Ocorrência, biomassa, perdas e exploração de bambu em florestas da Amazônia no Acre, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARMO, L. F. Z. do
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: AMARAL, E. F. do, BARDALES, N. G.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081854
Resumo: Por meio deste trabalho, objetivou-se detalhar a ocorrência de bambu no Estado do Acre, de acordo com o percentual de participação em cada tipologia florestal, além de calcular o incremento de biomassa, avaliar a intensidade de perda e avaliar o potencial de exploração do bambu, segundo as condições de acessibilidade. Para tanto, utilizou-se análises por geoprocessamento com bases cartográficas de diferentes temáticas, inventários vegetacionais e dados de biomassa florestal, usando álgebra de mapas. Observou-se que a ocorrência de bambu no Acre está concentrada em oito tipologias florestais, que aparecem em maior proporção na região central do estado, ocupando cerca de 28% do território acreano. Ao considerar o bambu não como componente florestal, mas sim parte da biomassa da tipologia florestal, é possível atingir um incremento de mais de 10% naquelas tipologias em que há dominância de bambu no sub-bosque. Mais de 40% da área total desmatada no Acre nos últimos 10 anos constitui-se de florestas com bambu. As áreas com maior potencial de exploração imediata têm maior acessibilidade. O bambu nativo do Acre mostra-se como uma alternativa de produção sustentável e valorização da floresta nativa.
id EMBR_bdcdc1ba673638b1f19681df9dcd8cc1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1081854
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Ocorrência, biomassa, perdas e exploração de bambu em florestas da Amazônia no Acre, Brasil.Potencial de exploraçãoExploration potentialPotencial de explotaciónAcreAmazônia OcidentalWestern AmazonAmazonia OccidentalBambuésBiomasaEspecies nativasGuadua sppSistemas de información geográficaBambuEspécie nativaBiomassaCartografiaSistema de informação geográficaBamboosIndigenous speciesBiomassCartographyGeographic information systemsPor meio deste trabalho, objetivou-se detalhar a ocorrência de bambu no Estado do Acre, de acordo com o percentual de participação em cada tipologia florestal, além de calcular o incremento de biomassa, avaliar a intensidade de perda e avaliar o potencial de exploração do bambu, segundo as condições de acessibilidade. Para tanto, utilizou-se análises por geoprocessamento com bases cartográficas de diferentes temáticas, inventários vegetacionais e dados de biomassa florestal, usando álgebra de mapas. Observou-se que a ocorrência de bambu no Acre está concentrada em oito tipologias florestais, que aparecem em maior proporção na região central do estado, ocupando cerca de 28% do território acreano. Ao considerar o bambu não como componente florestal, mas sim parte da biomassa da tipologia florestal, é possível atingir um incremento de mais de 10% naquelas tipologias em que há dominância de bambu no sub-bosque. Mais de 40% da área total desmatada no Acre nos últimos 10 anos constitui-se de florestas com bambu. As áreas com maior potencial de exploração imediata têm maior acessibilidade. O bambu nativo do Acre mostra-se como uma alternativa de produção sustentável e valorização da floresta nativa.Lúcio Flávio Zancanela do Carmo, Instituto Federal do Acre (Ifac); EUFRAN FERREIRA DO AMARAL, CPAF-Acre; Nilson Gomes Bardales, Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional do CNPq/Fapac, Embrapa Acre.CARMO, L. F. Z. doAMARAL, E. F. doBARDALES, N. G.2022-11-01T14:08:20Z2022-11-01T14:08:20Z2017-12-072017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 145-160.In: DRUMOND, P. M.WIEDMAN, G. (org.). Bambus no Brasil: da biologia à tecnologia. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081854porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-11-01T14:08:31Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1081854Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-11-01T14:08:31falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-11-01T14:08:31Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Ocorrência, biomassa, perdas e exploração de bambu em florestas da Amazônia no Acre, Brasil.
title Ocorrência, biomassa, perdas e exploração de bambu em florestas da Amazônia no Acre, Brasil.
spellingShingle Ocorrência, biomassa, perdas e exploração de bambu em florestas da Amazônia no Acre, Brasil.
CARMO, L. F. Z. do
Potencial de exploração
Exploration potential
Potencial de explotación
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Bambués
Biomasa
Especies nativas
Guadua spp
Sistemas de información geográfica
Bambu
Espécie nativa
Biomassa
Cartografia
Sistema de informação geográfica
Bamboos
Indigenous species
Biomass
Cartography
Geographic information systems
title_short Ocorrência, biomassa, perdas e exploração de bambu em florestas da Amazônia no Acre, Brasil.
title_full Ocorrência, biomassa, perdas e exploração de bambu em florestas da Amazônia no Acre, Brasil.
title_fullStr Ocorrência, biomassa, perdas e exploração de bambu em florestas da Amazônia no Acre, Brasil.
title_full_unstemmed Ocorrência, biomassa, perdas e exploração de bambu em florestas da Amazônia no Acre, Brasil.
title_sort Ocorrência, biomassa, perdas e exploração de bambu em florestas da Amazônia no Acre, Brasil.
author CARMO, L. F. Z. do
author_facet CARMO, L. F. Z. do
AMARAL, E. F. do
BARDALES, N. G.
author_role author
author2 AMARAL, E. F. do
BARDALES, N. G.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lúcio Flávio Zancanela do Carmo, Instituto Federal do Acre (Ifac); EUFRAN FERREIRA DO AMARAL, CPAF-Acre; Nilson Gomes Bardales, Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional do CNPq/Fapac, Embrapa Acre.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARMO, L. F. Z. do
AMARAL, E. F. do
BARDALES, N. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Potencial de exploração
Exploration potential
Potencial de explotación
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Bambués
Biomasa
Especies nativas
Guadua spp
Sistemas de información geográfica
Bambu
Espécie nativa
Biomassa
Cartografia
Sistema de informação geográfica
Bamboos
Indigenous species
Biomass
Cartography
Geographic information systems
topic Potencial de exploração
Exploration potential
Potencial de explotación
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Bambués
Biomasa
Especies nativas
Guadua spp
Sistemas de información geográfica
Bambu
Espécie nativa
Biomassa
Cartografia
Sistema de informação geográfica
Bamboos
Indigenous species
Biomass
Cartography
Geographic information systems
description Por meio deste trabalho, objetivou-se detalhar a ocorrência de bambu no Estado do Acre, de acordo com o percentual de participação em cada tipologia florestal, além de calcular o incremento de biomassa, avaliar a intensidade de perda e avaliar o potencial de exploração do bambu, segundo as condições de acessibilidade. Para tanto, utilizou-se análises por geoprocessamento com bases cartográficas de diferentes temáticas, inventários vegetacionais e dados de biomassa florestal, usando álgebra de mapas. Observou-se que a ocorrência de bambu no Acre está concentrada em oito tipologias florestais, que aparecem em maior proporção na região central do estado, ocupando cerca de 28% do território acreano. Ao considerar o bambu não como componente florestal, mas sim parte da biomassa da tipologia florestal, é possível atingir um incremento de mais de 10% naquelas tipologias em que há dominância de bambu no sub-bosque. Mais de 40% da área total desmatada no Acre nos últimos 10 anos constitui-se de florestas com bambu. As áreas com maior potencial de exploração imediata têm maior acessibilidade. O bambu nativo do Acre mostra-se como uma alternativa de produção sustentável e valorização da floresta nativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-07
2017
2022-11-01T14:08:20Z
2022-11-01T14:08:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: DRUMOND, P. M.
WIEDMAN, G. (org.). Bambus no Brasil: da biologia à tecnologia. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081854
identifier_str_mv In: DRUMOND, P. M.
WIEDMAN, G. (org.). Bambus no Brasil: da biologia à tecnologia. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 145-160.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503533723123712