Painel de indicadores para avaliação das indicações geográficas de vinhos brasileiros.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FLORES, S. S.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: TONIETTO, J., TAFFAREL, J. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1116404
Resumo: O desenvolvimento das Indicações Geográficas (IGs) no Brasil é recente e tem o protagonismo dos vinhos, com a primeira IG reconhecida em 2002. Hoje, o Brasil conta com seis IGs de vinhos reconhecidas e quatro em estruturação. O objetivo do artigo é apresentar um diagnóstico das IGs brasileiras de vinhos, sistematizando um painel de indicadores a partir de dados primários e secundários. O painel possui seis áreas: estrutura de produção, avaliação, adoção de inovação, oportunidades e barreiras, expectativa, potencial para outra modalidade de IG. O formato permite uma visão transversal dos temas e das IGs, mesmo em diferentes fases de amadurecimento e consolidação. Os resultados apontam que as IGs vêm trazendo importantes contribuições do ponto de vista de adoção de tecnologias e de visibilidade das regiões. Os produtores se mostram satisfeitos com a IG e veem perspectivas de desenvolvimento para suas IGs e para as IGs no Brasil. Palavras-chave: Vinho. Indicação Geográfica. Diagnóstico.
id EMBR_bc90cc4caa4ca277e223833609d5fd4d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1116404
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Painel de indicadores para avaliação das indicações geográficas de vinhos brasileiros.Indicação geográficaVinhosBrasilDiagnosticoO desenvolvimento das Indicações Geográficas (IGs) no Brasil é recente e tem o protagonismo dos vinhos, com a primeira IG reconhecida em 2002. Hoje, o Brasil conta com seis IGs de vinhos reconhecidas e quatro em estruturação. O objetivo do artigo é apresentar um diagnóstico das IGs brasileiras de vinhos, sistematizando um painel de indicadores a partir de dados primários e secundários. O painel possui seis áreas: estrutura de produção, avaliação, adoção de inovação, oportunidades e barreiras, expectativa, potencial para outra modalidade de IG. O formato permite uma visão transversal dos temas e das IGs, mesmo em diferentes fases de amadurecimento e consolidação. Os resultados apontam que as IGs vêm trazendo importantes contribuições do ponto de vista de adoção de tecnologias e de visibilidade das regiões. Os produtores se mostram satisfeitos com a IG e veem perspectivas de desenvolvimento para suas IGs e para as IGs no Brasil. Palavras-chave: Vinho. Indicação Geográfica. Diagnóstico.Shana Sabbado Flores; JORGE TONIETTO, CNPUV; JOAO CARLOS TAFFAREL, CNPUV.FLORES, S. S.TONIETTO, J.TAFFAREL, J. C.2020-01-06T18:17:18Z2020-01-06T18:17:18Z2019-12-0920192020-01-06T18:17:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCadernos de Prospecção, v. 12, n. 4, dez. 2019.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1116404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-01-06T18:17:24Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1116404Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-01-06T18:17:24falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-01-06T18:17:24Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Painel de indicadores para avaliação das indicações geográficas de vinhos brasileiros.
title Painel de indicadores para avaliação das indicações geográficas de vinhos brasileiros.
spellingShingle Painel de indicadores para avaliação das indicações geográficas de vinhos brasileiros.
FLORES, S. S.
Indicação geográfica
Vinhos
Brasil
Diagnostico
title_short Painel de indicadores para avaliação das indicações geográficas de vinhos brasileiros.
title_full Painel de indicadores para avaliação das indicações geográficas de vinhos brasileiros.
title_fullStr Painel de indicadores para avaliação das indicações geográficas de vinhos brasileiros.
title_full_unstemmed Painel de indicadores para avaliação das indicações geográficas de vinhos brasileiros.
title_sort Painel de indicadores para avaliação das indicações geográficas de vinhos brasileiros.
author FLORES, S. S.
author_facet FLORES, S. S.
TONIETTO, J.
TAFFAREL, J. C.
author_role author
author2 TONIETTO, J.
TAFFAREL, J. C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Shana Sabbado Flores; JORGE TONIETTO, CNPUV; JOAO CARLOS TAFFAREL, CNPUV.
dc.contributor.author.fl_str_mv FLORES, S. S.
TONIETTO, J.
TAFFAREL, J. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Indicação geográfica
Vinhos
Brasil
Diagnostico
topic Indicação geográfica
Vinhos
Brasil
Diagnostico
description O desenvolvimento das Indicações Geográficas (IGs) no Brasil é recente e tem o protagonismo dos vinhos, com a primeira IG reconhecida em 2002. Hoje, o Brasil conta com seis IGs de vinhos reconhecidas e quatro em estruturação. O objetivo do artigo é apresentar um diagnóstico das IGs brasileiras de vinhos, sistematizando um painel de indicadores a partir de dados primários e secundários. O painel possui seis áreas: estrutura de produção, avaliação, adoção de inovação, oportunidades e barreiras, expectativa, potencial para outra modalidade de IG. O formato permite uma visão transversal dos temas e das IGs, mesmo em diferentes fases de amadurecimento e consolidação. Os resultados apontam que as IGs vêm trazendo importantes contribuições do ponto de vista de adoção de tecnologias e de visibilidade das regiões. Os produtores se mostram satisfeitos com a IG e veem perspectivas de desenvolvimento para suas IGs e para as IGs no Brasil. Palavras-chave: Vinho. Indicação Geográfica. Diagnóstico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09
2019
2020-01-06T18:17:18Z
2020-01-06T18:17:18Z
2020-01-06T18:17:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Prospecção, v. 12, n. 4, dez. 2019.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1116404
identifier_str_mv Cadernos de Prospecção, v. 12, n. 4, dez. 2019.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1116404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503487214583808