendo uma redução na adaptabilidade das linhagens avaliadas através da taxa diária de crescimento micelial.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-09-10
1996
2016-11-17T12:01:37Z
2016-11-17T12:01:37Z
2016-11-17T12:01:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Summa Phytopathologica, v.22, n.1, p.62, 1996.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12543
identifier_str_mv Summa Phytopathologica, v.22, n.1, p.62, 1996.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503428063363072