Laboratório de Quarentena “Costa Lima” (LQCL): funções e importância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PRADO, S. de S.
Data de Publicação: 2023
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162994
Resumo: O Laboratório de Quarentena “Costa Lima” (LQCL) da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna-SP é o único laboratório credenciado pelo MAPA no país, desde de 1991 responsável pela condução de diversas atividades com a finalidade de viabilizar o controle biológico clássico de insetos-praga exóticas no país. Os principais objetivos do LQCL são introduzir e quarentenar organismos úteis para fins de controle biológico como fins de pesquisa científica. Entre os agentes de controle biológico importados encontra-se parasitoides, ácaros, fungos, entre outros. O LQCL também tem como objetivo manter registro atualizado de todas as introduções, bem como conduzir as pesquisas de controle biológico clássico de insetos, ácaros e microrganismos. Adicionalmente o LQCL apresenta resultados de estudos de estratégias de manejo de pragas de diferentes cultivos agrícolas e florestais, apresenta estudos metodológicos e ações desenvolvidas com foco na prospecção, prevenção, monitoramento, criação e controle de pragas. Participa de ações gerenciais estratégicas da Embrapa em apoio às ações do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV) da Secretaria de Defesa Vegetal (SDA) do Mapa, para atender às políticas públicas de defesa vegetal nacional. Em resumo, o LQCL atuou no intercâmbio internacional de organismos benéficos exóticos no país, com mais de 784 introduções de espécies importadas para fins do controle biológico clássico de pragas e outros fins, de diversas culturas e finalidades; atendendo às solicitações de mais de 18 estados da Federação no período de 1991 a 2018.
id EMBR_b980725e40cf3575b33d5e3eaac4aa57
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1162994
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Laboratório de Quarentena “Costa Lima” (LQCL): funções e importância.QuarentenaControle BiológicoBiological controlO Laboratório de Quarentena “Costa Lima” (LQCL) da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna-SP é o único laboratório credenciado pelo MAPA no país, desde de 1991 responsável pela condução de diversas atividades com a finalidade de viabilizar o controle biológico clássico de insetos-praga exóticas no país. Os principais objetivos do LQCL são introduzir e quarentenar organismos úteis para fins de controle biológico como fins de pesquisa científica. Entre os agentes de controle biológico importados encontra-se parasitoides, ácaros, fungos, entre outros. O LQCL também tem como objetivo manter registro atualizado de todas as introduções, bem como conduzir as pesquisas de controle biológico clássico de insetos, ácaros e microrganismos. Adicionalmente o LQCL apresenta resultados de estudos de estratégias de manejo de pragas de diferentes cultivos agrícolas e florestais, apresenta estudos metodológicos e ações desenvolvidas com foco na prospecção, prevenção, monitoramento, criação e controle de pragas. Participa de ações gerenciais estratégicas da Embrapa em apoio às ações do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV) da Secretaria de Defesa Vegetal (SDA) do Mapa, para atender às políticas públicas de defesa vegetal nacional. Em resumo, o LQCL atuou no intercâmbio internacional de organismos benéficos exóticos no país, com mais de 784 introduções de espécies importadas para fins do controle biológico clássico de pragas e outros fins, de diversas culturas e finalidades; atendendo às solicitações de mais de 18 estados da Federação no período de 1991 a 2018.SIMONE DE SOUZA PRADO, CNPMA.PRADO, S. de S.2024-03-19T17:33:22Z2024-03-19T17:33:22Z2024-03-192023Resumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 138.In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO (SICONBIOL), 17., 2023, Juazeiro. Anais... Juazeiro: SEB; Embrapa; Univasf, 2023.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162994porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-03-19T17:33:22Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1162994Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-03-19T17:33:22Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Laboratório de Quarentena “Costa Lima” (LQCL): funções e importância.
title Laboratório de Quarentena “Costa Lima” (LQCL): funções e importância.
spellingShingle Laboratório de Quarentena “Costa Lima” (LQCL): funções e importância.
PRADO, S. de S.
Quarentena
Controle Biológico
Biological control
title_short Laboratório de Quarentena “Costa Lima” (LQCL): funções e importância.
title_full Laboratório de Quarentena “Costa Lima” (LQCL): funções e importância.
title_fullStr Laboratório de Quarentena “Costa Lima” (LQCL): funções e importância.
title_full_unstemmed Laboratório de Quarentena “Costa Lima” (LQCL): funções e importância.
title_sort Laboratório de Quarentena “Costa Lima” (LQCL): funções e importância.
author PRADO, S. de S.
author_facet PRADO, S. de S.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SIMONE DE SOUZA PRADO, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv PRADO, S. de S.
dc.subject.por.fl_str_mv Quarentena
Controle Biológico
Biological control
topic Quarentena
Controle Biológico
Biological control
description O Laboratório de Quarentena “Costa Lima” (LQCL) da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna-SP é o único laboratório credenciado pelo MAPA no país, desde de 1991 responsável pela condução de diversas atividades com a finalidade de viabilizar o controle biológico clássico de insetos-praga exóticas no país. Os principais objetivos do LQCL são introduzir e quarentenar organismos úteis para fins de controle biológico como fins de pesquisa científica. Entre os agentes de controle biológico importados encontra-se parasitoides, ácaros, fungos, entre outros. O LQCL também tem como objetivo manter registro atualizado de todas as introduções, bem como conduzir as pesquisas de controle biológico clássico de insetos, ácaros e microrganismos. Adicionalmente o LQCL apresenta resultados de estudos de estratégias de manejo de pragas de diferentes cultivos agrícolas e florestais, apresenta estudos metodológicos e ações desenvolvidas com foco na prospecção, prevenção, monitoramento, criação e controle de pragas. Participa de ações gerenciais estratégicas da Embrapa em apoio às ações do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV) da Secretaria de Defesa Vegetal (SDA) do Mapa, para atender às políticas públicas de defesa vegetal nacional. Em resumo, o LQCL atuou no intercâmbio internacional de organismos benéficos exóticos no país, com mais de 784 introduções de espécies importadas para fins do controle biológico clássico de pragas e outros fins, de diversas culturas e finalidades; atendendo às solicitações de mais de 18 estados da Federação no período de 1991 a 2018.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-03-19T17:33:22Z
2024-03-19T17:33:22Z
2024-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO (SICONBIOL), 17., 2023, Juazeiro. Anais... Juazeiro: SEB; Embrapa; Univasf, 2023.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162994
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO (SICONBIOL), 17., 2023, Juazeiro. Anais... Juazeiro: SEB; Embrapa; Univasf, 2023.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 138.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695699794395136