Agricultura familiar e segurança alimentar no Nordeste: o caso de Lagoa Seca em Sergipe.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOTA, D. M. da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: SCHMITZ, H., RODRIGUES, R. F. de A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/959152
Resumo: O artigo analisa a influência do Programa Fome Zero nas condições de reprodução social de um grupo de agricultores pela ótica das transformações e permanências no consumo e na produção de alimentos nos seus estabelecimentos num povoado situado no semi-árido sergipano. A hipótese central é que as principais mudanças se referem à ampliação da aquisição de alimentos e melhoria das condições de produção sem alteração da qualidade de nenhuma dessas práticas. A pesquisa foi realizada através de entrevistas e questionários com um grupo de 48 agricultores, dos quais 20 recebiam o Bolsa Família, no decorrer do ano de 2005. Os principais resultados confirmam parcialmente a hipótese levantada e mostram que as transformações provocadas pelo Programa Fome Zero se restringem ao aumento da disponibilidade de alimentos para os mais pobres e acesso a outros bens para os demais.
id EMBR_b226bd746e775c9182b2e4ad9dcc54cc
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/959152
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Agricultura familiar e segurança alimentar no Nordeste: o caso de Lagoa Seca em Sergipe.Hábitos alimentaresPrograma Fome ZeroSemiáridoAgricultura FamiliarSegurança AlimentarO artigo analisa a influência do Programa Fome Zero nas condições de reprodução social de um grupo de agricultores pela ótica das transformações e permanências no consumo e na produção de alimentos nos seus estabelecimentos num povoado situado no semi-árido sergipano. A hipótese central é que as principais mudanças se referem à ampliação da aquisição de alimentos e melhoria das condições de produção sem alteração da qualidade de nenhuma dessas práticas. A pesquisa foi realizada através de entrevistas e questionários com um grupo de 48 agricultores, dos quais 20 recebiam o Bolsa Família, no decorrer do ano de 2005. Os principais resultados confirmam parcialmente a hipótese levantada e mostram que as transformações provocadas pelo Programa Fome Zero se restringem ao aumento da disponibilidade de alimentos para os mais pobres e acesso a outros bens para os demais.DALVA MARIA DA MOTA, CPATU; HERIBERT SCHMITZ, UFPA; RAQUEL FERNANDES DE A RODRIGUES, CPATC.MOTA, D. M. daSCHMITZ, H.RODRIGUES, R. F. de A.2013-05-31T11:11:11Z2013-05-31T11:11:11Z2013-05-3120122017-02-21T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Científica Rural, Bagé, v. 14, n. 1, p. 56-75, abr. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/959152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:13:14Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/959152Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:13:14falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:13:14Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Agricultura familiar e segurança alimentar no Nordeste: o caso de Lagoa Seca em Sergipe.
title Agricultura familiar e segurança alimentar no Nordeste: o caso de Lagoa Seca em Sergipe.
spellingShingle Agricultura familiar e segurança alimentar no Nordeste: o caso de Lagoa Seca em Sergipe.
MOTA, D. M. da
Hábitos alimentares
Programa Fome Zero
Semiárido
Agricultura Familiar
Segurança Alimentar
title_short Agricultura familiar e segurança alimentar no Nordeste: o caso de Lagoa Seca em Sergipe.
title_full Agricultura familiar e segurança alimentar no Nordeste: o caso de Lagoa Seca em Sergipe.
title_fullStr Agricultura familiar e segurança alimentar no Nordeste: o caso de Lagoa Seca em Sergipe.
title_full_unstemmed Agricultura familiar e segurança alimentar no Nordeste: o caso de Lagoa Seca em Sergipe.
title_sort Agricultura familiar e segurança alimentar no Nordeste: o caso de Lagoa Seca em Sergipe.
author MOTA, D. M. da
author_facet MOTA, D. M. da
SCHMITZ, H.
RODRIGUES, R. F. de A.
author_role author
author2 SCHMITZ, H.
RODRIGUES, R. F. de A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DALVA MARIA DA MOTA, CPATU; HERIBERT SCHMITZ, UFPA; RAQUEL FERNANDES DE A RODRIGUES, CPATC.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOTA, D. M. da
SCHMITZ, H.
RODRIGUES, R. F. de A.
dc.subject.por.fl_str_mv Hábitos alimentares
Programa Fome Zero
Semiárido
Agricultura Familiar
Segurança Alimentar
topic Hábitos alimentares
Programa Fome Zero
Semiárido
Agricultura Familiar
Segurança Alimentar
description O artigo analisa a influência do Programa Fome Zero nas condições de reprodução social de um grupo de agricultores pela ótica das transformações e permanências no consumo e na produção de alimentos nos seus estabelecimentos num povoado situado no semi-árido sergipano. A hipótese central é que as principais mudanças se referem à ampliação da aquisição de alimentos e melhoria das condições de produção sem alteração da qualidade de nenhuma dessas práticas. A pesquisa foi realizada através de entrevistas e questionários com um grupo de 48 agricultores, dos quais 20 recebiam o Bolsa Família, no decorrer do ano de 2005. Os principais resultados confirmam parcialmente a hipótese levantada e mostram que as transformações provocadas pelo Programa Fome Zero se restringem ao aumento da disponibilidade de alimentos para os mais pobres e acesso a outros bens para os demais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-05-31T11:11:11Z
2013-05-31T11:11:11Z
2013-05-31
2017-02-21T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Científica Rural, Bagé, v. 14, n. 1, p. 56-75, abr. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/959152
identifier_str_mv Revista Científica Rural, Bagé, v. 14, n. 1, p. 56-75, abr. 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/959152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503432901492736