Different shading environments impact growth and yield of three mini-tomato cultivars.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GAMA, D. R. da S.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MESQUITA, A. C., YURI, J. E., FERREIRA, K. M., SOUZA, V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1061600
Resumo: O trabalho foi conduzido no campo experimental do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Campus III, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Juazeiro-BA. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com parcelas subsubdivididas, com quatro repetições, as parcelas compostas de três ambientes sombreados, tela de sombreamento cinza, tela de sombreamento vermelha, e tela de sombreamento azul, mais o tratamento controle, sem sombreamento, as subparcelas formadas por três cultivares de minitomates ("Sweet Million", "Red Sugar", e "Shani") e as sub-subparcelas constituída de sete épocas de amostragens das plantas. As características avaliadas foram: acúmulo de massa seca nas folhas; no caule; nas raízes; nos frutos e total, além do comprimento da parte aérea, comprimento da raiz, o número total de frutos e produtividade. Os resultados de análise de crescimento apresentaram acúmulo de massa seca nos diferentes órgãos das plantas de minitomates, para todos os tipos de ambientes e que o maior acúmulo de massa seca total ocorreu no ambiente com tela vermelha. Em todos os ambientes analisados, o dreno preferencial da planta foi o fruto, contudo, a cultivar Red Sugar acumulou maior massa seca nos outros órgãos da planta em comparação com as demais cultivares. A cultivar Red Sugar obteve a maior quantidade de frutos por planta, entretanto, quando avaliou-se a produtividade total, as cultivares Sweet Million e Shani não diferiram entre si, sendo, superiores aos valores obtidos para a cultivar Red Sugar.
id EMBR_b91ddb604c7548962c4650d1335031e6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1061600
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Different shading environments impact growth and yield of three mini-tomato cultivars.Mini-tomateTelas de sombreamentoAnálise de crescimentoGrowth analysisTomatoRed SugarSweetSweet millionTomateAdubaçãoSolanum lycopersicumO trabalho foi conduzido no campo experimental do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Campus III, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Juazeiro-BA. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com parcelas subsubdivididas, com quatro repetições, as parcelas compostas de três ambientes sombreados, tela de sombreamento cinza, tela de sombreamento vermelha, e tela de sombreamento azul, mais o tratamento controle, sem sombreamento, as subparcelas formadas por três cultivares de minitomates ("Sweet Million", "Red Sugar", e "Shani") e as sub-subparcelas constituída de sete épocas de amostragens das plantas. As características avaliadas foram: acúmulo de massa seca nas folhas; no caule; nas raízes; nos frutos e total, além do comprimento da parte aérea, comprimento da raiz, o número total de frutos e produtividade. Os resultados de análise de crescimento apresentaram acúmulo de massa seca nos diferentes órgãos das plantas de minitomates, para todos os tipos de ambientes e que o maior acúmulo de massa seca total ocorreu no ambiente com tela vermelha. Em todos os ambientes analisados, o dreno preferencial da planta foi o fruto, contudo, a cultivar Red Sugar acumulou maior massa seca nos outros órgãos da planta em comparação com as demais cultivares. A cultivar Red Sugar obteve a maior quantidade de frutos por planta, entretanto, quando avaliou-se a produtividade total, as cultivares Sweet Million e Shani não diferiram entre si, sendo, superiores aos valores obtidos para a cultivar Red Sugar.DIEGO RANGEL DA SILVA GAMA, Universidade do Estado da Bahia; ALESSANDRO CARLOS MESQUITA, Universidade do Estado da Bahia; JONY EISHI YURI, CPATSA; KALLINE MENDES FERREIRA, Universidade do Estado da Bahia; VANUZA SOUZA, Universidade do Estado da Bahia.GAMA, D. R. da S.MESQUITA, A. C.YURI, J. E.FERREIRA, K. M.SOUZA, V.2017-01-24T11:11:11Z2017-01-24T11:11:11Z2017-01-2420172017-04-24T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Caatinga, Mossoró, v. 30, n. 2, p. 324-334, 2017.1983 - 2125http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1061600enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:05:10Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1061600Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:05:10Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Different shading environments impact growth and yield of three mini-tomato cultivars.
title Different shading environments impact growth and yield of three mini-tomato cultivars.
spellingShingle Different shading environments impact growth and yield of three mini-tomato cultivars.
GAMA, D. R. da S.
Mini-tomate
Telas de sombreamento
Análise de crescimento
Growth analysis
Tomato
Red Sugar
Sweet
Sweet million
Tomate
Adubação
Solanum lycopersicum
title_short Different shading environments impact growth and yield of three mini-tomato cultivars.
title_full Different shading environments impact growth and yield of three mini-tomato cultivars.
title_fullStr Different shading environments impact growth and yield of three mini-tomato cultivars.
title_full_unstemmed Different shading environments impact growth and yield of three mini-tomato cultivars.
title_sort Different shading environments impact growth and yield of three mini-tomato cultivars.
author GAMA, D. R. da S.
author_facet GAMA, D. R. da S.
MESQUITA, A. C.
YURI, J. E.
FERREIRA, K. M.
SOUZA, V.
author_role author
author2 MESQUITA, A. C.
YURI, J. E.
FERREIRA, K. M.
SOUZA, V.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIEGO RANGEL DA SILVA GAMA, Universidade do Estado da Bahia; ALESSANDRO CARLOS MESQUITA, Universidade do Estado da Bahia; JONY EISHI YURI, CPATSA; KALLINE MENDES FERREIRA, Universidade do Estado da Bahia; VANUZA SOUZA, Universidade do Estado da Bahia.
dc.contributor.author.fl_str_mv GAMA, D. R. da S.
MESQUITA, A. C.
YURI, J. E.
FERREIRA, K. M.
SOUZA, V.
dc.subject.por.fl_str_mv Mini-tomate
Telas de sombreamento
Análise de crescimento
Growth analysis
Tomato
Red Sugar
Sweet
Sweet million
Tomate
Adubação
Solanum lycopersicum
topic Mini-tomate
Telas de sombreamento
Análise de crescimento
Growth analysis
Tomato
Red Sugar
Sweet
Sweet million
Tomate
Adubação
Solanum lycopersicum
description O trabalho foi conduzido no campo experimental do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Campus III, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Juazeiro-BA. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com parcelas subsubdivididas, com quatro repetições, as parcelas compostas de três ambientes sombreados, tela de sombreamento cinza, tela de sombreamento vermelha, e tela de sombreamento azul, mais o tratamento controle, sem sombreamento, as subparcelas formadas por três cultivares de minitomates ("Sweet Million", "Red Sugar", e "Shani") e as sub-subparcelas constituída de sete épocas de amostragens das plantas. As características avaliadas foram: acúmulo de massa seca nas folhas; no caule; nas raízes; nos frutos e total, além do comprimento da parte aérea, comprimento da raiz, o número total de frutos e produtividade. Os resultados de análise de crescimento apresentaram acúmulo de massa seca nos diferentes órgãos das plantas de minitomates, para todos os tipos de ambientes e que o maior acúmulo de massa seca total ocorreu no ambiente com tela vermelha. Em todos os ambientes analisados, o dreno preferencial da planta foi o fruto, contudo, a cultivar Red Sugar acumulou maior massa seca nos outros órgãos da planta em comparação com as demais cultivares. A cultivar Red Sugar obteve a maior quantidade de frutos por planta, entretanto, quando avaliou-se a produtividade total, as cultivares Sweet Million e Shani não diferiram entre si, sendo, superiores aos valores obtidos para a cultivar Red Sugar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-24T11:11:11Z
2017-01-24T11:11:11Z
2017-01-24
2017
2017-04-24T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Caatinga, Mossoró, v. 30, n. 2, p. 324-334, 2017.
1983 - 2125
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1061600
identifier_str_mv Revista Caatinga, Mossoró, v. 30, n. 2, p. 324-334, 2017.
1983 - 2125
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1061600
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695456341262336