Modalidade de Controle de Plantas Daninhas em Girassol Através de Capinas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FLECK, N. G.
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: SILVA, P. R. F. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/106160
Resumo: Foi realizado experimento de campo na região da Depressão Central do Rio Grande do Sul com os objetivos de estabelecer o grau de interferência que as plantas danínhas ocasionam ao girassol e de avaliar métodos físicos de controle que propiciem maior eficiência na eliminação das infestações e outros danos à cultura. Os tratamentos constaram de uma ou duas capinas, manuais ou mecânicas, realizadas na área total, nas entrelinhas ou apenas junto às linhas de girassol, acrescidos de uma testemunha sem capinas. Os dados mostraram que há necessidade de se realizar o controle das plantas daninhas para se obter elevado rendimento de grãos, e que, para isto, bastou realizar uma única operação de capina na área total. A remoção das plantas daninhas apenas das entrelinhas da cultura foi medida suficiente de controle, enquanto sua retirada apenas junto às fileiras do girassol foi medida insuficiente de controle. Capinas realizadas de forma manual ou mecânica foram equivalentes em termos de produtividade do girassol.
id EMBR_ad4cca617bc701d7e2a0305574a90fe0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/106160
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Modalidade de Controle de Plantas Daninhas em Girassol Através de Capinas.interferência de plantas daninhaslocalização de plantas daninhasControle MecânicoHelianthus AnnuusFoi realizado experimento de campo na região da Depressão Central do Rio Grande do Sul com os objetivos de estabelecer o grau de interferência que as plantas danínhas ocasionam ao girassol e de avaliar métodos físicos de controle que propiciem maior eficiência na eliminação das infestações e outros danos à cultura. Os tratamentos constaram de uma ou duas capinas, manuais ou mecânicas, realizadas na área total, nas entrelinhas ou apenas junto às linhas de girassol, acrescidos de uma testemunha sem capinas. Os dados mostraram que há necessidade de se realizar o controle das plantas daninhas para se obter elevado rendimento de grãos, e que, para isto, bastou realizar uma única operação de capina na área total. A remoção das plantas daninhas apenas das entrelinhas da cultura foi medida suficiente de controle, enquanto sua retirada apenas junto às fileiras do girassol foi medida insuficiente de controle. Capinas realizadas de forma manual ou mecânica foram equivalentes em termos de produtividade do girassol.2011-04-09T12:21:24Z2011-04-09T12:21:24Z2002-02-0719912011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, V.26, n.9, p.1523-1529 set. 1991http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/106160porFLECK, N. G.SILVA, P. R. F. dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:19:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/106160Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:19:12falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:19:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Modalidade de Controle de Plantas Daninhas em Girassol Através de Capinas.
title Modalidade de Controle de Plantas Daninhas em Girassol Através de Capinas.
spellingShingle Modalidade de Controle de Plantas Daninhas em Girassol Através de Capinas.
FLECK, N. G.
interferência de plantas daninhas
localização de plantas daninhas
Controle Mecânico
Helianthus Annuus
title_short Modalidade de Controle de Plantas Daninhas em Girassol Através de Capinas.
title_full Modalidade de Controle de Plantas Daninhas em Girassol Através de Capinas.
title_fullStr Modalidade de Controle de Plantas Daninhas em Girassol Através de Capinas.
title_full_unstemmed Modalidade de Controle de Plantas Daninhas em Girassol Através de Capinas.
title_sort Modalidade de Controle de Plantas Daninhas em Girassol Através de Capinas.
author FLECK, N. G.
author_facet FLECK, N. G.
SILVA, P. R. F. da
author_role author
author2 SILVA, P. R. F. da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FLECK, N. G.
SILVA, P. R. F. da
dc.subject.por.fl_str_mv interferência de plantas daninhas
localização de plantas daninhas
Controle Mecânico
Helianthus Annuus
topic interferência de plantas daninhas
localização de plantas daninhas
Controle Mecânico
Helianthus Annuus
description Foi realizado experimento de campo na região da Depressão Central do Rio Grande do Sul com os objetivos de estabelecer o grau de interferência que as plantas danínhas ocasionam ao girassol e de avaliar métodos físicos de controle que propiciem maior eficiência na eliminação das infestações e outros danos à cultura. Os tratamentos constaram de uma ou duas capinas, manuais ou mecânicas, realizadas na área total, nas entrelinhas ou apenas junto às linhas de girassol, acrescidos de uma testemunha sem capinas. Os dados mostraram que há necessidade de se realizar o controle das plantas daninhas para se obter elevado rendimento de grãos, e que, para isto, bastou realizar uma única operação de capina na área total. A remoção das plantas daninhas apenas das entrelinhas da cultura foi medida suficiente de controle, enquanto sua retirada apenas junto às fileiras do girassol foi medida insuficiente de controle. Capinas realizadas de forma manual ou mecânica foram equivalentes em termos de produtividade do girassol.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
2002-02-07
2011-04-09T12:21:24Z
2011-04-09T12:21:24Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, V.26, n.9, p.1523-1529 set. 1991
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/106160
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, V.26, n.9, p.1523-1529 set. 1991
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/106160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503317239365632