Influência de práticas culturais na capacidade de retenção de água do solo e no rendimento do arroz-de-sequeiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STONE, L. F.
Data de Publicação: 1980
Outros Autores: SANTOS, A. B. dos, STEINMETZ, S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/213883
Resumo: Foram conduzidos três experimentos com o objetivo de determinar o efeito de praticas, culturais na capacidade de retenção de água do solo e no rendimento do arroz-de-sequeiro, na cultivar 'IAC 47'. Os tratamentos consistiram de: a. Subsolagem na profundidade de 0,60 m, com o espaçamento de 0,50 m; b. Escarificação do solo, sempre que se formou uma crosta dura sobre a sua superfície; e. Incorporação de calcário na profundidade de 0,30 m, na dosagem de 2.5 t/ha; d. Cobertura morta com palha de arroz, na quantidade de 2,5 t/ha; e e. Testemunha, que consistiu no plantio convencional, após o preparo do solo com uma aração e duas gradagens, No segundo e terceiro experimentos foi acrescentado um tratamento, que consistiu no plantio direto, após a roçagem da área e aplicação do herbicida Paraquat CE- (0,8 l/ha de p.a.). Apesar da ocorrência de veranicos, estes não foram bastante longos a ponto de reduzirem significativamente a produção. Os tratamentos não diferiram da Testemunha com relação a retenção de água do solo e a produção, apesar de ter havido uma tendência para as maiores produções serem verificadas nos tratamento de subsolagem e incorporação de calcário, e as menores, no tratamento de plantio direto. As maiores produções foram de correntes, provavelmente, das alterações na estrutura do solo e da melhoria de suas característica, químicas, permitindo maior desenvolvimento radicular. Por outro lado, a limitação deste desenvolvimento, devido compactação do Solo, poderia ser a causa das baixas produções, verificadas no tratamento de plantio direto.
id EMBR_b6cb5341f4af3d71c9a126f73db25fa7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/213883
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência de práticas culturais na capacidade de retenção de água do solo e no rendimento do arroz-de-sequeiro.EscarificaçãoArrozOryza sativaPrática culturalSubsolagemCalagemCobertura mortaPlantio diretoForam conduzidos três experimentos com o objetivo de determinar o efeito de praticas, culturais na capacidade de retenção de água do solo e no rendimento do arroz-de-sequeiro, na cultivar 'IAC 47'. Os tratamentos consistiram de: a. Subsolagem na profundidade de 0,60 m, com o espaçamento de 0,50 m; b. Escarificação do solo, sempre que se formou uma crosta dura sobre a sua superfície; e. Incorporação de calcário na profundidade de 0,30 m, na dosagem de 2.5 t/ha; d. Cobertura morta com palha de arroz, na quantidade de 2,5 t/ha; e e. Testemunha, que consistiu no plantio convencional, após o preparo do solo com uma aração e duas gradagens, No segundo e terceiro experimentos foi acrescentado um tratamento, que consistiu no plantio direto, após a roçagem da área e aplicação do herbicida Paraquat CE- (0,8 l/ha de p.a.). Apesar da ocorrência de veranicos, estes não foram bastante longos a ponto de reduzirem significativamente a produção. Os tratamentos não diferiram da Testemunha com relação a retenção de água do solo e a produção, apesar de ter havido uma tendência para as maiores produções serem verificadas nos tratamento de subsolagem e incorporação de calcário, e as menores, no tratamento de plantio direto. As maiores produções foram de correntes, provavelmente, das alterações na estrutura do solo e da melhoria de suas característica, químicas, permitindo maior desenvolvimento radicular. Por outro lado, a limitação deste desenvolvimento, devido compactação do Solo, poderia ser a causa das baixas produções, verificadas no tratamento de plantio direto.LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; ALBERTO BAETA DOS SANTOS, CNPAF; SILVIO STEINMETZ, CNPAF.STONE, L. F.SANTOS, A. B. dosSTEINMETZ, S.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2006-03-0319802019-02-27T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, v. 15, n. 1, p. 63-68, jan. 1980.0100-204Xhttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/213883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:13:43Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/213883Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:13:43falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:13:43Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência de práticas culturais na capacidade de retenção de água do solo e no rendimento do arroz-de-sequeiro.
title Influência de práticas culturais na capacidade de retenção de água do solo e no rendimento do arroz-de-sequeiro.
spellingShingle Influência de práticas culturais na capacidade de retenção de água do solo e no rendimento do arroz-de-sequeiro.
STONE, L. F.
Escarificação
Arroz
Oryza sativa
Prática cultural
Subsolagem
Calagem
Cobertura morta
Plantio direto
title_short Influência de práticas culturais na capacidade de retenção de água do solo e no rendimento do arroz-de-sequeiro.
title_full Influência de práticas culturais na capacidade de retenção de água do solo e no rendimento do arroz-de-sequeiro.
title_fullStr Influência de práticas culturais na capacidade de retenção de água do solo e no rendimento do arroz-de-sequeiro.
title_full_unstemmed Influência de práticas culturais na capacidade de retenção de água do solo e no rendimento do arroz-de-sequeiro.
title_sort Influência de práticas culturais na capacidade de retenção de água do solo e no rendimento do arroz-de-sequeiro.
author STONE, L. F.
author_facet STONE, L. F.
SANTOS, A. B. dos
STEINMETZ, S.
author_role author
author2 SANTOS, A. B. dos
STEINMETZ, S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; ALBERTO BAETA DOS SANTOS, CNPAF; SILVIO STEINMETZ, CNPAF.
dc.contributor.author.fl_str_mv STONE, L. F.
SANTOS, A. B. dos
STEINMETZ, S.
dc.subject.por.fl_str_mv Escarificação
Arroz
Oryza sativa
Prática cultural
Subsolagem
Calagem
Cobertura morta
Plantio direto
topic Escarificação
Arroz
Oryza sativa
Prática cultural
Subsolagem
Calagem
Cobertura morta
Plantio direto
description Foram conduzidos três experimentos com o objetivo de determinar o efeito de praticas, culturais na capacidade de retenção de água do solo e no rendimento do arroz-de-sequeiro, na cultivar 'IAC 47'. Os tratamentos consistiram de: a. Subsolagem na profundidade de 0,60 m, com o espaçamento de 0,50 m; b. Escarificação do solo, sempre que se formou uma crosta dura sobre a sua superfície; e. Incorporação de calcário na profundidade de 0,30 m, na dosagem de 2.5 t/ha; d. Cobertura morta com palha de arroz, na quantidade de 2,5 t/ha; e e. Testemunha, que consistiu no plantio convencional, após o preparo do solo com uma aração e duas gradagens, No segundo e terceiro experimentos foi acrescentado um tratamento, que consistiu no plantio direto, após a roçagem da área e aplicação do herbicida Paraquat CE- (0,8 l/ha de p.a.). Apesar da ocorrência de veranicos, estes não foram bastante longos a ponto de reduzirem significativamente a produção. Os tratamentos não diferiram da Testemunha com relação a retenção de água do solo e a produção, apesar de ter havido uma tendência para as maiores produções serem verificadas nos tratamento de subsolagem e incorporação de calcário, e as menores, no tratamento de plantio direto. As maiores produções foram de correntes, provavelmente, das alterações na estrutura do solo e da melhoria de suas característica, químicas, permitindo maior desenvolvimento radicular. Por outro lado, a limitação deste desenvolvimento, devido compactação do Solo, poderia ser a causa das baixas produções, verificadas no tratamento de plantio direto.
publishDate 1980
dc.date.none.fl_str_mv 1980
2006-03-03
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2019-02-27T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 15, n. 1, p. 63-68, jan. 1980.
0100-204X
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/213883
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 15, n. 1, p. 63-68, jan. 1980.
0100-204X
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/213883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503366859030528