Avaliação de tipos de recipientes na formação de porta-enxertos de bacuri (Platonia insignis Mart.).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, V. A. B. de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SOARES, B. K. F., COSTA, M. do P. S. D., SOUSA, J. P. B., GUIMARÃES, A. R. C.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974481
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes tipos de recipientes na formação de porta-enxertos de bacurizeiro. Foram avaliados os recipientes: saco de polietileno preto de 18 x 35 cm (controle), citrivaso, citritubo, tubete PET-2,5 L, tubete PET-1,5 L e tubete 0,8 L. Em todos os recipientes, exceto o controle, utilizou-se substrato composto de terra vegetal, casca de arroz carbonizada e plantmax® na proporção de 3:5:2 e enriquecido com 1,5 kg de superfosfato simples/m-3 de substrato. Foram avaliadas as seguintes características: diâmetro da raiz primária no dia do corte, número de dias após o corte para início da brotação, percentagem de brotação da raiz primária e diâmetro de caule aos 150 dias após o corte. Aos 240 dias após a brotação avaliaram-se ainda: diâmetro de caule, diâmetro da raiz, pesos frescos da parte aérea e das raízes, e pesos secos da parte aérea e das raízes. Os resultados obtidos indicam que o tubete PET-2,5L é o que proporciona o melhor desenvolvimento do porta-enxerto de bacuri.
id EMBR_b34c0a2f17a1a4cbf5263ac061f7dd3b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/974481
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação de tipos de recipientes na formação de porta-enxertos de bacuri (Platonia insignis Mart.).PropagaçãoMudaSementeO objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes tipos de recipientes na formação de porta-enxertos de bacurizeiro. Foram avaliados os recipientes: saco de polietileno preto de 18 x 35 cm (controle), citrivaso, citritubo, tubete PET-2,5 L, tubete PET-1,5 L e tubete 0,8 L. Em todos os recipientes, exceto o controle, utilizou-se substrato composto de terra vegetal, casca de arroz carbonizada e plantmax® na proporção de 3:5:2 e enriquecido com 1,5 kg de superfosfato simples/m-3 de substrato. Foram avaliadas as seguintes características: diâmetro da raiz primária no dia do corte, número de dias após o corte para início da brotação, percentagem de brotação da raiz primária e diâmetro de caule aos 150 dias após o corte. Aos 240 dias após a brotação avaliaram-se ainda: diâmetro de caule, diâmetro da raiz, pesos frescos da parte aérea e das raízes, e pesos secos da parte aérea e das raízes. Os resultados obtidos indicam que o tubete PET-2,5L é o que proporciona o melhor desenvolvimento do porta-enxerto de bacuri.VALDOMIRO AURELIO BARBOSA DE SOUZA, CPAMN; BRUNO KARVAND FERREIRA SOARES, UESPI; MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO DAMASCENO COSTA, Bolsista DTI do CNPq/CPAMN; JOÃO PAULO BRITO SOUSA, UESPI; ALANE ROSANE CASTRO GUIMARÃES, UFPI.SOUZA, V. A. B. deSOARES, B. K. F.COSTA, M. do P. S. D.SOUSA, J. P. B.GUIMARÃES, A. R. C.2013-12-19T11:11:11Z2013-12-19T11:11:11Z2013-12-1920102013-12-19T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974481porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:36:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/974481Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:36:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de tipos de recipientes na formação de porta-enxertos de bacuri (Platonia insignis Mart.).
title Avaliação de tipos de recipientes na formação de porta-enxertos de bacuri (Platonia insignis Mart.).
spellingShingle Avaliação de tipos de recipientes na formação de porta-enxertos de bacuri (Platonia insignis Mart.).
SOUZA, V. A. B. de
Propagação
Muda
Semente
title_short Avaliação de tipos de recipientes na formação de porta-enxertos de bacuri (Platonia insignis Mart.).
title_full Avaliação de tipos de recipientes na formação de porta-enxertos de bacuri (Platonia insignis Mart.).
title_fullStr Avaliação de tipos de recipientes na formação de porta-enxertos de bacuri (Platonia insignis Mart.).
title_full_unstemmed Avaliação de tipos de recipientes na formação de porta-enxertos de bacuri (Platonia insignis Mart.).
title_sort Avaliação de tipos de recipientes na formação de porta-enxertos de bacuri (Platonia insignis Mart.).
author SOUZA, V. A. B. de
author_facet SOUZA, V. A. B. de
SOARES, B. K. F.
COSTA, M. do P. S. D.
SOUSA, J. P. B.
GUIMARÃES, A. R. C.
author_role author
author2 SOARES, B. K. F.
COSTA, M. do P. S. D.
SOUSA, J. P. B.
GUIMARÃES, A. R. C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv VALDOMIRO AURELIO BARBOSA DE SOUZA, CPAMN; BRUNO KARVAND FERREIRA SOARES, UESPI; MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO DAMASCENO COSTA, Bolsista DTI do CNPq/CPAMN; JOÃO PAULO BRITO SOUSA, UESPI; ALANE ROSANE CASTRO GUIMARÃES, UFPI.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, V. A. B. de
SOARES, B. K. F.
COSTA, M. do P. S. D.
SOUSA, J. P. B.
GUIMARÃES, A. R. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Propagação
Muda
Semente
topic Propagação
Muda
Semente
description O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes tipos de recipientes na formação de porta-enxertos de bacurizeiro. Foram avaliados os recipientes: saco de polietileno preto de 18 x 35 cm (controle), citrivaso, citritubo, tubete PET-2,5 L, tubete PET-1,5 L e tubete 0,8 L. Em todos os recipientes, exceto o controle, utilizou-se substrato composto de terra vegetal, casca de arroz carbonizada e plantmax® na proporção de 3:5:2 e enriquecido com 1,5 kg de superfosfato simples/m-3 de substrato. Foram avaliadas as seguintes características: diâmetro da raiz primária no dia do corte, número de dias após o corte para início da brotação, percentagem de brotação da raiz primária e diâmetro de caule aos 150 dias após o corte. Aos 240 dias após a brotação avaliaram-se ainda: diâmetro de caule, diâmetro da raiz, pesos frescos da parte aérea e das raízes, e pesos secos da parte aérea e das raízes. Os resultados obtidos indicam que o tubete PET-2,5L é o que proporciona o melhor desenvolvimento do porta-enxerto de bacuri.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2013-12-19T11:11:11Z
2013-12-19T11:11:11Z
2013-12-19
2013-12-19T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974481
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695313340661760