Resistência do arroz de terras altas ao alumínio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUIMARÃES, C. M.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: NEVES, P. de C. F., STONE, L. F., ZIMMERMANN, F. J. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/204910
Resumo: Objetivou-se, com este trabalho, identificar indicadores de resistência à toxicidade de alumínio em arroz de terras altas e linhagens com baixa susceptibilidade a esta toxicidade. Avaliaram-se 48 linhagens de arroz em solução nutritiva e dois níveis de estresse de alumínio: 0 e 40 mg dm-3 de Al; após 21 dias de teste, estimaram-se a massa da matéria seca das raízes e do dossel, o comprimento máximo das raízes e a altura das plantas e, também, índices de susceptibilidade à toxicidade de alumínio. Verificou-se que todos os indicadores de susceptibilidade ao alumínio, exceto aqueles relacionados à variabilidade do pH, se correlacionaram significativamente. O índice de susceptibilidade do crescimento radicular (SRcm) por se considerar, no seu cálculo, o crescimento radicular com e sem estresse de Al e a pressão de estresse de Al em que as linhagens foram avaliadas, constitui-se em importante parâmetro a ser usado na seleção para resistência à toxicidade ao alumínio. Conforme a distribuição das linhagens em quartis, delimitados pelo comprimento radicular superior a 47 cm e pelo SRcm menor que 0,92, selecionou-se o grupo de linhagens, CNA4120, CNA4164 e CNA1383, que apresenta raízes bem desenvolvidas, tanto na ausência como na presença de alumínio.
id EMBR_b72210b22e91ecc7a68bb877f54efd28
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/204910
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Resistência do arroz de terras altas ao alumínio.Índice de susceptibilidadeRaízesTerras AltasAlumínioArrozOryza SativaResistênciaObjetivou-se, com este trabalho, identificar indicadores de resistência à toxicidade de alumínio em arroz de terras altas e linhagens com baixa susceptibilidade a esta toxicidade. Avaliaram-se 48 linhagens de arroz em solução nutritiva e dois níveis de estresse de alumínio: 0 e 40 mg dm-3 de Al; após 21 dias de teste, estimaram-se a massa da matéria seca das raízes e do dossel, o comprimento máximo das raízes e a altura das plantas e, também, índices de susceptibilidade à toxicidade de alumínio. Verificou-se que todos os indicadores de susceptibilidade ao alumínio, exceto aqueles relacionados à variabilidade do pH, se correlacionaram significativamente. O índice de susceptibilidade do crescimento radicular (SRcm) por se considerar, no seu cálculo, o crescimento radicular com e sem estresse de Al e a pressão de estresse de Al em que as linhagens foram avaliadas, constitui-se em importante parâmetro a ser usado na seleção para resistência à toxicidade ao alumínio. Conforme a distribuição das linhagens em quartis, delimitados pelo comprimento radicular superior a 47 cm e pelo SRcm menor que 0,92, selecionou-se o grupo de linhagens, CNA4120, CNA4164 e CNA1383, que apresenta raízes bem desenvolvidas, tanto na ausência como na presença de alumínio.CLEBER MORAIS GUIMARAES, CNPAF; PERICLES DE CARVALHO FERREIRA NEVES, CNPAF; LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; FRANCISCO JOSE P ZIMMERMANN, CNPAF.GUIMARÃES, C. M.NEVES, P. de C. F.STONE, L. F.ZIMMERMANN, F. J. P.2021-04-19T16:33:56Z2021-04-19T16:33:56Z2007-01-102006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 10, n. 4, p. 855-860, out./dez. 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/204910porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-04-19T16:34:07Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/204910Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-04-19T16:34:07falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-04-19T16:34:07Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Resistência do arroz de terras altas ao alumínio.
title Resistência do arroz de terras altas ao alumínio.
spellingShingle Resistência do arroz de terras altas ao alumínio.
GUIMARÃES, C. M.
Índice de susceptibilidade
Raízes
Terras Altas
Alumínio
Arroz
Oryza Sativa
Resistência
title_short Resistência do arroz de terras altas ao alumínio.
title_full Resistência do arroz de terras altas ao alumínio.
title_fullStr Resistência do arroz de terras altas ao alumínio.
title_full_unstemmed Resistência do arroz de terras altas ao alumínio.
title_sort Resistência do arroz de terras altas ao alumínio.
author GUIMARÃES, C. M.
author_facet GUIMARÃES, C. M.
NEVES, P. de C. F.
STONE, L. F.
ZIMMERMANN, F. J. P.
author_role author
author2 NEVES, P. de C. F.
STONE, L. F.
ZIMMERMANN, F. J. P.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLEBER MORAIS GUIMARAES, CNPAF; PERICLES DE CARVALHO FERREIRA NEVES, CNPAF; LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; FRANCISCO JOSE P ZIMMERMANN, CNPAF.
dc.contributor.author.fl_str_mv GUIMARÃES, C. M.
NEVES, P. de C. F.
STONE, L. F.
ZIMMERMANN, F. J. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Índice de susceptibilidade
Raízes
Terras Altas
Alumínio
Arroz
Oryza Sativa
Resistência
topic Índice de susceptibilidade
Raízes
Terras Altas
Alumínio
Arroz
Oryza Sativa
Resistência
description Objetivou-se, com este trabalho, identificar indicadores de resistência à toxicidade de alumínio em arroz de terras altas e linhagens com baixa susceptibilidade a esta toxicidade. Avaliaram-se 48 linhagens de arroz em solução nutritiva e dois níveis de estresse de alumínio: 0 e 40 mg dm-3 de Al; após 21 dias de teste, estimaram-se a massa da matéria seca das raízes e do dossel, o comprimento máximo das raízes e a altura das plantas e, também, índices de susceptibilidade à toxicidade de alumínio. Verificou-se que todos os indicadores de susceptibilidade ao alumínio, exceto aqueles relacionados à variabilidade do pH, se correlacionaram significativamente. O índice de susceptibilidade do crescimento radicular (SRcm) por se considerar, no seu cálculo, o crescimento radicular com e sem estresse de Al e a pressão de estresse de Al em que as linhagens foram avaliadas, constitui-se em importante parâmetro a ser usado na seleção para resistência à toxicidade ao alumínio. Conforme a distribuição das linhagens em quartis, delimitados pelo comprimento radicular superior a 47 cm e pelo SRcm menor que 0,92, selecionou-se o grupo de linhagens, CNA4120, CNA4164 e CNA1383, que apresenta raízes bem desenvolvidas, tanto na ausência como na presença de alumínio.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2007-01-10
2021-04-19T16:33:56Z
2021-04-19T16:33:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 10, n. 4, p. 855-860, out./dez. 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/204910
identifier_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 10, n. 4, p. 855-860, out./dez. 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/204910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503504426958848