Estratégias para a educação corporativa em uma empresa pública de pesquisa agropecuária: uma proposta de alinhamento.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976291 |
Resumo: | Or processos de aprendizagem, em especial nas organizações, têm assumido cada vez maior importância em função da rapidez das mudanças pelas quais passam as sociedades. As empresas, para manterem-se competitivas nesse ambiente dinâmico e instável, investem muitos recursos na capacitação e atualização de seu corpo técnico. Para que uma empresa alcance os resultados esperados, a capacitação de seus empregados deve estar alinhada aos objetivos estratégicos da empresa. Este trabalho procurou investigar, dentro da Embrapa, quais ações de educação corporativa devem ser priorizadas visando ao alcance dos resultados dessa Organização. Tais ações foram investigadas tomando-se como base os cargos existentes na Empresa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com a alta administração da Embrapa e analisados pela metodologia da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que para o aperfeiçoamento dos Pesquisadores deve ser priorizado o pós-doutorado. Já os Analistas e Assistentes devem desenvolver-se por meio de capacitações técnicas em suas áreas de atuação. Os empregados em função gerencial precisam de um plano de capacitação continuada em gestão, principalmente os gestores em potencial. Percebeu-se que apesar de as ações de educação corporativa realizadas na Embrapa estarem alinhadas às diretrizes do Departamento de Gestão de Pessoas, os discursos evidenciaram a necessidade em fazer um ajuste nesse alinhamento de forma a preencher as lacunas existentes. |
id |
EMBR_b963942727751c010602eacf9836dd97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/976291 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Estratégias para a educação corporativa em uma empresa pública de pesquisa agropecuária: uma proposta de alinhamento.Educação corporativaAlinhamento estratégicoEmbrapaGestorAnalistaAssistentePesquisadorOr processos de aprendizagem, em especial nas organizações, têm assumido cada vez maior importância em função da rapidez das mudanças pelas quais passam as sociedades. As empresas, para manterem-se competitivas nesse ambiente dinâmico e instável, investem muitos recursos na capacitação e atualização de seu corpo técnico. Para que uma empresa alcance os resultados esperados, a capacitação de seus empregados deve estar alinhada aos objetivos estratégicos da empresa. Este trabalho procurou investigar, dentro da Embrapa, quais ações de educação corporativa devem ser priorizadas visando ao alcance dos resultados dessa Organização. Tais ações foram investigadas tomando-se como base os cargos existentes na Empresa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com a alta administração da Embrapa e analisados pela metodologia da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que para o aperfeiçoamento dos Pesquisadores deve ser priorizado o pós-doutorado. Já os Analistas e Assistentes devem desenvolver-se por meio de capacitações técnicas em suas áreas de atuação. Os empregados em função gerencial precisam de um plano de capacitação continuada em gestão, principalmente os gestores em potencial. Percebeu-se que apesar de as ações de educação corporativa realizadas na Embrapa estarem alinhadas às diretrizes do Departamento de Gestão de Pessoas, os discursos evidenciaram a necessidade em fazer um ajuste nesse alinhamento de forma a preencher as lacunas existentes.Monografia (Especialização-MBA em Gestão de Pessoas) - FGV Management, Brasília, DF.ROSANA LIMA DE SOUSA DIAS LEITAO, DGP.LEITAO, R. L. de S. D.2018-09-07T00:41:17Z2018-09-07T00:41:17Z2014-01-1520122018-09-07T00:41:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis46 f.2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-09-07T00:41:24Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/976291Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-09-07T00:41:24falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-09-07T00:41:24Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para a educação corporativa em uma empresa pública de pesquisa agropecuária: uma proposta de alinhamento. |
title |
Estratégias para a educação corporativa em uma empresa pública de pesquisa agropecuária: uma proposta de alinhamento. |
spellingShingle |
Estratégias para a educação corporativa em uma empresa pública de pesquisa agropecuária: uma proposta de alinhamento. LEITAO, R. L. de S. D. Educação corporativa Alinhamento estratégico Embrapa Gestor Analista Assistente Pesquisador |
title_short |
Estratégias para a educação corporativa em uma empresa pública de pesquisa agropecuária: uma proposta de alinhamento. |
title_full |
Estratégias para a educação corporativa em uma empresa pública de pesquisa agropecuária: uma proposta de alinhamento. |
title_fullStr |
Estratégias para a educação corporativa em uma empresa pública de pesquisa agropecuária: uma proposta de alinhamento. |
title_full_unstemmed |
Estratégias para a educação corporativa em uma empresa pública de pesquisa agropecuária: uma proposta de alinhamento. |
title_sort |
Estratégias para a educação corporativa em uma empresa pública de pesquisa agropecuária: uma proposta de alinhamento. |
author |
LEITAO, R. L. de S. D. |
author_facet |
LEITAO, R. L. de S. D. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ROSANA LIMA DE SOUSA DIAS LEITAO, DGP. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEITAO, R. L. de S. D. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação corporativa Alinhamento estratégico Embrapa Gestor Analista Assistente Pesquisador |
topic |
Educação corporativa Alinhamento estratégico Embrapa Gestor Analista Assistente Pesquisador |
description |
Or processos de aprendizagem, em especial nas organizações, têm assumido cada vez maior importância em função da rapidez das mudanças pelas quais passam as sociedades. As empresas, para manterem-se competitivas nesse ambiente dinâmico e instável, investem muitos recursos na capacitação e atualização de seu corpo técnico. Para que uma empresa alcance os resultados esperados, a capacitação de seus empregados deve estar alinhada aos objetivos estratégicos da empresa. Este trabalho procurou investigar, dentro da Embrapa, quais ações de educação corporativa devem ser priorizadas visando ao alcance dos resultados dessa Organização. Tais ações foram investigadas tomando-se como base os cargos existentes na Empresa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com a alta administração da Embrapa e analisados pela metodologia da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que para o aperfeiçoamento dos Pesquisadores deve ser priorizado o pós-doutorado. Já os Analistas e Assistentes devem desenvolver-se por meio de capacitações técnicas em suas áreas de atuação. Os empregados em função gerencial precisam de um plano de capacitação continuada em gestão, principalmente os gestores em potencial. Percebeu-se que apesar de as ações de educação corporativa realizadas na Embrapa estarem alinhadas às diretrizes do Departamento de Gestão de Pessoas, os discursos evidenciaram a necessidade em fazer um ajuste nesse alinhamento de forma a preencher as lacunas existentes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2014-01-15 2018-09-07T00:41:17Z 2018-09-07T00:41:17Z 2018-09-07T00:41:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2012. http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976291 |
identifier_str_mv |
2012. |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
46 f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1794503461733138432 |