Seca dos ponteiros da goiabeira causada por Erwinia psidii: níveis de incidência e aspectos epidemiológicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUES, A. S. A.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: COELHO, M. V. S., FERREIRA, M. A. S. V., DAMASCENO, J. P. S., MENDES, A. P., VIEIRA, T. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/180987
Resumo: Um dos fatores limitantes ao cultivo da goiabeira no Brasil é a 'seca dos ponteiros', causada por Erwinia psidii, presente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde se concentram grandes áreas produtoras. Considerando a pequena disponibilidade de informações sobre epidemiologia e níveis de incidência dessa bacteriose, este estudo teve como objetivos: confirmar a distribuição e verificar a dispersão da seca dos ponteiros da goiabeira no Distrito Federal; investigar o efeito da temperatura sobre a multiplicação in vitro de E. psidii; desenvolver um teste de patogenicidade prático e eficiente e avaliar a sobrevivência in vitro da bactéria em diferentes substratos. A doença foi identificada em 56% das propriedades produtoras avaliadas no DF, com 81,9% de correlação entre a presença de sintomas e o diagnóstico laboratorial. A melhor faixa de temperatura para multiplicação de E. psidii foi de 24 a 33 °C, e a bactéria que permaneceu viável por até 120 dias em suspensão em água. A inoculação da bactéria em folhas ou hastes destacadas levou ao aparecimento de sintomas a partir do sétimo dia e mostrou-se eficiente como um teste rápido para se avaliar a patogenicidade de isolados.
id EMBR_b9b1d038dcf54f48160416b2b53e7442
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/180987
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Seca dos ponteiros da goiabeira causada por Erwinia psidii: níveis de incidência e aspectos epidemiológicos.Sobrevivencia in vitroTeste de patogenicidadeBacteriosePsidium GuajavaUm dos fatores limitantes ao cultivo da goiabeira no Brasil é a 'seca dos ponteiros', causada por Erwinia psidii, presente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde se concentram grandes áreas produtoras. Considerando a pequena disponibilidade de informações sobre epidemiologia e níveis de incidência dessa bacteriose, este estudo teve como objetivos: confirmar a distribuição e verificar a dispersão da seca dos ponteiros da goiabeira no Distrito Federal; investigar o efeito da temperatura sobre a multiplicação in vitro de E. psidii; desenvolver um teste de patogenicidade prático e eficiente e avaliar a sobrevivência in vitro da bactéria em diferentes substratos. A doença foi identificada em 56% das propriedades produtoras avaliadas no DF, com 81,9% de correlação entre a presença de sintomas e o diagnóstico laboratorial. A melhor faixa de temperatura para multiplicação de E. psidii foi de 24 a 33 °C, e a bactéria que permaneceu viável por até 120 dias em suspensão em água. A inoculação da bactéria em folhas ou hastes destacadas levou ao aparecimento de sintomas a partir do sétimo dia e mostrou-se eficiente como um teste rápido para se avaliar a patogenicidade de isolados.Abi Soares dos Anjos Marques, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Marcus Vinícius Segurado Coelho Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento; Marisa Álvares Silva Velloso Ferreira, Universidade de Brasília; Joanice Pereira Santos Damasceno, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Alexandre Peron Mendes, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Tatiana Martins Vieira, CNPq.MARQUES, A. S. A.COELHO, M. V. S.FERREIRA, M. A. S. V.DAMASCENO, J. P. S.MENDES, A. P.VIEIRA, T. M.2018-05-22T00:39:00Z2018-05-22T00:39:00Z2008-03-1220072018-05-22T00:39:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 29, n. 3, p. 488-493, dez. 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/180987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-05-22T00:39:07Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/180987Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-05-22T00:39:07falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-05-22T00:39:07Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Seca dos ponteiros da goiabeira causada por Erwinia psidii: níveis de incidência e aspectos epidemiológicos.
title Seca dos ponteiros da goiabeira causada por Erwinia psidii: níveis de incidência e aspectos epidemiológicos.
spellingShingle Seca dos ponteiros da goiabeira causada por Erwinia psidii: níveis de incidência e aspectos epidemiológicos.
MARQUES, A. S. A.
Sobrevivencia in vitro
Teste de patogenicidade
Bacteriose
Psidium Guajava
title_short Seca dos ponteiros da goiabeira causada por Erwinia psidii: níveis de incidência e aspectos epidemiológicos.
title_full Seca dos ponteiros da goiabeira causada por Erwinia psidii: níveis de incidência e aspectos epidemiológicos.
title_fullStr Seca dos ponteiros da goiabeira causada por Erwinia psidii: níveis de incidência e aspectos epidemiológicos.
title_full_unstemmed Seca dos ponteiros da goiabeira causada por Erwinia psidii: níveis de incidência e aspectos epidemiológicos.
title_sort Seca dos ponteiros da goiabeira causada por Erwinia psidii: níveis de incidência e aspectos epidemiológicos.
author MARQUES, A. S. A.
author_facet MARQUES, A. S. A.
COELHO, M. V. S.
FERREIRA, M. A. S. V.
DAMASCENO, J. P. S.
MENDES, A. P.
VIEIRA, T. M.
author_role author
author2 COELHO, M. V. S.
FERREIRA, M. A. S. V.
DAMASCENO, J. P. S.
MENDES, A. P.
VIEIRA, T. M.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abi Soares dos Anjos Marques, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Marcus Vinícius Segurado Coelho Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento; Marisa Álvares Silva Velloso Ferreira, Universidade de Brasília; Joanice Pereira Santos Damasceno, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Alexandre Peron Mendes, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Tatiana Martins Vieira, CNPq.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARQUES, A. S. A.
COELHO, M. V. S.
FERREIRA, M. A. S. V.
DAMASCENO, J. P. S.
MENDES, A. P.
VIEIRA, T. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Sobrevivencia in vitro
Teste de patogenicidade
Bacteriose
Psidium Guajava
topic Sobrevivencia in vitro
Teste de patogenicidade
Bacteriose
Psidium Guajava
description Um dos fatores limitantes ao cultivo da goiabeira no Brasil é a 'seca dos ponteiros', causada por Erwinia psidii, presente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde se concentram grandes áreas produtoras. Considerando a pequena disponibilidade de informações sobre epidemiologia e níveis de incidência dessa bacteriose, este estudo teve como objetivos: confirmar a distribuição e verificar a dispersão da seca dos ponteiros da goiabeira no Distrito Federal; investigar o efeito da temperatura sobre a multiplicação in vitro de E. psidii; desenvolver um teste de patogenicidade prático e eficiente e avaliar a sobrevivência in vitro da bactéria em diferentes substratos. A doença foi identificada em 56% das propriedades produtoras avaliadas no DF, com 81,9% de correlação entre a presença de sintomas e o diagnóstico laboratorial. A melhor faixa de temperatura para multiplicação de E. psidii foi de 24 a 33 °C, e a bactéria que permaneceu viável por até 120 dias em suspensão em água. A inoculação da bactéria em folhas ou hastes destacadas levou ao aparecimento de sintomas a partir do sétimo dia e mostrou-se eficiente como um teste rápido para se avaliar a patogenicidade de isolados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-03-12
2018-05-22T00:39:00Z
2018-05-22T00:39:00Z
2018-05-22T00:39:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 29, n. 3, p. 488-493, dez. 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/180987
identifier_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 29, n. 3, p. 488-493, dez. 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/180987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503454891180032