Análise de trajeto de um gasoduto utilizando sistema de informação geográfica.
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/7824 |
Resumo: | RESUMO: A utilização de ferramentas de apoio à decisão em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) tem auxiliado em áreas de aplicação como na análise de impacto, aptidão e viabilidade. Este artigo apresenta um estudo de caso de aplicação dessas ferramentas para análise de trajeto de um gasoduto interligando uma refinaria a três cidades na região de Campinas. Como variáveis foram utilizados um mapa de uso do solo e um modelo digital do terreno. O processamento e análise das informações espaciais foram realizados por meio do SIG IDRISI. O trajeto obtido considerou os valores de menores custos, na maioria áreas de pastagens e com declividade de até 15%. Este resultado constitui um subsídio importante para a tomada de decisão sobre a melhor alternativa de traçado do gasoduto, possibilitando uma escolha mais racional e menos subjetiva. |
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Análise de trajeto de um gasoduto utilizando sistema de informação geográfica.Gás natural veicularSRTMApoio à decisãoSIGSistemas de Informação GeográficaGasodutoTrajeto de gasodutoInteligência artificialTomada de DecisãoRESUMO: A utilização de ferramentas de apoio à decisão em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) tem auxiliado em áreas de aplicação como na análise de impacto, aptidão e viabilidade. Este artigo apresenta um estudo de caso de aplicação dessas ferramentas para análise de trajeto de um gasoduto interligando uma refinaria a três cidades na região de Campinas. Como variáveis foram utilizados um mapa de uso do solo e um modelo digital do terreno. O processamento e análise das informações espaciais foram realizados por meio do SIG IDRISI. O trajeto obtido considerou os valores de menores custos, na maioria áreas de pastagens e com declividade de até 15%. Este resultado constitui um subsídio importante para a tomada de decisão sobre a melhor alternativa de traçado do gasoduto, possibilitando uma escolha mais racional e menos subjetiva.CONBEA 2004.JOAO FRANCISCO GONCALVES ANTUNES, CNPTIA; ERIVELTO MERCANTE; JANSLE VIEIRA DA ROCHA; JURANDIR ZULLO JÚNIOR, EMBRAPA, FEAGRI/UNICAMP.ANTUNES, J. F. G.MERCANTE, E.ROCHA, J. V. da R.ZULLO JÚNIOR, J.2023-02-15T14:01:33Z2023-02-15T14:01:33Z2004-08-202004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 145.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 33., 2004, São Pedro, SP. A inserção da engenharia agrícola em projetos nacionais: caderno de resumos. Campinas: Unicamp-Feagri: Embrapa Informática Agropecuária, 2004.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/7824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-02-15T14:01:33Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/7824Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-02-15T14:01:33falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-02-15T14:01:33Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
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