Modelo de análise e gestão de sistemas de inovação do agronegócio: novos horizontes ou caos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAEZ, M. L. D'A.
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/103880
Resumo: O objetivo deste artigo é propor um modelo de análise e gestão de sistema de inovação do agronegócio, aplicado para organizações públicas dedicadas à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), utilizando a Nova Economia Institucional como referência teórica. As bases conceituais do modelo se originam das contribuições de Coase-Williamson e Penrose, nas quais se assume haver um "determinismo limitado", derivado das incertezas do comportamento humano e dos ambientes externos que afetam as relações entre ariáveis-chave. Os limites da firma inovadora são tornados como flexíveis, atingindo equilíbrios sustentáveis, estrategicamente delineados na "busca de lucros" no longo prazo, mas compostos de equilíbrios de "eficiência remediável", possíveis de serem obtidos em dado contexto de tempo e lugar. Uma hipótese adicional proposta pelo modelo foi a de que, independentemente da hierarquia do sistema sob análise, este "processo" lógico de obtenção de equilíbrios sustentáveis pode se repetir, embora seus "produtos" se encontrem "inter-relacionados" aos contextos de onde emergiram. A "abordagem das capacidades dinâmicas", devida à Teece-Pisano-Shuen, ofereceu conteúdo operacional ao modelo sistêmico construído e o tratamento quantitativo, baseado na teoria do caos, é sugerido para ser utilizado em futuro próximo.
id EMBR_aeafc331a4b452b2596deadf3de96d18
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/103880
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Modelo de análise e gestão de sistemas de inovação do agronegócio: novos horizontes ou caos?Analise de sistemasOrganizacao publicaSystem analysispublic organizationAgronegócioagribusinessO objetivo deste artigo é propor um modelo de análise e gestão de sistema de inovação do agronegócio, aplicado para organizações públicas dedicadas à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), utilizando a Nova Economia Institucional como referência teórica. As bases conceituais do modelo se originam das contribuições de Coase-Williamson e Penrose, nas quais se assume haver um "determinismo limitado", derivado das incertezas do comportamento humano e dos ambientes externos que afetam as relações entre ariáveis-chave. Os limites da firma inovadora são tornados como flexíveis, atingindo equilíbrios sustentáveis, estrategicamente delineados na "busca de lucros" no longo prazo, mas compostos de equilíbrios de "eficiência remediável", possíveis de serem obtidos em dado contexto de tempo e lugar. Uma hipótese adicional proposta pelo modelo foi a de que, independentemente da hierarquia do sistema sob análise, este "processo" lógico de obtenção de equilíbrios sustentáveis pode se repetir, embora seus "produtos" se encontrem "inter-relacionados" aos contextos de onde emergiram. A "abordagem das capacidades dinâmicas", devida à Teece-Pisano-Shuen, ofereceu conteúdo operacional ao modelo sistêmico construído e o tratamento quantitativo, baseado na teoria do caos, é sugerido para ser utilizado em futuro próximo.Título em inglês: Model of analysis and management of agribusiness innovation systems: new horizons or chaos?MARIA LUCIA DAPICE PAEZ, SGI.PAEZ, M. L. D'A.2019-11-01T00:39:20Z2019-11-01T00:39:20Z2001-09-0420012019-11-01T00:39:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCadernos de Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, v. 18, n. 2, p. 37-67, maio/ago. 2001.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/103880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-11-01T00:39:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/103880Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-11-01T00:39:25falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-11-01T00:39:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de análise e gestão de sistemas de inovação do agronegócio: novos horizontes ou caos?
title Modelo de análise e gestão de sistemas de inovação do agronegócio: novos horizontes ou caos?
spellingShingle Modelo de análise e gestão de sistemas de inovação do agronegócio: novos horizontes ou caos?
PAEZ, M. L. D'A.
Analise de sistemas
Organizacao publica
System analysis
public organization
Agronegócio
agribusiness
title_short Modelo de análise e gestão de sistemas de inovação do agronegócio: novos horizontes ou caos?
title_full Modelo de análise e gestão de sistemas de inovação do agronegócio: novos horizontes ou caos?
title_fullStr Modelo de análise e gestão de sistemas de inovação do agronegócio: novos horizontes ou caos?
title_full_unstemmed Modelo de análise e gestão de sistemas de inovação do agronegócio: novos horizontes ou caos?
title_sort Modelo de análise e gestão de sistemas de inovação do agronegócio: novos horizontes ou caos?
author PAEZ, M. L. D'A.
author_facet PAEZ, M. L. D'A.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA LUCIA DAPICE PAEZ, SGI.
dc.contributor.author.fl_str_mv PAEZ, M. L. D'A.
dc.subject.por.fl_str_mv Analise de sistemas
Organizacao publica
System analysis
public organization
Agronegócio
agribusiness
topic Analise de sistemas
Organizacao publica
System analysis
public organization
Agronegócio
agribusiness
description O objetivo deste artigo é propor um modelo de análise e gestão de sistema de inovação do agronegócio, aplicado para organizações públicas dedicadas à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), utilizando a Nova Economia Institucional como referência teórica. As bases conceituais do modelo se originam das contribuições de Coase-Williamson e Penrose, nas quais se assume haver um "determinismo limitado", derivado das incertezas do comportamento humano e dos ambientes externos que afetam as relações entre ariáveis-chave. Os limites da firma inovadora são tornados como flexíveis, atingindo equilíbrios sustentáveis, estrategicamente delineados na "busca de lucros" no longo prazo, mas compostos de equilíbrios de "eficiência remediável", possíveis de serem obtidos em dado contexto de tempo e lugar. Uma hipótese adicional proposta pelo modelo foi a de que, independentemente da hierarquia do sistema sob análise, este "processo" lógico de obtenção de equilíbrios sustentáveis pode se repetir, embora seus "produtos" se encontrem "inter-relacionados" aos contextos de onde emergiram. A "abordagem das capacidades dinâmicas", devida à Teece-Pisano-Shuen, ofereceu conteúdo operacional ao modelo sistêmico construído e o tratamento quantitativo, baseado na teoria do caos, é sugerido para ser utilizado em futuro próximo.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-09-04
2001
2019-11-01T00:39:20Z
2019-11-01T00:39:20Z
2019-11-01T00:39:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, v. 18, n. 2, p. 37-67, maio/ago. 2001.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/103880
identifier_str_mv Cadernos de Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, v. 18, n. 2, p. 37-67, maio/ago. 2001.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/103880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503482843070464