Medida de relevância e visibilidade das teses de Programas de Pós-Graduação em Engenharia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES DE MELLO, J. C. C. B.
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: GOMES, E. G., MEZA, L. A., SOARES DE MELLO, M. H. C.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/16759
Resumo: Os cursos de pós-graduação são avaliados periodicamente pela CAPES segundo critérios nem sempre claros. Estes critérios buscam medir, dentre outros, a produtividade acadêmica (incluindo-se qualidade e quantidade da produção científica), a dedicação do corpo docente, o tempo para conclusão do curso etc. A quantificação da excelência acadêmica não é geralmente realizada; é feita de forma qualitativa. Este artigo tem como objetivo avaliar o desempenho de programas de pós-graduação em Engenharia na capacidade de transformar teses de mestrado e doutorado em produção científica pública. É utilizado o modelo de Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) para propor um índice que meá a relevância e visibilidade da produção científica de forma comparada. São usadas como unidades de avaliação os 12 programas de pós-graduação em Engenharia da COPPE (UFRJ), ao considerar as teses de mestrado e doutorado como insumos e os diversos tipos de publicação como produto. A metodologia aqui proposta é aplicável apenas à pós-graduação, já que para o ensino de graduação os aspectos didáticos pedagógicos são muito mais relevantes que os aspectos meramente científicos.
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