Uso e percepção de áreas de preservação permanente em assentamento ambientalmente diferenciado em Anapu, Pará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, L. V. F. de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: PORRO, R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1102065
Resumo: Este estudo avaliou como residentes de um assentamento ambientalmente diferenciado em Anapu, Pará, percebem e utilizam florestas e áreas de preservação. Métodos quantitativos (comparativo de áreas a partir de mapeamentos) e qualitativos (entrevistas semiestruturadas) avaliaram o efeito da situação fundiária, o acesso ao lote e a atividade econômica predominante na conservação de APPs e florestas. A análise quantitativa não mostrou diferença significativa na conservação de APPs entre grupos comparados. Em relação à porcentagem de floresta, melhor conservação foi associada à atividade realizada no lote: a priorização da agricultura resultou associada à maior porcentagem de floresta do que a priorização da pecuária, embora não tenha sido observada relevância estatística para esta associação. A análise qualitativa indicou que a regularidade da situação fundiária não é percebida como fator para a conservação das APPs, sendo as principais diferenças quanto às práticas de uso destas áreas também percebidas como associadas à atividade econômica priorizada no lote.
id EMBR_ae20e33fea9cfdcc09486850fa172d3b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1102065
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Uso e percepção de áreas de preservação permanente em assentamento ambientalmente diferenciado em Anapu, Pará.AgriculturaPecuáriaDesmatamentoConservaçãoAssentamentoAmazoniaEste estudo avaliou como residentes de um assentamento ambientalmente diferenciado em Anapu, Pará, percebem e utilizam florestas e áreas de preservação. Métodos quantitativos (comparativo de áreas a partir de mapeamentos) e qualitativos (entrevistas semiestruturadas) avaliaram o efeito da situação fundiária, o acesso ao lote e a atividade econômica predominante na conservação de APPs e florestas. A análise quantitativa não mostrou diferença significativa na conservação de APPs entre grupos comparados. Em relação à porcentagem de floresta, melhor conservação foi associada à atividade realizada no lote: a priorização da agricultura resultou associada à maior porcentagem de floresta do que a priorização da pecuária, embora não tenha sido observada relevância estatística para esta associação. A análise qualitativa indicou que a regularidade da situação fundiária não é percebida como fator para a conservação das APPs, sendo as principais diferenças quanto às práticas de uso destas áreas também percebidas como associadas à atividade econômica priorizada no lote.Laís Victoria Ferreira de Sousa, DOUTORANDA UFPA; ROBERTO PORRO, CPATU.SOUSA, L. V. F. dePORRO, R.2018-12-21T23:38:58Z2018-12-21T23:38:58Z2018-12-1920182018-12-21T23:38:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEstudos Sociedade e Agricultura, v. 26, n. 3, p. 656-680, out. 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1102065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-12-21T23:39:04Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1102065Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-12-21T23:39:04falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-12-21T23:39:04Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso e percepção de áreas de preservação permanente em assentamento ambientalmente diferenciado em Anapu, Pará.
title Uso e percepção de áreas de preservação permanente em assentamento ambientalmente diferenciado em Anapu, Pará.
spellingShingle Uso e percepção de áreas de preservação permanente em assentamento ambientalmente diferenciado em Anapu, Pará.
SOUSA, L. V. F. de
Agricultura
Pecuária
Desmatamento
Conservação
Assentamento
Amazonia
title_short Uso e percepção de áreas de preservação permanente em assentamento ambientalmente diferenciado em Anapu, Pará.
title_full Uso e percepção de áreas de preservação permanente em assentamento ambientalmente diferenciado em Anapu, Pará.
title_fullStr Uso e percepção de áreas de preservação permanente em assentamento ambientalmente diferenciado em Anapu, Pará.
title_full_unstemmed Uso e percepção de áreas de preservação permanente em assentamento ambientalmente diferenciado em Anapu, Pará.
title_sort Uso e percepção de áreas de preservação permanente em assentamento ambientalmente diferenciado em Anapu, Pará.
author SOUSA, L. V. F. de
author_facet SOUSA, L. V. F. de
PORRO, R.
author_role author
author2 PORRO, R.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laís Victoria Ferreira de Sousa, DOUTORANDA UFPA; ROBERTO PORRO, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, L. V. F. de
PORRO, R.
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura
Pecuária
Desmatamento
Conservação
Assentamento
Amazonia
topic Agricultura
Pecuária
Desmatamento
Conservação
Assentamento
Amazonia
description Este estudo avaliou como residentes de um assentamento ambientalmente diferenciado em Anapu, Pará, percebem e utilizam florestas e áreas de preservação. Métodos quantitativos (comparativo de áreas a partir de mapeamentos) e qualitativos (entrevistas semiestruturadas) avaliaram o efeito da situação fundiária, o acesso ao lote e a atividade econômica predominante na conservação de APPs e florestas. A análise quantitativa não mostrou diferença significativa na conservação de APPs entre grupos comparados. Em relação à porcentagem de floresta, melhor conservação foi associada à atividade realizada no lote: a priorização da agricultura resultou associada à maior porcentagem de floresta do que a priorização da pecuária, embora não tenha sido observada relevância estatística para esta associação. A análise qualitativa indicou que a regularidade da situação fundiária não é percebida como fator para a conservação das APPs, sendo as principais diferenças quanto às práticas de uso destas áreas também percebidas como associadas à atividade econômica priorizada no lote.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21T23:38:58Z
2018-12-21T23:38:58Z
2018-12-19
2018
2018-12-21T23:38:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura, v. 26, n. 3, p. 656-680, out. 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1102065
identifier_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura, v. 26, n. 3, p. 656-680, out. 2018.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1102065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503467388108800