Crescimento inicial de Dipteryx alata (Baru) em diferentes níveis de adubação em condições de campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONCALVES, H. M.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: AQUINO, F. de G., CARVALHO, M. A., DURÃES, N.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151142
Resumo: Dipteryx alata Vogel (baru) é uma das 121 espécies dominantes da flora do Cerrado, considerada típica de solos mesotróficos (Bridgewater et al., 2004). O baru tem se destacado no mercado nacional e internacional apresentando potencial para diversos usos, sobretudo alimentar (Almeida et al., 1990). Foi incluída pelo Ministério do Meio Ambiente dentre as Plantas do Futuro - Região Centro-Oeste (MMA, 2018), com demanda prioritária para domesticação, diversificação das espécies em cultivo e consolidação de cadeias de produção. Embora apresente ampla ocorrência no Cerrado, essa espécie vem sendo submetido a pressões crescentes tanto pela supressão de habitats quanto pela crescente demanda por seus frutos, oriundos quase que exclusivamente do extrativismo. Diferenças na fertilidade natural do solo tem impacto sobre a composição florística, densidade e dominância relativa das espécies, além de refletir em maiores concentrações de nutrientes nas folhas de plantas que ocorrem nesses ambientes de maior fertilidade natural (Haridasan, 1987; 1992). No entanto, pouco se conhece sobre as respostas vegetativas e reprodutivas à adubação, que é um passo importante na domesticação de espécies nativas altamente adaptadas às condições edafoclimáticas do bioma e com alta diversidade intra e interespecífica. Desenvolver recomendações, com base no balanço nutricional nas relações solo-planta, é importante para avançar no estabelecimento de sistemas de produção voltados tanto para os plantios comerciais quanto para o enriquecimento de áreas naturais. O objetivo do trabalho foi avaliar o estabelecimento inicial de baruzeiros, submetidos à diferentes níveis de adubação em condições de campo.
id EMBR_bcbfbf919d8e7d31afdb5c37241f4061
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1151142
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Crescimento inicial de Dipteryx alata (Baru) em diferentes níveis de adubação em condições de campo.BaruDipteryx AlataAdubaçãoDipteryx alata Vogel (baru) é uma das 121 espécies dominantes da flora do Cerrado, considerada típica de solos mesotróficos (Bridgewater et al., 2004). O baru tem se destacado no mercado nacional e internacional apresentando potencial para diversos usos, sobretudo alimentar (Almeida et al., 1990). Foi incluída pelo Ministério do Meio Ambiente dentre as Plantas do Futuro - Região Centro-Oeste (MMA, 2018), com demanda prioritária para domesticação, diversificação das espécies em cultivo e consolidação de cadeias de produção. Embora apresente ampla ocorrência no Cerrado, essa espécie vem sendo submetido a pressões crescentes tanto pela supressão de habitats quanto pela crescente demanda por seus frutos, oriundos quase que exclusivamente do extrativismo. Diferenças na fertilidade natural do solo tem impacto sobre a composição florística, densidade e dominância relativa das espécies, além de refletir em maiores concentrações de nutrientes nas folhas de plantas que ocorrem nesses ambientes de maior fertilidade natural (Haridasan, 1987; 1992). No entanto, pouco se conhece sobre as respostas vegetativas e reprodutivas à adubação, que é um passo importante na domesticação de espécies nativas altamente adaptadas às condições edafoclimáticas do bioma e com alta diversidade intra e interespecífica. Desenvolver recomendações, com base no balanço nutricional nas relações solo-planta, é importante para avançar no estabelecimento de sistemas de produção voltados tanto para os plantios comerciais quanto para o enriquecimento de áreas naturais. O objetivo do trabalho foi avaliar o estabelecimento inicial de baruzeiros, submetidos à diferentes níveis de adubação em condições de campo.HELENICE MOURA GONCALVES, CPAC; FABIANA DE GOIS AQUINO, CPAC; MARCELO AYRES CARVALHO, CPAC; NATÁLIA DURÃES.GONCALVES, H. M.AQUINO, F. de G.CARVALHO, M. A.DURÃES, N.2023-01-23T14:01:36Z2023-01-23T14:01:36Z2023-01-232022Resumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 1921-1925In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 27., 2022, Florianópolis. Valorização da ciência brasileira para a produção de frutas: anais. Florianópolis: SBF: Epagri: UDESC: UFSC: Embrapa, 2022.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-01-23T14:01:36Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1151142Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-01-23T14:01:36Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento inicial de Dipteryx alata (Baru) em diferentes níveis de adubação em condições de campo.
title Crescimento inicial de Dipteryx alata (Baru) em diferentes níveis de adubação em condições de campo.
spellingShingle Crescimento inicial de Dipteryx alata (Baru) em diferentes níveis de adubação em condições de campo.
GONCALVES, H. M.
Baru
Dipteryx Alata
Adubação
title_short Crescimento inicial de Dipteryx alata (Baru) em diferentes níveis de adubação em condições de campo.
title_full Crescimento inicial de Dipteryx alata (Baru) em diferentes níveis de adubação em condições de campo.
title_fullStr Crescimento inicial de Dipteryx alata (Baru) em diferentes níveis de adubação em condições de campo.
title_full_unstemmed Crescimento inicial de Dipteryx alata (Baru) em diferentes níveis de adubação em condições de campo.
title_sort Crescimento inicial de Dipteryx alata (Baru) em diferentes níveis de adubação em condições de campo.
author GONCALVES, H. M.
author_facet GONCALVES, H. M.
AQUINO, F. de G.
CARVALHO, M. A.
DURÃES, N.
author_role author
author2 AQUINO, F. de G.
CARVALHO, M. A.
DURÃES, N.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv HELENICE MOURA GONCALVES, CPAC; FABIANA DE GOIS AQUINO, CPAC; MARCELO AYRES CARVALHO, CPAC; NATÁLIA DURÃES.
dc.contributor.author.fl_str_mv GONCALVES, H. M.
AQUINO, F. de G.
CARVALHO, M. A.
DURÃES, N.
dc.subject.por.fl_str_mv Baru
Dipteryx Alata
Adubação
topic Baru
Dipteryx Alata
Adubação
description Dipteryx alata Vogel (baru) é uma das 121 espécies dominantes da flora do Cerrado, considerada típica de solos mesotróficos (Bridgewater et al., 2004). O baru tem se destacado no mercado nacional e internacional apresentando potencial para diversos usos, sobretudo alimentar (Almeida et al., 1990). Foi incluída pelo Ministério do Meio Ambiente dentre as Plantas do Futuro - Região Centro-Oeste (MMA, 2018), com demanda prioritária para domesticação, diversificação das espécies em cultivo e consolidação de cadeias de produção. Embora apresente ampla ocorrência no Cerrado, essa espécie vem sendo submetido a pressões crescentes tanto pela supressão de habitats quanto pela crescente demanda por seus frutos, oriundos quase que exclusivamente do extrativismo. Diferenças na fertilidade natural do solo tem impacto sobre a composição florística, densidade e dominância relativa das espécies, além de refletir em maiores concentrações de nutrientes nas folhas de plantas que ocorrem nesses ambientes de maior fertilidade natural (Haridasan, 1987; 1992). No entanto, pouco se conhece sobre as respostas vegetativas e reprodutivas à adubação, que é um passo importante na domesticação de espécies nativas altamente adaptadas às condições edafoclimáticas do bioma e com alta diversidade intra e interespecífica. Desenvolver recomendações, com base no balanço nutricional nas relações solo-planta, é importante para avançar no estabelecimento de sistemas de produção voltados tanto para os plantios comerciais quanto para o enriquecimento de áreas naturais. O objetivo do trabalho foi avaliar o estabelecimento inicial de baruzeiros, submetidos à diferentes níveis de adubação em condições de campo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-01-23T14:01:36Z
2023-01-23T14:01:36Z
2023-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 27., 2022, Florianópolis. Valorização da ciência brasileira para a produção de frutas: anais. Florianópolis: SBF: Epagri: UDESC: UFSC: Embrapa, 2022.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151142
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 27., 2022, Florianópolis. Valorização da ciência brasileira para a produção de frutas: anais. Florianópolis: SBF: Epagri: UDESC: UFSC: Embrapa, 2022.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 1921-1925
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695662190362624