Fatores de risco associados à ocorrência da leishmaniose visceral na área urbana do município de Campo Grande/MS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TELES, A. P. S.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: HERRERA, H. M., AYRES, F. M., BRAZUNA, J. C. M., ABREU, U. G. P. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1032924
Resumo: A Leishmaniose Visceral (LV) é considerada uma enfermidade dinâmica, dadas as alterações em seu padrão de transmissão e plasticidade do vetor. O objetivo deste estudo foi associar fatores de risco à ocorrência da LV no perímetro urbano do município de Campo Grande/MS utilizando-se de análises estatísticas e espaciais. Observou-se uma correlação positiva entre os casos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) e Leishmaniose Visceral Humana (LVH), e entre a LVC e a área do bairro. Uma correlação negativa foi observada entre a densidade da rede de esgotamento sanitário e a LVC. A álgebra de mapas espacializou as áreas de risco para a ocorrência da LV. As análises mostram que existem condições favoráveis para a transmissão dessa zoonose e os riscos estão associados às densidades canina e humana, bem como a precária infraestrutura de saneamento básico. Sugere-se que as ações de vigilância e controle da LV sejam planejadas adequadamente no sentido de ampliar o conhecimento para a população sobre a importância de se realizar o diagnóstico nos cães, bem como o investimento no saneamento básico com vistas à universalização do acesso pois é uma condição básica para o controle dos vetores.
id EMBR_b42c975ad68072d5dc699e1f92c42028
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1032924
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Fatores de risco associados à ocorrência da leishmaniose visceral na área urbana do município de Campo Grande/MS.Saúde ambientalAnálise espacialLeishmanioseDoença animalVisceral leishmaniasisPublic healthA Leishmaniose Visceral (LV) é considerada uma enfermidade dinâmica, dadas as alterações em seu padrão de transmissão e plasticidade do vetor. O objetivo deste estudo foi associar fatores de risco à ocorrência da LV no perímetro urbano do município de Campo Grande/MS utilizando-se de análises estatísticas e espaciais. Observou-se uma correlação positiva entre os casos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) e Leishmaniose Visceral Humana (LVH), e entre a LVC e a área do bairro. Uma correlação negativa foi observada entre a densidade da rede de esgotamento sanitário e a LVC. A álgebra de mapas espacializou as áreas de risco para a ocorrência da LV. As análises mostram que existem condições favoráveis para a transmissão dessa zoonose e os riscos estão associados às densidades canina e humana, bem como a precária infraestrutura de saneamento básico. Sugere-se que as ações de vigilância e controle da LV sejam planejadas adequadamente no sentido de ampliar o conhecimento para a população sobre a importância de se realizar o diagnóstico nos cães, bem como o investimento no saneamento básico com vistas à universalização do acesso pois é uma condição básica para o controle dos vetores.Ana Paula Silva Teles, Universidade Católica Dom Bosco; Heitor Miraglia Herrera, Universidade Católica Dom Bosco; Fabio Martins Ayres, Universidade Católica Dom Bosco; Júlia Cristina Maksoud Brazuna, Centro de Controle de Zoonoses, Campo Grande, MS; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP.TELES, A. P. S.HERRERA, H. M.AYRES, F. M.BRAZUNA, J. C. M.ABREU, U. G. P. de2016-01-05T11:11:11Z2016-01-05T11:11:11Z2016-01-0520152016-01-06T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHygeia, v. 11, n. 21, p. 35 - 48, dez. 2015.1980-1726http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1032924porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:28:41Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1032924Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:28:41Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de risco associados à ocorrência da leishmaniose visceral na área urbana do município de Campo Grande/MS.
title Fatores de risco associados à ocorrência da leishmaniose visceral na área urbana do município de Campo Grande/MS.
spellingShingle Fatores de risco associados à ocorrência da leishmaniose visceral na área urbana do município de Campo Grande/MS.
TELES, A. P. S.
Saúde ambiental
Análise espacial
Leishmaniose
Doença animal
Visceral leishmaniasis
Public health
title_short Fatores de risco associados à ocorrência da leishmaniose visceral na área urbana do município de Campo Grande/MS.
title_full Fatores de risco associados à ocorrência da leishmaniose visceral na área urbana do município de Campo Grande/MS.
title_fullStr Fatores de risco associados à ocorrência da leishmaniose visceral na área urbana do município de Campo Grande/MS.
title_full_unstemmed Fatores de risco associados à ocorrência da leishmaniose visceral na área urbana do município de Campo Grande/MS.
title_sort Fatores de risco associados à ocorrência da leishmaniose visceral na área urbana do município de Campo Grande/MS.
author TELES, A. P. S.
author_facet TELES, A. P. S.
HERRERA, H. M.
AYRES, F. M.
BRAZUNA, J. C. M.
ABREU, U. G. P. de
author_role author
author2 HERRERA, H. M.
AYRES, F. M.
BRAZUNA, J. C. M.
ABREU, U. G. P. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ana Paula Silva Teles, Universidade Católica Dom Bosco; Heitor Miraglia Herrera, Universidade Católica Dom Bosco; Fabio Martins Ayres, Universidade Católica Dom Bosco; Júlia Cristina Maksoud Brazuna, Centro de Controle de Zoonoses, Campo Grande, MS; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP.
dc.contributor.author.fl_str_mv TELES, A. P. S.
HERRERA, H. M.
AYRES, F. M.
BRAZUNA, J. C. M.
ABREU, U. G. P. de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde ambiental
Análise espacial
Leishmaniose
Doença animal
Visceral leishmaniasis
Public health
topic Saúde ambiental
Análise espacial
Leishmaniose
Doença animal
Visceral leishmaniasis
Public health
description A Leishmaniose Visceral (LV) é considerada uma enfermidade dinâmica, dadas as alterações em seu padrão de transmissão e plasticidade do vetor. O objetivo deste estudo foi associar fatores de risco à ocorrência da LV no perímetro urbano do município de Campo Grande/MS utilizando-se de análises estatísticas e espaciais. Observou-se uma correlação positiva entre os casos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) e Leishmaniose Visceral Humana (LVH), e entre a LVC e a área do bairro. Uma correlação negativa foi observada entre a densidade da rede de esgotamento sanitário e a LVC. A álgebra de mapas espacializou as áreas de risco para a ocorrência da LV. As análises mostram que existem condições favoráveis para a transmissão dessa zoonose e os riscos estão associados às densidades canina e humana, bem como a precária infraestrutura de saneamento básico. Sugere-se que as ações de vigilância e controle da LV sejam planejadas adequadamente no sentido de ampliar o conhecimento para a população sobre a importância de se realizar o diagnóstico nos cães, bem como o investimento no saneamento básico com vistas à universalização do acesso pois é uma condição básica para o controle dos vetores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-01-05T11:11:11Z
2016-01-05T11:11:11Z
2016-01-05
2016-01-06T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Hygeia, v. 11, n. 21, p. 35 - 48, dez. 2015.
1980-1726
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1032924
identifier_str_mv Hygeia, v. 11, n. 21, p. 35 - 48, dez. 2015.
1980-1726
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1032924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721169435918336