Presença de sementes esverdeadas em soja e seus efeitos sobre seu potencial fisiológico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZORATO, M. de F.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: PESKE, S. T., TAKEDA, C., FRANÇA NETO, J. de B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/467826
Resumo: Sementes de soja, sobretudo em Mato Grosso, região dos cerrados, tem apresentado cotilédones com degradação parcial de clorofila. A conseqiiência direta desse fenômeno é o descarte de muitos lotes, resultado de sua baixa qualidade. Com o objetivo de averiguar a influência exercida pela clorofila na qualidade fisiológica em sementes de soja foi desenvolvido este estudo. Foram utilizados dois lotes comerciais (A e B) da cultivar MG/BR46-Conquista, ciclo precoce com 11,8% e 37,4%, de sementes esverdeadas, segmentados em três amostras: sementes sem manipulação (lote original), sementes esverdeadas e sementes amarelas. Cada amostra consistiu de um tratamento. Através dos testes de germinação, envelhecimento acelerado (24 horas), tetrazólio, comprimento de plântula, massa de mil sementes, condutividade elétrica e emergência em campo foi realizada a avaliação da qualidade das sementes, no momento de semeadura. As sementes esverdeadas apresentaram menor germinação, viabilidade e vigor, maiores desuniformidade de plântulas, taxa de deterioração e quantidade de lixiviados, menores comprimento de plântulas e peso de mil sementes e baixa capacidade de emergência em campo, indiferente ao índice porcentual de cotilédones com pigmentação verde, porém, o prejuízo foi maior no lote B, com 37,4% de sementes esverdeadas. Pode-se inferir que clorofila é indicativo de redução do potencial fisiológico em sementes de soja.
id EMBR_b6b9f4a161931595d025cc2509de7798
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/467826
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Presença de sementes esverdeadas em soja e seus efeitos sobre seu potencial fisiológico.Cotilédones esverdeadosClorofilaDeterioraçãoGlycine MaxSenescênciaSementes de soja, sobretudo em Mato Grosso, região dos cerrados, tem apresentado cotilédones com degradação parcial de clorofila. A conseqiiência direta desse fenômeno é o descarte de muitos lotes, resultado de sua baixa qualidade. Com o objetivo de averiguar a influência exercida pela clorofila na qualidade fisiológica em sementes de soja foi desenvolvido este estudo. Foram utilizados dois lotes comerciais (A e B) da cultivar MG/BR46-Conquista, ciclo precoce com 11,8% e 37,4%, de sementes esverdeadas, segmentados em três amostras: sementes sem manipulação (lote original), sementes esverdeadas e sementes amarelas. Cada amostra consistiu de um tratamento. Através dos testes de germinação, envelhecimento acelerado (24 horas), tetrazólio, comprimento de plântula, massa de mil sementes, condutividade elétrica e emergência em campo foi realizada a avaliação da qualidade das sementes, no momento de semeadura. As sementes esverdeadas apresentaram menor germinação, viabilidade e vigor, maiores desuniformidade de plântulas, taxa de deterioração e quantidade de lixiviados, menores comprimento de plântulas e peso de mil sementes e baixa capacidade de emergência em campo, indiferente ao índice porcentual de cotilédones com pigmentação verde, porém, o prejuízo foi maior no lote B, com 37,4% de sementes esverdeadas. Pode-se inferir que clorofila é indicativo de redução do potencial fisiológico em sementes de soja.Maria de Fátima Zorato, FAEM; Silmar Teichert Peske, FAEM; Claudio Takeda, Fundação MT; José de Barros França Neto, CNPSo.ZORATO, M. de F.PESKE, S. T.TAKEDA, C.FRANÇA NETO, J. de B.2011-12-03T00:01:51Z2011-12-03T00:01:51Z2007-04-1820072011-12-03T00:01:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Sementes, Pelotas, v. 29, p. 1, p. 11-19, abr. 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/467826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:20:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/467826Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:20:25falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:20:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Presença de sementes esverdeadas em soja e seus efeitos sobre seu potencial fisiológico.
title Presença de sementes esverdeadas em soja e seus efeitos sobre seu potencial fisiológico.
spellingShingle Presença de sementes esverdeadas em soja e seus efeitos sobre seu potencial fisiológico.
ZORATO, M. de F.
Cotilédones esverdeados
Clorofila
Deterioração
Glycine Max
Senescência
title_short Presença de sementes esverdeadas em soja e seus efeitos sobre seu potencial fisiológico.
title_full Presença de sementes esverdeadas em soja e seus efeitos sobre seu potencial fisiológico.
title_fullStr Presença de sementes esverdeadas em soja e seus efeitos sobre seu potencial fisiológico.
title_full_unstemmed Presença de sementes esverdeadas em soja e seus efeitos sobre seu potencial fisiológico.
title_sort Presença de sementes esverdeadas em soja e seus efeitos sobre seu potencial fisiológico.
author ZORATO, M. de F.
author_facet ZORATO, M. de F.
PESKE, S. T.
TAKEDA, C.
FRANÇA NETO, J. de B.
author_role author
author2 PESKE, S. T.
TAKEDA, C.
FRANÇA NETO, J. de B.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria de Fátima Zorato, FAEM; Silmar Teichert Peske, FAEM; Claudio Takeda, Fundação MT; José de Barros França Neto, CNPSo.
dc.contributor.author.fl_str_mv ZORATO, M. de F.
PESKE, S. T.
TAKEDA, C.
FRANÇA NETO, J. de B.
dc.subject.por.fl_str_mv Cotilédones esverdeados
Clorofila
Deterioração
Glycine Max
Senescência
topic Cotilédones esverdeados
Clorofila
Deterioração
Glycine Max
Senescência
description Sementes de soja, sobretudo em Mato Grosso, região dos cerrados, tem apresentado cotilédones com degradação parcial de clorofila. A conseqiiência direta desse fenômeno é o descarte de muitos lotes, resultado de sua baixa qualidade. Com o objetivo de averiguar a influência exercida pela clorofila na qualidade fisiológica em sementes de soja foi desenvolvido este estudo. Foram utilizados dois lotes comerciais (A e B) da cultivar MG/BR46-Conquista, ciclo precoce com 11,8% e 37,4%, de sementes esverdeadas, segmentados em três amostras: sementes sem manipulação (lote original), sementes esverdeadas e sementes amarelas. Cada amostra consistiu de um tratamento. Através dos testes de germinação, envelhecimento acelerado (24 horas), tetrazólio, comprimento de plântula, massa de mil sementes, condutividade elétrica e emergência em campo foi realizada a avaliação da qualidade das sementes, no momento de semeadura. As sementes esverdeadas apresentaram menor germinação, viabilidade e vigor, maiores desuniformidade de plântulas, taxa de deterioração e quantidade de lixiviados, menores comprimento de plântulas e peso de mil sementes e baixa capacidade de emergência em campo, indiferente ao índice porcentual de cotilédones com pigmentação verde, porém, o prejuízo foi maior no lote B, com 37,4% de sementes esverdeadas. Pode-se inferir que clorofila é indicativo de redução do potencial fisiológico em sementes de soja.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-18
2007
2011-12-03T00:01:51Z
2011-12-03T00:01:51Z
2011-12-03T00:01:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes, Pelotas, v. 29, p. 1, p. 11-19, abr. 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/467826
identifier_str_mv Revista Brasileira de Sementes, Pelotas, v. 29, p. 1, p. 11-19, abr. 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/467826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503355451572224