Zoneamento climático para plantio experimental de Pinus maximinoi no Estado de São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRITZSONS, E.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: AGUIAR, A. V. de, GRABIAS, J., FREITAS, M. L. M. de, WREGE, M. S., MANTOVANI, L. E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/923665
Resumo: A grande diversidade climática do Estado de São Paulo exerce influênciana adaptação das espécies e na produtividade das plantações florestais e, por isto, os locais para plantio e experimentação florestal devem ser cuidadosamente escolhidos. O objetivo deste trabalho foi identificar as estações experimentais climaticamente homogêneas do Instituto Florestal de São Paulo para subsidiar o planejamento da implantação de experimentos de Pinus maximinoi. Foram selecionadas 30 áreas experimentais e os dados climáticos referentes a cada estação experimental foram organizados em planilhas, submetidos à análise de agrupamento e os resultados interpretados a partir da visualização dos dendrogramas. As exigências climáticas das espécies foram verificadas em literatura científica e nos resultados de plantios experimentais. As áreas preferenciais para o plantio concentram-se em torno do município de Angatuba (Buri, Pirajú, Itapeva, Avaré, Itapetininga e Itararé), de clima Cwa. As áreas de Bebedouro, São José do Rio Preto e Ilha Solteira não são recomendadas ao plantio devido ao clima quente e deficiência hídrica no inverno. Tampouco Campos do Jordão é recomendada, devido às frequentes geadas. Para as localidades intermediárias poderiam ser identificados genótipos adaptados a cada região, de acordo com suas particularidades climáticas.
id EMBR_b31ef3d17a7020a1a9d7e66d17b79cea
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/923665
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Zoneamento climático para plantio experimental de Pinus maximinoi no Estado de São Paulo.Melhoramento florestalAnálise de agrupamentoPinusA grande diversidade climática do Estado de São Paulo exerce influênciana adaptação das espécies e na produtividade das plantações florestais e, por isto, os locais para plantio e experimentação florestal devem ser cuidadosamente escolhidos. O objetivo deste trabalho foi identificar as estações experimentais climaticamente homogêneas do Instituto Florestal de São Paulo para subsidiar o planejamento da implantação de experimentos de Pinus maximinoi. Foram selecionadas 30 áreas experimentais e os dados climáticos referentes a cada estação experimental foram organizados em planilhas, submetidos à análise de agrupamento e os resultados interpretados a partir da visualização dos dendrogramas. As exigências climáticas das espécies foram verificadas em literatura científica e nos resultados de plantios experimentais. As áreas preferenciais para o plantio concentram-se em torno do município de Angatuba (Buri, Pirajú, Itapeva, Avaré, Itapetininga e Itararé), de clima Cwa. As áreas de Bebedouro, São José do Rio Preto e Ilha Solteira não são recomendadas ao plantio devido ao clima quente e deficiência hídrica no inverno. Tampouco Campos do Jordão é recomendada, devido às frequentes geadas. Para as localidades intermediárias poderiam ser identificados genótipos adaptados a cada região, de acordo com suas particularidades climáticas.ELENICE FRITZSONS, CNPF; ANANDA VIRGINIA DE AGUIAR, CNPF; JENIFFER GRABIAS, UFPR; MIGUEL LUIZ MENEZES DE FREITAS, Instituto Florestal de São Paulo; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; LUIS EDUARDO MANTOVANI, UFPR.FRITZSONS, E.AGUIAR, A. V. deGRABIAS, J.FREITAS, M. L. M. deWREGE, M. S.MANTOVANI, L. E.2012-05-03T11:11:11Z2012-05-03T11:11:11Z2012-05-03T11:11:11Z2012-05-03T11:11:11Z2012-05-0320122015-01-09T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 32, n. 69, p. 79-92, jan./mar. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/92366510.4336/2012.pfb.32.69.79porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2015-01-10T08:06:00Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/923665Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542015-01-10T08:06Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Zoneamento climático para plantio experimental de Pinus maximinoi no Estado de São Paulo.
title Zoneamento climático para plantio experimental de Pinus maximinoi no Estado de São Paulo.
spellingShingle Zoneamento climático para plantio experimental de Pinus maximinoi no Estado de São Paulo.
FRITZSONS, E.
Melhoramento florestal
Análise de agrupamento
Pinus
title_short Zoneamento climático para plantio experimental de Pinus maximinoi no Estado de São Paulo.
title_full Zoneamento climático para plantio experimental de Pinus maximinoi no Estado de São Paulo.
title_fullStr Zoneamento climático para plantio experimental de Pinus maximinoi no Estado de São Paulo.
title_full_unstemmed Zoneamento climático para plantio experimental de Pinus maximinoi no Estado de São Paulo.
title_sort Zoneamento climático para plantio experimental de Pinus maximinoi no Estado de São Paulo.
author FRITZSONS, E.
author_facet FRITZSONS, E.
AGUIAR, A. V. de
GRABIAS, J.
FREITAS, M. L. M. de
WREGE, M. S.
MANTOVANI, L. E.
author_role author
author2 AGUIAR, A. V. de
GRABIAS, J.
FREITAS, M. L. M. de
WREGE, M. S.
MANTOVANI, L. E.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELENICE FRITZSONS, CNPF; ANANDA VIRGINIA DE AGUIAR, CNPF; JENIFFER GRABIAS, UFPR; MIGUEL LUIZ MENEZES DE FREITAS, Instituto Florestal de São Paulo; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; LUIS EDUARDO MANTOVANI, UFPR.
dc.contributor.author.fl_str_mv FRITZSONS, E.
AGUIAR, A. V. de
GRABIAS, J.
FREITAS, M. L. M. de
WREGE, M. S.
MANTOVANI, L. E.
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoramento florestal
Análise de agrupamento
Pinus
topic Melhoramento florestal
Análise de agrupamento
Pinus
description A grande diversidade climática do Estado de São Paulo exerce influênciana adaptação das espécies e na produtividade das plantações florestais e, por isto, os locais para plantio e experimentação florestal devem ser cuidadosamente escolhidos. O objetivo deste trabalho foi identificar as estações experimentais climaticamente homogêneas do Instituto Florestal de São Paulo para subsidiar o planejamento da implantação de experimentos de Pinus maximinoi. Foram selecionadas 30 áreas experimentais e os dados climáticos referentes a cada estação experimental foram organizados em planilhas, submetidos à análise de agrupamento e os resultados interpretados a partir da visualização dos dendrogramas. As exigências climáticas das espécies foram verificadas em literatura científica e nos resultados de plantios experimentais. As áreas preferenciais para o plantio concentram-se em torno do município de Angatuba (Buri, Pirajú, Itapeva, Avaré, Itapetininga e Itararé), de clima Cwa. As áreas de Bebedouro, São José do Rio Preto e Ilha Solteira não são recomendadas ao plantio devido ao clima quente e deficiência hídrica no inverno. Tampouco Campos do Jordão é recomendada, devido às frequentes geadas. Para as localidades intermediárias poderiam ser identificados genótipos adaptados a cada região, de acordo com suas particularidades climáticas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-03T11:11:11Z
2012-05-03T11:11:11Z
2012-05-03T11:11:11Z
2012-05-03T11:11:11Z
2012-05-03
2012
2015-01-09T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 32, n. 69, p. 79-92, jan./mar. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/923665
10.4336/2012.pfb.32.69.79
identifier_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 32, n. 69, p. 79-92, jan./mar. 2012.
10.4336/2012.pfb.32.69.79
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/923665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695238493306880