Validação dos resultados do zoneamento agrícola de risco climático no Estado de Mato Grosso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VENDRUSCULO, L. G.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ZOLIN, C. A., LULU, J., TORRES, R. C., FURTINI, I. V., MENEZES JUNIOR, J. A. de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103789
Resumo: O zoneamento agrícola de risco climático (ZARC) é uma ferramenta de gestão de risco que permite a minimização dos riscos de perdas das culturas devido a adversidades climáticas não controladas. De forma indireta, o ZARC induz a adoção de tecnologias atuais no manejo de cultura bem como sua expansão em áreas e regiões ainda não contempladas. Desta forma, espera-se que os gastos públicos com pagamentos de seguros e prêmios sejam reduzidos e possam ser alocados para o fomento de políticas públicas mais adequadas aos empreendimentos rurais (Brasil, 2018) As ações sinérgicas da Embrapa Agrossilivipastoril em parceria com outros centros de pesquisa da Embrapa (Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Soja, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Meio-Norte) permitiram a divulgação destes resultados e a captura de inconsistências que o modelo do ZARC apresentasse. Posterior a divulgação e validação dos resultados, estes produziram portarias do Ministério da Agricultura que subsidiam ações do Proagro e seguro e crédito rural. Os trabalhos descritos a seguir foram iniciados na safra 2015/2016 e 2017/2018 para as culturas de soja, milho safrinha, algodão, feijão caupi e arroz.
id EMBR_b435e288db91263be480b04893692fd4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1103789
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Validação dos resultados do zoneamento agrícola de risco climático no Estado de Mato Grosso.Mato GrossoSinop-MTZoneamento AgrícolaRisco ClimáticoO zoneamento agrícola de risco climático (ZARC) é uma ferramenta de gestão de risco que permite a minimização dos riscos de perdas das culturas devido a adversidades climáticas não controladas. De forma indireta, o ZARC induz a adoção de tecnologias atuais no manejo de cultura bem como sua expansão em áreas e regiões ainda não contempladas. Desta forma, espera-se que os gastos públicos com pagamentos de seguros e prêmios sejam reduzidos e possam ser alocados para o fomento de políticas públicas mais adequadas aos empreendimentos rurais (Brasil, 2018) As ações sinérgicas da Embrapa Agrossilivipastoril em parceria com outros centros de pesquisa da Embrapa (Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Soja, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Meio-Norte) permitiram a divulgação destes resultados e a captura de inconsistências que o modelo do ZARC apresentasse. Posterior a divulgação e validação dos resultados, estes produziram portarias do Ministério da Agricultura que subsidiam ações do Proagro e seguro e crédito rural. Os trabalhos descritos a seguir foram iniciados na safra 2015/2016 e 2017/2018 para as culturas de soja, milho safrinha, algodão, feijão caupi e arroz.LAURIMAR GONCALVES VENDRUSCULO, CNPTIACORNELIO ALBERTO ZOLIN, CPAMTJORGE LULU, CPAMTRENATO CRISTIANO TORRES, SGEISABELA VOLPI FURTINI, CNPAFJOSE ANGELO NOGUEIRA DE M JUNIOR, CPAMN.VENDRUSCULO, L. G.ZOLIN, C. A.LULU, J.TORRES, R. C.FURTINI, I. V.MENEZES JUNIOR, J. A. de2019-08-06T01:14:27Z2019-08-06T01:14:27Z2019-01-1420192019-08-16T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 3, cap. 5, p. 136-142.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-08-06T01:14:34Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1103789Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-08-06T01:14:34falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-08-06T01:14:34Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação dos resultados do zoneamento agrícola de risco climático no Estado de Mato Grosso.
title Validação dos resultados do zoneamento agrícola de risco climático no Estado de Mato Grosso.
spellingShingle Validação dos resultados do zoneamento agrícola de risco climático no Estado de Mato Grosso.
VENDRUSCULO, L. G.
Mato Grosso
Sinop-MT
Zoneamento Agrícola
Risco Climático
title_short Validação dos resultados do zoneamento agrícola de risco climático no Estado de Mato Grosso.
title_full Validação dos resultados do zoneamento agrícola de risco climático no Estado de Mato Grosso.
title_fullStr Validação dos resultados do zoneamento agrícola de risco climático no Estado de Mato Grosso.
title_full_unstemmed Validação dos resultados do zoneamento agrícola de risco climático no Estado de Mato Grosso.
title_sort Validação dos resultados do zoneamento agrícola de risco climático no Estado de Mato Grosso.
author VENDRUSCULO, L. G.
author_facet VENDRUSCULO, L. G.
ZOLIN, C. A.
LULU, J.
TORRES, R. C.
FURTINI, I. V.
MENEZES JUNIOR, J. A. de
author_role author
author2 ZOLIN, C. A.
LULU, J.
TORRES, R. C.
FURTINI, I. V.
MENEZES JUNIOR, J. A. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LAURIMAR GONCALVES VENDRUSCULO, CNPTIA
CORNELIO ALBERTO ZOLIN, CPAMT
JORGE LULU, CPAMT
RENATO CRISTIANO TORRES, SGE
ISABELA VOLPI FURTINI, CNPAF
JOSE ANGELO NOGUEIRA DE M JUNIOR, CPAMN.
dc.contributor.author.fl_str_mv VENDRUSCULO, L. G.
ZOLIN, C. A.
LULU, J.
TORRES, R. C.
FURTINI, I. V.
MENEZES JUNIOR, J. A. de
dc.subject.por.fl_str_mv Mato Grosso
Sinop-MT
Zoneamento Agrícola
Risco Climático
topic Mato Grosso
Sinop-MT
Zoneamento Agrícola
Risco Climático
description O zoneamento agrícola de risco climático (ZARC) é uma ferramenta de gestão de risco que permite a minimização dos riscos de perdas das culturas devido a adversidades climáticas não controladas. De forma indireta, o ZARC induz a adoção de tecnologias atuais no manejo de cultura bem como sua expansão em áreas e regiões ainda não contempladas. Desta forma, espera-se que os gastos públicos com pagamentos de seguros e prêmios sejam reduzidos e possam ser alocados para o fomento de políticas públicas mais adequadas aos empreendimentos rurais (Brasil, 2018) As ações sinérgicas da Embrapa Agrossilivipastoril em parceria com outros centros de pesquisa da Embrapa (Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Soja, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Meio-Norte) permitiram a divulgação destes resultados e a captura de inconsistências que o modelo do ZARC apresentasse. Posterior a divulgação e validação dos resultados, estes produziram portarias do Ministério da Agricultura que subsidiam ações do Proagro e seguro e crédito rural. Os trabalhos descritos a seguir foram iniciados na safra 2015/2016 e 2017/2018 para as culturas de soja, milho safrinha, algodão, feijão caupi e arroz.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-06T01:14:27Z
2019-08-06T01:14:27Z
2019-01-14
2019
2019-08-16T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 3, cap. 5, p. 136-142.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103789
identifier_str_mv In: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 3, cap. 5, p. 136-142.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503478111895552