Reprodução e cultivo da ostra Crassostrea gasar (Adanson, 1757), nos estados do Maranhão e Santa Catarina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEGAT, J. F. A.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1048178
Resumo: Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do cultivo da ostra nativa, Crassostrea gasar , o presente estudo avaliou: na larvicultura, a influência da salinidade para o desenvolvimento embrionário e larval em laboratório; no ciclo reprodutivo, os estágios de desenvolvimento de indivíduos cultivados em clima tropical da Região Nordeste e em clima temperado na Região Sul; no desempenho zootécnico, o crescimento (peso e altura) e a sobrevivência de exemplares cultivados nos estados do Maranhão e de Santa Catarina. Na larvicultura, os melhores resultados na fertilização, desenvolvimento embrionário e desenvolvimento larval, foram obtidos na salinidade 28. O ciclo reprodutivo da espécie apresentou padrões distintos no clima tropical do Nordeste e no clima temperado do Sul, atribuído aos padrões distintos de temperatura. Os indivíduos cultivados no Nordeste apresentaram ciclo reprodutivo intermitente, com desovas ao longo do ano e com raros indivíduos em estágio de repouso. Nos indivíduos cultivados no Sul, o período de desova foi associado ao aumento da temperatura da água e ocorreu ao final da primavera e durante o verão. No Sul, o estágio de repouso foi bem evidente nos meses mais frios, quando mais de 75% dos exemplares amostrados encontrava-se neste estágio. Em relação ao desempenho zootécnico, o crescimento dos indivíduos cultivados em Santa Catarina foi superior ao observado no Maranhão e foi atribuído às condições ambientais e as estruturas de cultivo. A sobrevivência observada nos dois estados foi adequada para o cultivo de moluscos bivalves e o tempo de cultivo considerado ideal foi de 8 meses, quando ocorreu a maior porcentagem de animais em tamanho comercial mínimo nos pontos considerados adequados para o cultivo.
id EMBR_b9424db5c8d97e50a8a78ce42aa03f9e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1048178
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Reprodução e cultivo da ostra Crassostrea gasar (Adanson, 1757), nos estados do Maranhão e Santa Catarina.Ostra-do-mangueLarviculturaCrescimentoReproduçãoAquiculturaCom o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do cultivo da ostra nativa, Crassostrea gasar , o presente estudo avaliou: na larvicultura, a influência da salinidade para o desenvolvimento embrionário e larval em laboratório; no ciclo reprodutivo, os estágios de desenvolvimento de indivíduos cultivados em clima tropical da Região Nordeste e em clima temperado na Região Sul; no desempenho zootécnico, o crescimento (peso e altura) e a sobrevivência de exemplares cultivados nos estados do Maranhão e de Santa Catarina. Na larvicultura, os melhores resultados na fertilização, desenvolvimento embrionário e desenvolvimento larval, foram obtidos na salinidade 28. O ciclo reprodutivo da espécie apresentou padrões distintos no clima tropical do Nordeste e no clima temperado do Sul, atribuído aos padrões distintos de temperatura. Os indivíduos cultivados no Nordeste apresentaram ciclo reprodutivo intermitente, com desovas ao longo do ano e com raros indivíduos em estágio de repouso. Nos indivíduos cultivados no Sul, o período de desova foi associado ao aumento da temperatura da água e ocorreu ao final da primavera e durante o verão. No Sul, o estágio de repouso foi bem evidente nos meses mais frios, quando mais de 75% dos exemplares amostrados encontrava-se neste estágio. Em relação ao desempenho zootécnico, o crescimento dos indivíduos cultivados em Santa Catarina foi superior ao observado no Maranhão e foi atribuído às condições ambientais e as estruturas de cultivo. A sobrevivência observada nos dois estados foi adequada para o cultivo de moluscos bivalves e o tempo de cultivo considerado ideal foi de 8 meses, quando ocorreu a maior porcentagem de animais em tamanho comercial mínimo nos pontos considerados adequados para o cultivo.Tese (Doutorado em Aquicultura) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.JEFFERSON FRANCISCO ALVES LEGAT, CPAMN.LEGAT, J. F. A.2016-07-01T11:11:11Z2016-07-01T11:11:11Z2016-07-0120152017-05-26T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis120 p.2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1048178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-05-27T00:29:23Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1048178Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-05-27T00:29:23falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-05-27T00:29:23Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Reprodução e cultivo da ostra Crassostrea gasar (Adanson, 1757), nos estados do Maranhão e Santa Catarina.
title Reprodução e cultivo da ostra Crassostrea gasar (Adanson, 1757), nos estados do Maranhão e Santa Catarina.
spellingShingle Reprodução e cultivo da ostra Crassostrea gasar (Adanson, 1757), nos estados do Maranhão e Santa Catarina.
LEGAT, J. F. A.
Ostra-do-mangue
Larvicultura
Crescimento
Reprodução
Aquicultura
title_short Reprodução e cultivo da ostra Crassostrea gasar (Adanson, 1757), nos estados do Maranhão e Santa Catarina.
title_full Reprodução e cultivo da ostra Crassostrea gasar (Adanson, 1757), nos estados do Maranhão e Santa Catarina.
title_fullStr Reprodução e cultivo da ostra Crassostrea gasar (Adanson, 1757), nos estados do Maranhão e Santa Catarina.
title_full_unstemmed Reprodução e cultivo da ostra Crassostrea gasar (Adanson, 1757), nos estados do Maranhão e Santa Catarina.
title_sort Reprodução e cultivo da ostra Crassostrea gasar (Adanson, 1757), nos estados do Maranhão e Santa Catarina.
author LEGAT, J. F. A.
author_facet LEGAT, J. F. A.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JEFFERSON FRANCISCO ALVES LEGAT, CPAMN.
dc.contributor.author.fl_str_mv LEGAT, J. F. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Ostra-do-mangue
Larvicultura
Crescimento
Reprodução
Aquicultura
topic Ostra-do-mangue
Larvicultura
Crescimento
Reprodução
Aquicultura
description Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do cultivo da ostra nativa, Crassostrea gasar , o presente estudo avaliou: na larvicultura, a influência da salinidade para o desenvolvimento embrionário e larval em laboratório; no ciclo reprodutivo, os estágios de desenvolvimento de indivíduos cultivados em clima tropical da Região Nordeste e em clima temperado na Região Sul; no desempenho zootécnico, o crescimento (peso e altura) e a sobrevivência de exemplares cultivados nos estados do Maranhão e de Santa Catarina. Na larvicultura, os melhores resultados na fertilização, desenvolvimento embrionário e desenvolvimento larval, foram obtidos na salinidade 28. O ciclo reprodutivo da espécie apresentou padrões distintos no clima tropical do Nordeste e no clima temperado do Sul, atribuído aos padrões distintos de temperatura. Os indivíduos cultivados no Nordeste apresentaram ciclo reprodutivo intermitente, com desovas ao longo do ano e com raros indivíduos em estágio de repouso. Nos indivíduos cultivados no Sul, o período de desova foi associado ao aumento da temperatura da água e ocorreu ao final da primavera e durante o verão. No Sul, o estágio de repouso foi bem evidente nos meses mais frios, quando mais de 75% dos exemplares amostrados encontrava-se neste estágio. Em relação ao desempenho zootécnico, o crescimento dos indivíduos cultivados em Santa Catarina foi superior ao observado no Maranhão e foi atribuído às condições ambientais e as estruturas de cultivo. A sobrevivência observada nos dois estados foi adequada para o cultivo de moluscos bivalves e o tempo de cultivo considerado ideal foi de 8 meses, quando ocorreu a maior porcentagem de animais em tamanho comercial mínimo nos pontos considerados adequados para o cultivo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-07-01T11:11:11Z
2016-07-01T11:11:11Z
2016-07-01
2017-05-26T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1048178
identifier_str_mv 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1048178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503423689752576