Desempenho de um fertilizante mineral misto produzido a partir de fosfato natural sedimentar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, R. de C.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: CALDAS, J. V. dos S., POLIDORO, J. C., ZONTA, E., MATTOS, B. B., GONÇALVES, R. G. da M., TEIXEIRA, P. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124373
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0003
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência agronômica de um fertilizante mineral misto produzido com fosfato natural sedimentar adicionado de calcário e borra de enxofre, comparado com o fertilizante superfosfato simples. O experimento foi conduzido em casa de vegetação sendo realizados três cultivos sucessivos na seguinte sequência: milho, feijão, milho. As plantas foram cultivadas em vasos plásticos contendo 3 kg de solo classificado como Latossolo Vermelho-Amarelo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial, sendo dois fertilizantes fosfatados (superfosfato simples - SSP e fertilizante mineral misto - MMF), quatro doses de P2O5 (25, 50, 100 e 150 mg de P2O5 dm-3), duas condições (solo incubado com calcário e não incubado) além de dois controles, sem aplicação de P. Foram avaliados a produção de massa seca da parte aérea (MSPA), o acúmulo de fósforo da parte aérea (APPA) e a concentração de fósforo disponível no solo após cada cultivo. Os resultados mostraram que o SSP foi mais eficiente que MMF na produção de massa seca e no acúmulo de P. As maiores respostas da MSPA e do APPA em relação ao aumento da dose do MMF foram observadas em LVA não incubado com calcário. O fertilizante mineral misto proporcionou maiores valores de P disponível no solo após os três cultivos em comparação ao SSP.
id EMBR_af0591c87b17005b562254d0693cca4d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1124373
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desempenho de um fertilizante mineral misto produzido a partir de fosfato natural sedimentar.Pó de Rocha FosfáticaAdubaçãoFertilizante FosfatadoEfeito ResidualCalagemLimingPhosphorusRock phosphateO objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência agronômica de um fertilizante mineral misto produzido com fosfato natural sedimentar adicionado de calcário e borra de enxofre, comparado com o fertilizante superfosfato simples. O experimento foi conduzido em casa de vegetação sendo realizados três cultivos sucessivos na seguinte sequência: milho, feijão, milho. As plantas foram cultivadas em vasos plásticos contendo 3 kg de solo classificado como Latossolo Vermelho-Amarelo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial, sendo dois fertilizantes fosfatados (superfosfato simples - SSP e fertilizante mineral misto - MMF), quatro doses de P2O5 (25, 50, 100 e 150 mg de P2O5 dm-3), duas condições (solo incubado com calcário e não incubado) além de dois controles, sem aplicação de P. Foram avaliados a produção de massa seca da parte aérea (MSPA), o acúmulo de fósforo da parte aérea (APPA) e a concentração de fósforo disponível no solo após cada cultivo. Os resultados mostraram que o SSP foi mais eficiente que MMF na produção de massa seca e no acúmulo de P. As maiores respostas da MSPA e do APPA em relação ao aumento da dose do MMF foram observadas em LVA não incubado com calcário. O fertilizante mineral misto proporcionou maiores valores de P disponível no solo após os três cultivos em comparação ao SSP.RICARDO DE CASTRO DIAS, UFRRJ; JOÃO VICTOR DOS SANTOS CALDAS, UFRRJ; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS; EVERALDO ZONTA, UFRRJ; BIANCA BRAZ MATTOS, CNPS; RAFAEL GOMES DA MOTA GONÇALVES, UFRRJ; PAULO CESAR TEIXEIRA, CNPS.DIAS, R. de C.CALDAS, J. V. dos S.POLIDORO, J. C.ZONTA, E.MATTOS, B. B.GONÇALVES, R. G. da M.TEIXEIRA, P. C.2020-11-22T09:11:12Z2020-11-22T09:11:12Z2020-08-172020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 11, n. 5, ago./set. 2020.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124373https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0003porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-11-22T09:11:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1124373Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-11-22T09:11:25falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-11-22T09:11:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de um fertilizante mineral misto produzido a partir de fosfato natural sedimentar.
title Desempenho de um fertilizante mineral misto produzido a partir de fosfato natural sedimentar.
spellingShingle Desempenho de um fertilizante mineral misto produzido a partir de fosfato natural sedimentar.
DIAS, R. de C.
Pó de Rocha Fosfática
Adubação
Fertilizante Fosfatado
Efeito Residual
Calagem
Liming
Phosphorus
Rock phosphate
title_short Desempenho de um fertilizante mineral misto produzido a partir de fosfato natural sedimentar.
title_full Desempenho de um fertilizante mineral misto produzido a partir de fosfato natural sedimentar.
title_fullStr Desempenho de um fertilizante mineral misto produzido a partir de fosfato natural sedimentar.
title_full_unstemmed Desempenho de um fertilizante mineral misto produzido a partir de fosfato natural sedimentar.
title_sort Desempenho de um fertilizante mineral misto produzido a partir de fosfato natural sedimentar.
author DIAS, R. de C.
author_facet DIAS, R. de C.
CALDAS, J. V. dos S.
POLIDORO, J. C.
ZONTA, E.
MATTOS, B. B.
GONÇALVES, R. G. da M.
TEIXEIRA, P. C.
author_role author
author2 CALDAS, J. V. dos S.
POLIDORO, J. C.
ZONTA, E.
MATTOS, B. B.
GONÇALVES, R. G. da M.
TEIXEIRA, P. C.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RICARDO DE CASTRO DIAS, UFRRJ; JOÃO VICTOR DOS SANTOS CALDAS, UFRRJ; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS; EVERALDO ZONTA, UFRRJ; BIANCA BRAZ MATTOS, CNPS; RAFAEL GOMES DA MOTA GONÇALVES, UFRRJ; PAULO CESAR TEIXEIRA, CNPS.
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, R. de C.
CALDAS, J. V. dos S.
POLIDORO, J. C.
ZONTA, E.
MATTOS, B. B.
GONÇALVES, R. G. da M.
TEIXEIRA, P. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Pó de Rocha Fosfática
Adubação
Fertilizante Fosfatado
Efeito Residual
Calagem
Liming
Phosphorus
Rock phosphate
topic Pó de Rocha Fosfática
Adubação
Fertilizante Fosfatado
Efeito Residual
Calagem
Liming
Phosphorus
Rock phosphate
description O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência agronômica de um fertilizante mineral misto produzido com fosfato natural sedimentar adicionado de calcário e borra de enxofre, comparado com o fertilizante superfosfato simples. O experimento foi conduzido em casa de vegetação sendo realizados três cultivos sucessivos na seguinte sequência: milho, feijão, milho. As plantas foram cultivadas em vasos plásticos contendo 3 kg de solo classificado como Latossolo Vermelho-Amarelo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial, sendo dois fertilizantes fosfatados (superfosfato simples - SSP e fertilizante mineral misto - MMF), quatro doses de P2O5 (25, 50, 100 e 150 mg de P2O5 dm-3), duas condições (solo incubado com calcário e não incubado) além de dois controles, sem aplicação de P. Foram avaliados a produção de massa seca da parte aérea (MSPA), o acúmulo de fósforo da parte aérea (APPA) e a concentração de fósforo disponível no solo após cada cultivo. Os resultados mostraram que o SSP foi mais eficiente que MMF na produção de massa seca e no acúmulo de P. As maiores respostas da MSPA e do APPA em relação ao aumento da dose do MMF foram observadas em LVA não incubado com calcário. O fertilizante mineral misto proporcionou maiores valores de P disponível no solo após os três cultivos em comparação ao SSP.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-22T09:11:12Z
2020-11-22T09:11:12Z
2020-08-17
2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 11, n. 5, ago./set. 2020.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124373
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0003
identifier_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 11, n. 5, ago./set. 2020.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124373
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503498169057280