Teores de carboidratos foliares de macieira 'Julieta' em função da posição na copa e da lâmina de irrigação no Vale do São Francisco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, C. P. M. de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SILVA, J. A. B. da, SIMOES, W. L., LOPES, P. R. C., SOUZA, S. P. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1115188
Resumo: Devido à obtenção de boa produtividade nos últimos anos de cultivo, vários estudos têm mostrado a viabilidade da produção de macieiras no semiárido brasileiro. A capacidade da planta em aumentar a produtividade está associada ao teor de carboidratos produzidos em ciclo anterior e armazenados nos ramos e raízes, que será convertido em sacarose e fornecido ao crescimento de folhas e frutos. No entanto, são escassas as informações a respeito do acúmulo de carboidratos nas plantas de macieira cultivadas na região do Vale do São Francisco. A obtenção dessas informações durante o ciclo da cultura poderá contribuir para diagnosticar o estado de vigor fisiológico no qual a planta se encontra. Objetivou-se com este trabalho avaliar variáveis bioquímicas em folhas de macieira ?Julieta?, em função da posição das folhas na copa, influenciadas pela variação da lamina de irrigação, sob as condições edafoclimáticas do Semiárido Brasileiro.
id EMBR_b178ede8e7cace9475a6011171f15af8
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1115188
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Teores de carboidratos foliares de macieira 'Julieta' em função da posição na copa e da lâmina de irrigação no Vale do São Francisco.Variáveis bioquímicasMacieiraFolhas da macieiraCultivar JulietaVale do São FranciscoAcúmulo de carboidratosLâmina de irrigaçãoMaçãSistema de CultivoBioquímica VegetalIrrigaçãoApplesPlant biochemistryDevido à obtenção de boa produtividade nos últimos anos de cultivo, vários estudos têm mostrado a viabilidade da produção de macieiras no semiárido brasileiro. A capacidade da planta em aumentar a produtividade está associada ao teor de carboidratos produzidos em ciclo anterior e armazenados nos ramos e raízes, que será convertido em sacarose e fornecido ao crescimento de folhas e frutos. No entanto, são escassas as informações a respeito do acúmulo de carboidratos nas plantas de macieira cultivadas na região do Vale do São Francisco. A obtenção dessas informações durante o ciclo da cultura poderá contribuir para diagnosticar o estado de vigor fisiológico no qual a planta se encontra. Objetivou-se com este trabalho avaliar variáveis bioquímicas em folhas de macieira ?Julieta?, em função da posição das folhas na copa, influenciadas pela variação da lamina de irrigação, sob as condições edafoclimáticas do Semiárido Brasileiro.CÍNTIA PATRÍCIA MARTINS DE OLIVEIRA; JOSÉ ALIÇANDRO BEZERRA DA SILVA; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; PAULO ROBERTO COELHO LOPES, CPATSA; SARA PEREIRA DE SOUZA.OLIVEIRA, C. P. M. deSILVA, J. A. B. daSIMOES, W. L.LOPES, P. R. C.SOUZA, S. P. de2019-11-26T18:11:37Z2019-11-26T18:11:37Z2019-11-2620192019-11-26T18:11:37ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 443-446In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 26., 2019, Juazeiro, BA/Petrolina, PE. Fruticultura de precisão: desafios e oportunidades - anais. Petrolina: Embrapa Semiárido: UNIVASF: SBF, 2019.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1115188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-11-26T18:11:41Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1115188Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-11-26T18:11:41Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Teores de carboidratos foliares de macieira 'Julieta' em função da posição na copa e da lâmina de irrigação no Vale do São Francisco.
title Teores de carboidratos foliares de macieira 'Julieta' em função da posição na copa e da lâmina de irrigação no Vale do São Francisco.
spellingShingle Teores de carboidratos foliares de macieira 'Julieta' em função da posição na copa e da lâmina de irrigação no Vale do São Francisco.
OLIVEIRA, C. P. M. de
Variáveis bioquímicas
Macieira
Folhas da macieira
Cultivar Julieta
Vale do São Francisco
Acúmulo de carboidratos
Lâmina de irrigação
Maçã
Sistema de Cultivo
Bioquímica Vegetal
Irrigação
Apples
Plant biochemistry
title_short Teores de carboidratos foliares de macieira 'Julieta' em função da posição na copa e da lâmina de irrigação no Vale do São Francisco.
title_full Teores de carboidratos foliares de macieira 'Julieta' em função da posição na copa e da lâmina de irrigação no Vale do São Francisco.
title_fullStr Teores de carboidratos foliares de macieira 'Julieta' em função da posição na copa e da lâmina de irrigação no Vale do São Francisco.
title_full_unstemmed Teores de carboidratos foliares de macieira 'Julieta' em função da posição na copa e da lâmina de irrigação no Vale do São Francisco.
title_sort Teores de carboidratos foliares de macieira 'Julieta' em função da posição na copa e da lâmina de irrigação no Vale do São Francisco.
author OLIVEIRA, C. P. M. de
author_facet OLIVEIRA, C. P. M. de
SILVA, J. A. B. da
SIMOES, W. L.
LOPES, P. R. C.
SOUZA, S. P. de
author_role author
author2 SILVA, J. A. B. da
SIMOES, W. L.
LOPES, P. R. C.
SOUZA, S. P. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CÍNTIA PATRÍCIA MARTINS DE OLIVEIRA; JOSÉ ALIÇANDRO BEZERRA DA SILVA; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; PAULO ROBERTO COELHO LOPES, CPATSA; SARA PEREIRA DE SOUZA.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, C. P. M. de
SILVA, J. A. B. da
SIMOES, W. L.
LOPES, P. R. C.
SOUZA, S. P. de
dc.subject.por.fl_str_mv Variáveis bioquímicas
Macieira
Folhas da macieira
Cultivar Julieta
Vale do São Francisco
Acúmulo de carboidratos
Lâmina de irrigação
Maçã
Sistema de Cultivo
Bioquímica Vegetal
Irrigação
Apples
Plant biochemistry
topic Variáveis bioquímicas
Macieira
Folhas da macieira
Cultivar Julieta
Vale do São Francisco
Acúmulo de carboidratos
Lâmina de irrigação
Maçã
Sistema de Cultivo
Bioquímica Vegetal
Irrigação
Apples
Plant biochemistry
description Devido à obtenção de boa produtividade nos últimos anos de cultivo, vários estudos têm mostrado a viabilidade da produção de macieiras no semiárido brasileiro. A capacidade da planta em aumentar a produtividade está associada ao teor de carboidratos produzidos em ciclo anterior e armazenados nos ramos e raízes, que será convertido em sacarose e fornecido ao crescimento de folhas e frutos. No entanto, são escassas as informações a respeito do acúmulo de carboidratos nas plantas de macieira cultivadas na região do Vale do São Francisco. A obtenção dessas informações durante o ciclo da cultura poderá contribuir para diagnosticar o estado de vigor fisiológico no qual a planta se encontra. Objetivou-se com este trabalho avaliar variáveis bioquímicas em folhas de macieira ?Julieta?, em função da posição das folhas na copa, influenciadas pela variação da lamina de irrigação, sob as condições edafoclimáticas do Semiárido Brasileiro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T18:11:37Z
2019-11-26T18:11:37Z
2019-11-26
2019
2019-11-26T18:11:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 26., 2019, Juazeiro, BA/Petrolina, PE. Fruticultura de precisão: desafios e oportunidades - anais. Petrolina: Embrapa Semiárido: UNIVASF: SBF, 2019.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1115188
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 26., 2019, Juazeiro, BA/Petrolina, PE. Fruticultura de precisão: desafios e oportunidades - anais. Petrolina: Embrapa Semiárido: UNIVASF: SBF, 2019.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1115188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 443-446
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721428296826880