Patogenicidade de isolados de Pestalotiopsis sp. em plantas de palma de óleo cultivadas no estado do Pará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COELHO, I. L.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BOARI, A. de J., TREMACOLDI, C. R., SILVA, J. F. da
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899680
Resumo: A palma de óleo (Elaeis guineensis Jacq.), originária da costa ocidental da África, é a oleaginosa de maior produtividade dos óleos de palma e palmiste, sendo que o estado do Pará detém 93% de área nacional cultivada. Entretanto, fungos fitopatogênicos podem reduzir o desenvolvimento de mudas e/ou plantas além de afetar a produção. Na Venezuela há relatos de perdas produtivas de cerca de 36% dos rendimentos anuais, decorrente de incidências severas de manchas foliares causadas por Pestalotiopsis palmarum. A patogenicidade de um isolado só pode ser confirmada através de realizações dos postulados de Koch, dessa forma, o trabalho objetivou avaliar a patogenicidade de diferentes isolados de Pestalotiopsis sp. à palma de óleo, cultivada em áreas de plantios comerciais no município de Moju-PA. Nove isolados de tecidos de manchas foliares de plantas adultas, cultivados em meio de cultura batata-dextrose-ágar (BDA) foram inoculados em folhas de mudas de palma de óleo por meio de sobreposição de discos miceliais de 0,7 cm de diâmetro em tecido foliar, previamente ferido, e incubadas em câmara úmida, 70± 2 UR% e 30 oC±2 por 5 dias. Após 15 dias da data de inoculação, reisolou-se os tecidos inoculados que apresentavam lesões. Todos os isolados reproduziram os sintomas previamente observados no campo, com 100% de reisolamento dos fungos inoculados por tratamento, o que comprova a ação patogênica destes em plantas de palma de óleo.
id EMBR_ba439751fc2327cdebf01fe594645e09
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/899680
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Patogenicidade de isolados de Pestalotiopsis sp. em plantas de palma de óleo cultivadas no estado do Pará.Elaeis guineensis JacqPatogenicidadeA palma de óleo (Elaeis guineensis Jacq.), originária da costa ocidental da África, é a oleaginosa de maior produtividade dos óleos de palma e palmiste, sendo que o estado do Pará detém 93% de área nacional cultivada. Entretanto, fungos fitopatogênicos podem reduzir o desenvolvimento de mudas e/ou plantas além de afetar a produção. Na Venezuela há relatos de perdas produtivas de cerca de 36% dos rendimentos anuais, decorrente de incidências severas de manchas foliares causadas por Pestalotiopsis palmarum. A patogenicidade de um isolado só pode ser confirmada através de realizações dos postulados de Koch, dessa forma, o trabalho objetivou avaliar a patogenicidade de diferentes isolados de Pestalotiopsis sp. à palma de óleo, cultivada em áreas de plantios comerciais no município de Moju-PA. Nove isolados de tecidos de manchas foliares de plantas adultas, cultivados em meio de cultura batata-dextrose-ágar (BDA) foram inoculados em folhas de mudas de palma de óleo por meio de sobreposição de discos miceliais de 0,7 cm de diâmetro em tecido foliar, previamente ferido, e incubadas em câmara úmida, 70± 2 UR% e 30 oC±2 por 5 dias. Após 15 dias da data de inoculação, reisolou-se os tecidos inoculados que apresentavam lesões. Todos os isolados reproduziram os sintomas previamente observados no campo, com 100% de reisolamento dos fungos inoculados por tratamento, o que comprova a ação patogênica destes em plantas de palma de óleo.PIBIC-2011.IWANNE LIMA COELHO, BOLSISTA DTI/CNPQ/CPATU; ALESSANDRA DE JESUS BOARI, CPATU; CELIA REGINA TREMACOLDI, CPATU; JACKELINE FIGUEIRA DA SILVA, BOLSISTA ITI/CNPQ/UFRA.COELHO, I. L.BOARI, A. de J.TREMACOLDI, C. R.SILVA, J. F. da2011-09-05T11:11:11Z2011-09-05T11:11:11Z2011-09-05T11:11:11Z2011-09-05T11:11:11Z2011-09-0520112011-09-05T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 15., 2011, Belém, PA. A ciência de fazer ciência: anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:18:11Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/899680Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:18:11Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Patogenicidade de isolados de Pestalotiopsis sp. em plantas de palma de óleo cultivadas no estado do Pará.
title Patogenicidade de isolados de Pestalotiopsis sp. em plantas de palma de óleo cultivadas no estado do Pará.
spellingShingle Patogenicidade de isolados de Pestalotiopsis sp. em plantas de palma de óleo cultivadas no estado do Pará.
COELHO, I. L.
Elaeis guineensis Jacq
Patogenicidade
title_short Patogenicidade de isolados de Pestalotiopsis sp. em plantas de palma de óleo cultivadas no estado do Pará.
title_full Patogenicidade de isolados de Pestalotiopsis sp. em plantas de palma de óleo cultivadas no estado do Pará.
title_fullStr Patogenicidade de isolados de Pestalotiopsis sp. em plantas de palma de óleo cultivadas no estado do Pará.
title_full_unstemmed Patogenicidade de isolados de Pestalotiopsis sp. em plantas de palma de óleo cultivadas no estado do Pará.
title_sort Patogenicidade de isolados de Pestalotiopsis sp. em plantas de palma de óleo cultivadas no estado do Pará.
author COELHO, I. L.
author_facet COELHO, I. L.
BOARI, A. de J.
TREMACOLDI, C. R.
SILVA, J. F. da
author_role author
author2 BOARI, A. de J.
TREMACOLDI, C. R.
SILVA, J. F. da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IWANNE LIMA COELHO, BOLSISTA DTI/CNPQ/CPATU; ALESSANDRA DE JESUS BOARI, CPATU; CELIA REGINA TREMACOLDI, CPATU; JACKELINE FIGUEIRA DA SILVA, BOLSISTA ITI/CNPQ/UFRA.
dc.contributor.author.fl_str_mv COELHO, I. L.
BOARI, A. de J.
TREMACOLDI, C. R.
SILVA, J. F. da
dc.subject.por.fl_str_mv Elaeis guineensis Jacq
Patogenicidade
topic Elaeis guineensis Jacq
Patogenicidade
description A palma de óleo (Elaeis guineensis Jacq.), originária da costa ocidental da África, é a oleaginosa de maior produtividade dos óleos de palma e palmiste, sendo que o estado do Pará detém 93% de área nacional cultivada. Entretanto, fungos fitopatogênicos podem reduzir o desenvolvimento de mudas e/ou plantas além de afetar a produção. Na Venezuela há relatos de perdas produtivas de cerca de 36% dos rendimentos anuais, decorrente de incidências severas de manchas foliares causadas por Pestalotiopsis palmarum. A patogenicidade de um isolado só pode ser confirmada através de realizações dos postulados de Koch, dessa forma, o trabalho objetivou avaliar a patogenicidade de diferentes isolados de Pestalotiopsis sp. à palma de óleo, cultivada em áreas de plantios comerciais no município de Moju-PA. Nove isolados de tecidos de manchas foliares de plantas adultas, cultivados em meio de cultura batata-dextrose-ágar (BDA) foram inoculados em folhas de mudas de palma de óleo por meio de sobreposição de discos miceliais de 0,7 cm de diâmetro em tecido foliar, previamente ferido, e incubadas em câmara úmida, 70± 2 UR% e 30 oC±2 por 5 dias. Após 15 dias da data de inoculação, reisolou-se os tecidos inoculados que apresentavam lesões. Todos os isolados reproduziram os sintomas previamente observados no campo, com 100% de reisolamento dos fungos inoculados por tratamento, o que comprova a ação patogênica destes em plantas de palma de óleo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-05T11:11:11Z
2011-09-05T11:11:11Z
2011-09-05T11:11:11Z
2011-09-05T11:11:11Z
2011-09-05
2011
2011-09-05T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 15., 2011, Belém, PA. A ciência de fazer ciência: anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899680
identifier_str_mv In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 15., 2011, Belém, PA. A ciência de fazer ciência: anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695197693214720