Interferências no agrossistema e riscos ambientais de culturas transgênicas tolerantes a herbicidas e protegidas contra insetos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIQUEIRA, J. O.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: TRANNIN, I. C. de B., RAMALHO, M. A. P., FONTES, E. M. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/110861
Resumo: A engenharia genética possibilitou o desenvolvimento de cultivares transgênicas, cuja área plantada em 18 países atinge 67,7 milhões de hectares, principalmente de cultivares tolerantes a herbicidas e protegidas contra insetos-praga. Mesmo após rigorosa avaliação de riscos, o plantio dessas cultivares tem despertado preocupação com impactos ambientais, como escape gênico e efeitos na biodiversidade. Considerando o milho e a soja, o risco de fluxo gênico horizontal é remoto pela inexistência de espécies silvestres compatíveis, existindo esse risco para algodão em certas regiões do Brasil. O escape gênico para lavouras convencionais pode ocorrer, mas pode ser evitado por isolamento dos cultivos. Outra preocupação é o impacto de cultivares expressando proteínas inseticidas, mas os diversos estudos disponíveis indicam riscos desprezíveis desse cultivo. A redução no uso de defensivos em cultivos transgênicos favorece a biodiversidade, mas o uso prolongado do glifosato ou de cultivares Bt pode favorecer a evolução de resistência e a poluição ambiental, riscos inerentes a qualquer tipo de cultivo. Dos estudos avaliados, verifica-se que os cultivos transgênicos causam alterações no agrossistema, mas estas não diferem em natureza e magnitude daquelas dos cultivos convencionais. Para garantir sua segurança, medidas preventivas e o monitoramento são preconizados para os cultivos transgênicos.
id EMBR_bcac0b7031dc29d9bde8366ad613458b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/110861
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Interferências no agrossistema e riscos ambientais de culturas transgênicas tolerantes a herbicidas e protegidas contra insetos.organismos geneticamente modificados (OGMs)biotecnologia agrícolaplantas transgênicasproteínas Crytolerância a herbicidaorganismos do solofluxo gênicogenetically modified organisms (GMOs)Cry proteinsherbicide tolerancesoil organismsBiossegurançaEntomofaunaImpacto Ambientalagricultural biotechnologybiosafetyenvironmental impactgene flowtransgenic plantsA engenharia genética possibilitou o desenvolvimento de cultivares transgênicas, cuja área plantada em 18 países atinge 67,7 milhões de hectares, principalmente de cultivares tolerantes a herbicidas e protegidas contra insetos-praga. Mesmo após rigorosa avaliação de riscos, o plantio dessas cultivares tem despertado preocupação com impactos ambientais, como escape gênico e efeitos na biodiversidade. Considerando o milho e a soja, o risco de fluxo gênico horizontal é remoto pela inexistência de espécies silvestres compatíveis, existindo esse risco para algodão em certas regiões do Brasil. O escape gênico para lavouras convencionais pode ocorrer, mas pode ser evitado por isolamento dos cultivos. Outra preocupação é o impacto de cultivares expressando proteínas inseticidas, mas os diversos estudos disponíveis indicam riscos desprezíveis desse cultivo. A redução no uso de defensivos em cultivos transgênicos favorece a biodiversidade, mas o uso prolongado do glifosato ou de cultivares Bt pode favorecer a evolução de resistência e a poluição ambiental, riscos inerentes a qualquer tipo de cultivo. Dos estudos avaliados, verifica-se que os cultivos transgênicos causam alterações no agrossistema, mas estas não diferem em natureza e magnitude daquelas dos cultivos convencionais. Para garantir sua segurança, medidas preventivas e o monitoramento são preconizados para os cultivos transgênicos.Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.SIQUEIRA, J. O.TRANNIN, I. C. de B.RAMALHO, M. A. P.FONTES, E. M. G.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2004-07-2820042011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF, v.21, n. 1, p.11-81, jan./abr. 2004.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/110861porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:19:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/110861Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:19:50falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:19:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Interferências no agrossistema e riscos ambientais de culturas transgênicas tolerantes a herbicidas e protegidas contra insetos.
title Interferências no agrossistema e riscos ambientais de culturas transgênicas tolerantes a herbicidas e protegidas contra insetos.
spellingShingle Interferências no agrossistema e riscos ambientais de culturas transgênicas tolerantes a herbicidas e protegidas contra insetos.
SIQUEIRA, J. O.
organismos geneticamente modificados (OGMs)
biotecnologia agrícola
plantas transgênicas
proteínas Cry
tolerância a herbicida
organismos do solo
fluxo gênico
genetically modified organisms (GMOs)
Cry proteins
herbicide tolerance
soil organisms
Biossegurança
Entomofauna
Impacto Ambiental
agricultural biotechnology
biosafety
environmental impact
gene flow
transgenic plants
title_short Interferências no agrossistema e riscos ambientais de culturas transgênicas tolerantes a herbicidas e protegidas contra insetos.
title_full Interferências no agrossistema e riscos ambientais de culturas transgênicas tolerantes a herbicidas e protegidas contra insetos.
title_fullStr Interferências no agrossistema e riscos ambientais de culturas transgênicas tolerantes a herbicidas e protegidas contra insetos.
title_full_unstemmed Interferências no agrossistema e riscos ambientais de culturas transgênicas tolerantes a herbicidas e protegidas contra insetos.
title_sort Interferências no agrossistema e riscos ambientais de culturas transgênicas tolerantes a herbicidas e protegidas contra insetos.
author SIQUEIRA, J. O.
author_facet SIQUEIRA, J. O.
TRANNIN, I. C. de B.
RAMALHO, M. A. P.
FONTES, E. M. G.
author_role author
author2 TRANNIN, I. C. de B.
RAMALHO, M. A. P.
FONTES, E. M. G.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
dc.contributor.author.fl_str_mv SIQUEIRA, J. O.
TRANNIN, I. C. de B.
RAMALHO, M. A. P.
FONTES, E. M. G.
dc.subject.por.fl_str_mv organismos geneticamente modificados (OGMs)
biotecnologia agrícola
plantas transgênicas
proteínas Cry
tolerância a herbicida
organismos do solo
fluxo gênico
genetically modified organisms (GMOs)
Cry proteins
herbicide tolerance
soil organisms
Biossegurança
Entomofauna
Impacto Ambiental
agricultural biotechnology
biosafety
environmental impact
gene flow
transgenic plants
topic organismos geneticamente modificados (OGMs)
biotecnologia agrícola
plantas transgênicas
proteínas Cry
tolerância a herbicida
organismos do solo
fluxo gênico
genetically modified organisms (GMOs)
Cry proteins
herbicide tolerance
soil organisms
Biossegurança
Entomofauna
Impacto Ambiental
agricultural biotechnology
biosafety
environmental impact
gene flow
transgenic plants
description A engenharia genética possibilitou o desenvolvimento de cultivares transgênicas, cuja área plantada em 18 países atinge 67,7 milhões de hectares, principalmente de cultivares tolerantes a herbicidas e protegidas contra insetos-praga. Mesmo após rigorosa avaliação de riscos, o plantio dessas cultivares tem despertado preocupação com impactos ambientais, como escape gênico e efeitos na biodiversidade. Considerando o milho e a soja, o risco de fluxo gênico horizontal é remoto pela inexistência de espécies silvestres compatíveis, existindo esse risco para algodão em certas regiões do Brasil. O escape gênico para lavouras convencionais pode ocorrer, mas pode ser evitado por isolamento dos cultivos. Outra preocupação é o impacto de cultivares expressando proteínas inseticidas, mas os diversos estudos disponíveis indicam riscos desprezíveis desse cultivo. A redução no uso de defensivos em cultivos transgênicos favorece a biodiversidade, mas o uso prolongado do glifosato ou de cultivares Bt pode favorecer a evolução de resistência e a poluição ambiental, riscos inerentes a qualquer tipo de cultivo. Dos estudos avaliados, verifica-se que os cultivos transgênicos causam alterações no agrossistema, mas estas não diferem em natureza e magnitude daquelas dos cultivos convencionais. Para garantir sua segurança, medidas preventivas e o monitoramento são preconizados para os cultivos transgênicos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-07-28
2004
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF, v.21, n. 1, p.11-81, jan./abr. 2004.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/110861
identifier_str_mv Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF, v.21, n. 1, p.11-81, jan./abr. 2004.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/110861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503317778333696