Desenvolvimento e produtividade de grãos de milho submetido a níveis de desfolha.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REZENDE, W. S.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BRITO, C. H. de, BRANDÃO, A. M., FRANCO, C. J. F., FERREIRA, M. V., FERREIRA, A. de S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1016211
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da desfolha do milho no desenvolvimento e na produtividade de grãos. Seis ensaios foram conduzidos em diferentes safras e locais e em dois níveis de produtividade. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso, com sete repetições. A desfolha foi realizada no estádio vegetativo V4 do milho (quatro folhas expandidas), e os tratamentos foram: remoção das duas folhas basais, remoção das quatro folhas expandidas, remoção total das folhas (secção da parte aérea) e testemunha (sem desfolha). Foram avaliados: duração do período vegetativo; e, em pré‑colheita, altura de planta, altura de espiga, percentagem de plantas acamadas, força de quebramento de colmo, força de arranquio da planta e produtividade. A remoção das quatro folhas e a remoção total aumentaram a duração do período vegetativo e reduziram a altura de planta, a altura de espiga e a resistência do colmo ao quebramento. Esses níveis de desfolha também reduziram a produtividade, principalmente com a remoção total das folhas. A força de arranquio da planta não foi influenciada pela desfolha. A retirada de quatro folhas e do total das folhas reduz a produtividade de grãos, respectivamente, em 6,25 a 14,05% nos híbridos avaliados.
id EMBR_bde8a5773ab1fcf6f695b17cc92cc4a2
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1016211
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desenvolvimento e produtividade de grãos de milho submetido a níveis de desfolha.Integridade foliarPeríodo vegetativoPotencial produtivoZea maysÁrea foliarO objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da desfolha do milho no desenvolvimento e na produtividade de grãos. Seis ensaios foram conduzidos em diferentes safras e locais e em dois níveis de produtividade. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso, com sete repetições. A desfolha foi realizada no estádio vegetativo V4 do milho (quatro folhas expandidas), e os tratamentos foram: remoção das duas folhas basais, remoção das quatro folhas expandidas, remoção total das folhas (secção da parte aérea) e testemunha (sem desfolha). Foram avaliados: duração do período vegetativo; e, em pré‑colheita, altura de planta, altura de espiga, percentagem de plantas acamadas, força de quebramento de colmo, força de arranquio da planta e produtividade. A remoção das quatro folhas e a remoção total aumentaram a duração do período vegetativo e reduziram a altura de planta, a altura de espiga e a resistência do colmo ao quebramento. Esses níveis de desfolha também reduziram a produtividade, principalmente com a remoção total das folhas. A força de arranquio da planta não foi influenciada pela desfolha. A retirada de quatro folhas e do total das folhas reduz a produtividade de grãos, respectivamente, em 6,25 a 14,05% nos híbridos avaliados.Título em inglês: Grain development and yield in maize subjected to defoliation levels.WENDER SANTOS REZENDE, Univerisdade Federal de Uberlândia; CÉSIO HUMBERTO DE BRITO, Universidade Federal de Uberlândia; AFONSO MARIA BRANDÃO, SYNGENTA SEEDS; CLÁUDIO JOSÉ FARIA FRANCO, Syngenta Seeds; MAURÍCIO VIANA FERREIRA, Syngenta Seeds; ADÃO DE SIQUEIRA FERREIRA, Universidade Federal de Uberlândia.REZENDE, W. S.BRITO, C. H. deBRANDÃO, A. M.FRANCO, C. J. F.FERREIRA, M. V.FERREIRA, A. de S.2015-05-25T11:11:11Z2015-05-25T11:11:11Z2015-05-2520152017-05-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 50, n. 3, p. 203-209, mar. 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1016211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:17:55Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1016211Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:17:55falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:17:55Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e produtividade de grãos de milho submetido a níveis de desfolha.
title Desenvolvimento e produtividade de grãos de milho submetido a níveis de desfolha.
spellingShingle Desenvolvimento e produtividade de grãos de milho submetido a níveis de desfolha.
REZENDE, W. S.
Integridade foliar
Período vegetativo
Potencial produtivo
Zea mays
Área foliar
title_short Desenvolvimento e produtividade de grãos de milho submetido a níveis de desfolha.
title_full Desenvolvimento e produtividade de grãos de milho submetido a níveis de desfolha.
title_fullStr Desenvolvimento e produtividade de grãos de milho submetido a níveis de desfolha.
title_full_unstemmed Desenvolvimento e produtividade de grãos de milho submetido a níveis de desfolha.
title_sort Desenvolvimento e produtividade de grãos de milho submetido a níveis de desfolha.
author REZENDE, W. S.
author_facet REZENDE, W. S.
BRITO, C. H. de
BRANDÃO, A. M.
FRANCO, C. J. F.
FERREIRA, M. V.
FERREIRA, A. de S.
author_role author
author2 BRITO, C. H. de
BRANDÃO, A. M.
FRANCO, C. J. F.
FERREIRA, M. V.
FERREIRA, A. de S.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv WENDER SANTOS REZENDE, Univerisdade Federal de Uberlândia; CÉSIO HUMBERTO DE BRITO, Universidade Federal de Uberlândia; AFONSO MARIA BRANDÃO, SYNGENTA SEEDS; CLÁUDIO JOSÉ FARIA FRANCO, Syngenta Seeds; MAURÍCIO VIANA FERREIRA, Syngenta Seeds; ADÃO DE SIQUEIRA FERREIRA, Universidade Federal de Uberlândia.
dc.contributor.author.fl_str_mv REZENDE, W. S.
BRITO, C. H. de
BRANDÃO, A. M.
FRANCO, C. J. F.
FERREIRA, M. V.
FERREIRA, A. de S.
dc.subject.por.fl_str_mv Integridade foliar
Período vegetativo
Potencial produtivo
Zea mays
Área foliar
topic Integridade foliar
Período vegetativo
Potencial produtivo
Zea mays
Área foliar
description O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da desfolha do milho no desenvolvimento e na produtividade de grãos. Seis ensaios foram conduzidos em diferentes safras e locais e em dois níveis de produtividade. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso, com sete repetições. A desfolha foi realizada no estádio vegetativo V4 do milho (quatro folhas expandidas), e os tratamentos foram: remoção das duas folhas basais, remoção das quatro folhas expandidas, remoção total das folhas (secção da parte aérea) e testemunha (sem desfolha). Foram avaliados: duração do período vegetativo; e, em pré‑colheita, altura de planta, altura de espiga, percentagem de plantas acamadas, força de quebramento de colmo, força de arranquio da planta e produtividade. A remoção das quatro folhas e a remoção total aumentaram a duração do período vegetativo e reduziram a altura de planta, a altura de espiga e a resistência do colmo ao quebramento. Esses níveis de desfolha também reduziram a produtividade, principalmente com a remoção total das folhas. A força de arranquio da planta não foi influenciada pela desfolha. A retirada de quatro folhas e do total das folhas reduz a produtividade de grãos, respectivamente, em 6,25 a 14,05% nos híbridos avaliados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-25T11:11:11Z
2015-05-25T11:11:11Z
2015-05-25
2015
2017-05-25T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 50, n. 3, p. 203-209, mar. 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1016211
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 50, n. 3, p. 203-209, mar. 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1016211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503406787756032